Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM prestigia cerimônia que marcou um ano de atuação da Procuradoria Especial da Mulher, do Legislativo Estadual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TJAM prestigia cerimônia que marcou um ano de atuação da Procuradoria Especial da Mulher, do Legislativo Estadual
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

TJAM prestigia cerimônia que marcou um ano de atuação da Procuradoria Especial da Mulher, do Legislativo Estadual

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A desembargadora Mirza Telma Cunha representou o Judiciário Estadual e a juíza Eline e Silva Gurgel do Amaral Pinto a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar e o Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais.

O Tribunal de justiça do Amazonas e a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar (Cevid), do TJAM, foram homenageados durante a Sessão Especial comemorativa do primeiro ano de atuação da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O evento, realizado na manhã de terça-feira (26/03), no plenário da Casa Legislativa, reconheceu os esforços de pessoas e instituições que atuam na REDE de amparo, proteção e garantia de direitos das mulheres do Amazonas.

A desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha representou o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) na solenidade, e a juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, titular do 4.º Juizado Especializado no Combate à violência doméstica e Familiar, representou a Cevid/TJAM. Ela também coordena o Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAVCAI/TJAM).

A sessão especial foi presidido pela deputada Alessandra Campelo, procuradora Especial da Mulher da Aleam, que também divulgou o Acordo de Cooperação Técnica n.º 22/2024 celebrado entre a Aleam, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, e o TJAM, por meio do Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais e da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar. A parceria institucional tem o objetivo de conjugar esforços para o amparo, atendimento e acolhimento às meninas e mulheres vítimas de violência, seus filhos ou dependentes.

Durante o discurso, a deputada Alessandra Campelo, agradeceu ao TJAM, na pessoa da desembargadora Mirza Telma, pelo apoio às ações da Procuradoria de Mulher da Aleam. “Sabemos que a demanda da justiça é muito grande, mas sempre que levamos os casos que chegam ao conhecimento da nossa equipe, em qualquer uma das instâncias, a Corte é parceira e nos acolhe, por isso está sendo homenageada nesta sessão especial”, disse a parlamentar.

A desembargadora Mirza Telma Cunha falou sobre a homenagem recebida pelo TJAM e disse sentir-se honrada em representar o Judiciário Estadual na cerimônia e de ver o trabalho árduo do Tribunal e das demais instituições homenageadas, em prol das mulheres, ser reconhecido.

“Demorou muito para que o mundo despertasse para a situação da mulher que vive sob violência, que não sabe de seus direitos, acha que não tem direito nem à fala. Nós somos inteiramente diferentes dos homens na estrutura física e nos hormônios, mas somos inteiramente iguais na capacidade intelectual, de crescimento e de se reconstruir. É muito lindo ver uma vítima de violência se transformar em oceano e descobrir que o mundo da opressão e da humilhação não é para ela. A sociedade tem de entender que nós mulheres somos tão capazes quanto todos os homens e que merecemos respeito”, disse Mirza Telma.

Ao citar as Varas Maria da Penha do Judiciário Estadual, Alessandra Campelo agradeceu aos servidores dessas unidades e à coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar, desembargadora Graça Figueiredo – representada na ocasião pela juíza Eline -, pelo acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar em um trabalho incansável.

Cooperação

A juíza Eline Paixão, coordenadora do CEAVCAI/TJAM, também destacou que a assinatura do Acordo de Cooperação entre o TJAM e a Assembleia Legislativa representa um grande passo em direção a resultados que logo chegarão à sociedade. “Quando eu aceito uma missão, me dedico inteiramente, e aceitei coordenar o Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais porque anos 17 anos que eu tenho como magistrada pude perceber o quanto as vítimas são muitas vezes relegadas, em contrapartida com os direitos já adquiridos pelos acusados de crimes, que também têm seus direitos e não estamos aqui para discutir. Mas temos, sim, que voltar nossos olhares também para as vítimas e trabalhar por elas”, disse a magistrada.

Prestigiaram o evento, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade; o presidente do Partido da Mulher Brasileira, deputado Ednailson Rozenha; a representante do Governo do Amazonas, corregedora da Procuradoria-Geral do Amazonas (PGE/AM), Clara Maria Lindoso e Lima; a deputada estadual Débora Menezes; a ouvidora-geral do Ministério Público do Estado (MPE/AM), procuradora de justiça Jussara Maria Pordeus e Silva; a defensora pública Carolina Matos, representando a DPE; o superintendente regional da polícia Federal Umberto Ramos Rodrigues; a secretária de Estado de assistência social, Kely Patricia Paixão Silva; Bruno de Paula Fraga, delegado-geral da polícia Civil do Amazonas; Sâmia Brena furtado, representando a Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM; Lúcia Maria Corrêa Viana, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, representando a Amazon.

 

 

 

Sandra Bezerra

Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail:     [email protected] 

(92) 2129-6666 / 993160660

 

Tags:AmazonasGoverno do AmazonasPolíciaPolícia CivilPolicia FederalViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior CMM realiza primeira reunião de integração de 2024 sobre procedimentos internos da Casa Legislativa
Próximo artigo PL de Caio André que institui licença menstrual para servidoras municipais com endometriose avança na CMM

Mais notícias desta categoria

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

1 dia atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

2 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

2 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

2 dias atrás

Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum

2 dias atrás

Agosto Lilás: Conscientização em Manaus

3 dias atrás

Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024

3 dias atrás

Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus

3 dias atrás

Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais

3 dias atrás

Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying

3 dias atrás

Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus

4 dias atrás

Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus

4 dias atrás
Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco
Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus
Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas
Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres
Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?