O curso apresenta um panorama do funcionamento da estrutura do Tribunal aos servidores recém-nomeados.
A Escola Judicial do Tribunal Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM) finalizou na quinta-feira (02/05), a 3.ª turma do “Curso de Formação Inicial de Servidores (CFIS)” deste ano. O evento teve o objetivo de propiciar a integração dos 15 novos servidores nomeados nas chamadas mais recentes para provimento de cargos de nível médio e superior, os quais vão atuar no 1.º e 2.º Graus e áreas administrativas. É uma oportunidade para ambientá-los às normas institucionais, às ferramentas essenciais de trabalho e às rotinas existentes, para o início de suas atividades profissionais no TJAM.
Com 20 horas/aulas o CFIS é ministrado por representantes de diversos setores administrativos do Tribunal. Nesta edição, as apresentações foram realizadas de forma online por meio da plataforma Google Meet e de forma autoinstrucional pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
De acordo com a coordenadora pedagógica do CFIS, Thayane Saraiva, os conteúdos do curso são composto por apresentações de diversos setores, comissões e comitês, bem como temas relevantes à atuação do Servidor no TJAM como, por exemplo,Sistema Eletrônico de Informações (SEI); Introdução aos Sistemas de Automação do Judiciário (SAJ e Projudi) e a Linguagem Simples .
“O curso atende às exigências da Resolução no 126 do CNJ quanto à capacitação funcional e judicial dos servidores ingressantes e faz parte das ações de formação continuada desenvolvidas pela Escola de Aperfeiçoamento do Servidor. Essa fase de integração é essencial não apenas para capacitá-los tecnicamente, mas também para integrá-los à cultura organizacional da instituição, o que contribui para a prestação dos serviços judiciários”, disse Thayane.
O secretário-geral da Ejud, Rafael Santos, que também ministrou aula para a turma, explicou que o CFIS tem o propósito de promover integração e acolhimento institucional. “Todos sabemos o quanto uma nova fase na vida profissional é desafiadora, podendo trazer até certa insegurança. Nosso papel enquanto Escola é que essa chegada do novo servidor seja em um ambiente de acolhimento e preparação para o novo ambiente profissional em que atuará”.
Texto: Elisângela Araújo | EJUD
Foto: Joyce Holanda | EJUD
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