Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo” – TJAM e Sejusc realizam cadastramento para emissão de carteiras a pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo” – TJAM e Sejusc realizam cadastramento para emissão de carteiras a pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

“Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo” – TJAM e Sejusc realizam cadastramento para emissão de carteiras a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A ação, realizada em parceria com a Secretaria Executiva da pessoa com deficiência (SEPCD/SEJUSC), percorrerá três fóruns da capital nesta semana e também é voltada para Pessoas com Deficiência.

 

Nesta terça-feira (02/04), “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”, o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Divisão de Inclusão, acessibilidade e Sustentabilidade, deu início a uma ação, realizada em parceria com a Secretaria Executiva da pessoa com deficiência (SEPCD/SEJUSC), para emissão das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e de Identificação da pessoa com deficiência (CIPcD).

O atendimento, que acontece das 8h às 12h, começou no hall do Fórum Cível Euza Maria Naice de Vasconcellos, localizado na rua Valério Botelho de Andrade – São Francisco, Zona Sul. Na quarta-feira (3), a ação será realizada no Fórum Azarias Menescal de Vasconcelos, localizado na Av. Autaz Mirim, 8.812 – bairro Tancredo Neves, zona Leste e, na quinta-feira (4), no Fórum Desembargador Lúcio Fonte de Rezende, que fica na Av. Noel Nutels, s/n – Cidade Nova, zona Norte.

No atendimento, as pessoas serão orientadas sobre como solicitar as carteiras por meio do aplicativo Sasi, da SEJUSC, pois é necessário que o solicitante (ou responsável legal) habilite o aplicativo no celular. O programa está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple Store e Play Store.

A iniciativa de atendimento segue a orientação da Resolução n.º 401 do Conselho Nacional de justiça (CNJ), sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, e regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão.

Orientações

Para solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, os interessados deverão apresentar uma foto 3×4 (atual); RG e CPF; comprovante de residência; laudo médico; tipagem sanguínea; digital ou assinatura (presencial). O responsável legal da pessoa no espectro autista também deverá apresentar documento de identificação, comprovante de residência, telefone e e-mail.

Para a emissão da Carteira de Identificação da pessoa com deficiência, os interessados deverão apresentar uma foto 3×4 (atual); RG e CPF; comprovante de residência; laudo médico; tipagem sanguínea e; audiometria (PCD Surdo). O responsável legal da pessoa com deficiência deverá apresentar cópia do documento de identificação e CPF.

Fique por dentro

O “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autimsmo” foi instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

 

 

Sandra Bezerra

Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:     [email protected] 

(92) 2129-6666 / 993160660

 

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vereadora Thaysa Lippy comunica filiação ao PRD
Próximo artigo Após denúncias de moradores, Dione Carvalho defende fim do Zona Azul

Mais notícias desta categoria

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

14 horas atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

16 horas atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

18 horas atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

1 dia atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

1 dia atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

5 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

5 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

5 dias atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

5 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

5 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

6 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

6 dias atrás
Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025
Casa de Passagem: Avanços nas Obras do Governo do Amazonas
Cetam abre inscrições para novos cursos gratuitos
Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro
Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?