Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM anuncia realização de edição extra da “Semana Justiça pela Paz em Manaus”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM anuncia realização de edição extra da “Semana Justiça pela Paz em Manaus”
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM anuncia realização de edição extra da “Semana Justiça pela Paz em Manaus”

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O período de esforço concentrado envolvendo quatro, dos seis Juizados Maria da Penha da capital, acontecerá de 24 a 26/06.

 

O Tribunal de justiça do Amazonas, por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), anunciou que realizará uma edição extra do programa “Semana justiça pela Paz em Casa”. A ação, que envolve os Juizados Especializados no Combate à violência doméstica e Familiar contra a Mulher (“Juizados Maria da Penha”), está programada para o período de 24 a 28 de junho, com mais de 500 audiências designadas para o período.

A coordenadora da Cevid/TJAM e Ouvidora da Mulher, do Tribunal, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, ressalta que o mutirão tem a finalidade de assegurar a efetividade da Lei Maria da Penha e demais normativos disponíveis para o enfrentamento à violência de gênero.

“Temos, tradicionalmente, três edições por ano da Semana justiça pela Paz em Casa, nos meses de março, agosto e novembro, ocasiões em que todos os Tribunais do país reforçam suas ações para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Neste ano, o nosso Tribunal decidiu impulsionar ainda mais esses esforços e estamos preparando essa edição extra da Semana, para o mês de junho”, informou a desembargadora.

Estarão atuando no período de esforço concentrado o 2.°, 4.°, 5.° e 6.º Juizados Maria da Penha, que têm à frente os juízes Patrícia Chacon de Oliveira Loureiro, Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, Rafael da Rocha Lima e Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira de Mello, respectivamente. O apoio à edição extraordinária do justiça pela Paz contará com, aproximadamente, 25 servidores, quatro promotores de justiça e quatro defensores públicos, além de advogados.

De acordo com o requerimento assinado pelos magistrados que estão à frente dos quatro Juizados Maria da Penha que estarão realizando a edição extra da SJPC, o mutirão de audiências de instrução e julgamento é necessário em razão da elevada distribuição processual que trata de violência doméstica, conforme aponta a estatística das unidades que, juntas, receberam 3.724 processos no período de janeiro a maio deste ano, pelo Sistema Eletrônico Judicial (SAJ).

Outro ponto evidenciado pelos magistrados, é que a ação busca evitar o acúmulo e pendência de processos nas Varas, objetivando a prestação jurisdicional célere e de qualidade, encerrando os ciclos de violência vivenciados por tantas mulheres.

justiça pela Paz

O Programa justiça pela Paz em Casa é promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de justiça estaduais e tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

Iniciado em março de 2015, o justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março – marcando o dia das mulheres -, em agosto – por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) -, e em novembro – quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da violência contra a mulher.

 

 

Sandra Bezerra

Foto: Raphael Alves / Arq. 04/03/2024

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:AmazonasViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa participa do 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo
Próximo artigo IML: Corpo de adolescente que morreu em Manaus aguarda familiares para liberação

Mais notícias desta categoria

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

7 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

9 horas atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

10 horas atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

12 horas atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

23 horas atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

1 dia atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

1 dia atrás

Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença

1 dia atrás

Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória

1 dia atrás

táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações

2 dias atrás

Educação ambiental – PMM promove ação na escola André Vidal

2 dias atrás

Reabilitação facial gratuita: Transformando vidas na UEA

2 dias atrás
Procon nas Escolas – Aprendizado essencial para jovens
Plano Municipal de Segurança Viária: Avanços em Manaus
Sedecti e Fapeam: Inovação no Amazonas
Manaus lidera ranking nacional de cobertura vacinal
transporte legal – Ação da Prefeitura de Manaus na zona Norte
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?