Será o segundo casamento coletivo em Feijoal, considerada a maior comunidade indígena do município de Benjamin Constant (AM).
Cinquenta casais das etnias ticuna, kokama e kambeba estão prontos para dizer o tão esperado “sim” em um casamento coletivo que será realizado no próximo dia 15 de maio, o segundo da comunidade indígena de Feijoal, na zona rural de Benjamin Constant, na região da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) – o primeiro ocorreu em 2020. A ação é uma das atividades previstas da segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil- “Registre-se!”, que ocorrerá no município entre os dias 13 e 15 deste mês, nessa localidade.
Alguns dos casais não falam o português e, em razão disso, a cerimônia contará com tradutores. De acordo com o titular do cartório extrajudicial da Comarca de Benjamin Constant, Miguel Agra, muitos dos casais já vivem juntos há muitos anos e têm filhos. “Parte deles não tinha casado em cerimônia civil alegando desconhecimento e outros, falta de condições financeiras”, explicou Miguel. Entre os casais com mais idade, um dos cônjuges possui 83 anos. Já entre os noivos mais jovens, a idade é de 23 anos.
A cerimônia, marcada para 9h, será conduzida pela juíza de Direito Luiziana Teles Feitosa Anacleto, titular da Comarca de Benjamin Constant, que estará presente para celebrar e oficializar essas uniões. O evento também contará com a presença de autoridades do Poder Judiciário estadual, incluindo o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, e, ainda, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, e a juíza auxiliar da Presidência da Corte Maranhense, Ticiany Gedeon Maciel Palácio. O juiz-corregedor auxiliar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Julião Lemos Sobral Júnior, e o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), Sérgio Amorim, também estarão presentes para testemunhar este momento importante para os casais indígenas.
O Centro Municipal de Educação (CMEI) dos Saberes Indígenas Deãtüna Professora Daria Gabriel Quirino, na comunidade de Feijoal, sediará o casamento coletivo e as demais ações da Semana Nacional do Registro Civil. Durante a cerimônia haverá uma apresentação indígena para os noivos e convidados presentes, além das autoridades que acompanharão a celebração. “Este casamento coletivo, que é o segundo a ser realizado na comunidade de Feijoal, não apenas representa o compromisso de vida entre os casais indígenas, mas também destaca a importância da justiça e da igualdade em todas as comunidades. É um momento de celebração da cultura e da diversidade, reforçando os laços de união e respeito mútuo entre as diferentes etnias presentes na região”, comentou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes.
Feijoal, distante 56 quilômetros da sede de Benjamim Constant, no Alto Rio Solimões, no extremo Oeste do Amazonas, possui cerca de 5 mil pessoas e é considerada a maior comunidade indígena do município, segundo o portal da Prefeitura de Benjamin Constant. Chegar até essa localidade só é possível por meio de barco, cuja viagem leva em torno de 2 a 5 horas, dependendo do tipo da embarcação.
Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Foto: Arquivo Prefeitura de Benjamin Constant
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 99316-0660