Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Juiz de Uarini/AM adota protocolo de julgamento com perspectiva de gênero ao condenar o INSS a implantar aposentadoria por idade rural a uma mulher de 83 anos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Juiz de Uarini/AM adota protocolo de julgamento com perspectiva de gênero ao condenar o INSS a implantar aposentadoria por idade rural a uma mulher de 83 anos
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Juiz de Uarini/AM adota protocolo de julgamento com perspectiva de gênero ao condenar o INSS a implantar aposentadoria por idade rural a uma mulher de 83 anos

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Na sentença, o magistrado Yuri Caminha Jorge cita a Resolução n.º 492/2023 do Conselho Nacional de justiça, que trata do referido protocolo.

O Juiz de Direito Yuri Caminha Jorge, titular da Vara Única da Comarca de Uarini (município do interior do Amazonas, distante 595 quilômetros de Manaus), decidiu na sexta-feira (17/05) que o INSS terá de implementar aposentadoria por idade rural a uma mulher de 83 anos que teve o benefício negado administrativamente após requerimento em 25 de julho de 2022. Na sentença, o magistrado, entre outros fundamentos, aplicou o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero.

Na sentença, proferida no processo n.º 0600656-37.2022.8.04.7700, determinou-se, em caráter de urgência, que o INSS terá 30 dias para implantar o benefício determinado. Os valores em atraso deverão ser pagos após o trânsito em julgado, mediante requisição de pagamento a ser expedida ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), com incidência de correção monetária e juros de mora de acordo com os índices previstos no Manual de Orientação de Procedimentos para os cálculos na justiça Federal. Apesar de o INSS ser uma autarquia federal, a decisão na justiça estadual foi possível em razão da competência constitucional delegada, prevista no art. 109, parágrafo 3.°, da CF/88.

De acordo com o magistrado, a idosa pleiteia a concessão do benefício de aposentadoria por idade rural, e a Constituição Federal de 1988, em seu art. 201, parágrafo 7.º, inciso II, combinada com o artigo 48, parágrafo 1.º, da Lei n.º 8.213/91 asseguram o direito à aposentadoria por idade ao trabalhador rural a partir dos 60 anos (homem) e de 55 anos (mulher), quando cumprida a carência exigida na Lei.

No caso de Uarini/AM, a requerente nasceu em 19/11/1943, de maneira que atingiu a idade prevista para aposentadoria por idade rural em 19/11/1998. O requerimento administrativo foi feito em 25/07/2022 e negado em 08/09/2022. Na decisão, o magistrado frisou que a mulher exercia atividade rural e, muito embora o documento apresentado não fosse contemporâneo, o INSS já havia reconhecido a qualidade de segurado especial ao esposo dela, que era agricultor. Acrescentou, inclusive, que a mulher já recebe pensão por morte em decorrência do falecimento de seu esposo desde 23/03/2004, ocasião em que ele já recebia aposentadoria por idade rural. A certidão de casamento revela, ainda, conforme os autos, que o matrimônio entre ambos foi realizado no ano de 1979. Nela consta que o cônjuge da requerente era agrícola e ela, doméstica.

O juiz registra na decisão interlocutória que a Resolução n.º 492/2023 do CNJ determina a adoção de julgamento com perspectiva de gênero e que sob essa ótica, o que se verificou é que havia uma entidade familiar composta pelo homem que trabalhava na agricultura para sobreviver e a mulher que exercia as atividades domésticas. “A respeito, deve-se ter em vista que o exercício dessas atividades pela mulher não eram apenas importantes, mas sim necessárias para possibilitar que o cônjuge pudesse laborar na roça. Ambos, então, praticavam atividades igualmente necessárias para a subsistência da família, que dependia dos valores econômicos advindos do plantio”, registra trecho da sentença, contra a qual ainda cabe recurso.

 

 

Carlos de Souza

Foto: Banco de imagens

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

 

 

 

Tags:AmazonasManausUarini
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Militar do Amazonas resgata papagaio ferido no bairro Dom Pedro
Próximo artigo Acordo no TRT-11 garante o pagamento de R$ 130 mil à família de trabalhador falecido

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

5 horas atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

7 horas atrás

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

9 horas atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

10 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

23 horas atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

1 dia atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

1 dia atrás

Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus

1 dia atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

4 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

4 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

5 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

5 dias atrás
Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying
Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus
Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus
Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS
Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?