Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Procuradores do Meio Ambiente do Brasil participam de imersão técnica na RDS Rio Negro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Procuradores do Meio Ambiente do Brasil participam de imersão técnica na RDS Rio Negro
Gestão EstadualPolítica

Procuradores do Meio Ambiente do Brasil participam de imersão técnica na RDS Rio Negro

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Imersao tecnica RDS Rio Negro Danca local FOTO NOIR MIRANDA 1024x662 tb6jg2

Promovida pela Sema Amazonas, visita teve intuito de mostrar aplicação do direito ambiental na prática das comunidades

Foto: Noir Miranda/Sema

Procuradores de Estado do Meio Ambiente realizaram uma visita técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, neste sábado (16/03), como encerramento do 3º Encontro Nacional das Procuradorias de Meio Ambiente (ENPMA). A imersão comunitária teve o objetivo de oferecer compreensão da gestão ambiental no Amazonas.

O evento teve a finalidade geral de discutir a relação entre a advocacia pública e a concretização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com metas para proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas no planeta.

Procuradores de mais de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da visita à comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente ao mosaico do Baixo Rio Negro, nas proximidades de Manaus. A localidade fica às margens do Lago do Acajatuba, na Unidade de Conservação gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Foto: Noir Miranda/Sema

Para a secretária adjunta de Estado de Meio Ambiente, Fabrícia Arruda, levar os representantes para terem contato com a vida nas comunidades tradicionais da Amazônia é essencial para o melhor desenvolvimento das políticas públicas.

“A visita dos procuradores de Meio Ambiente a uma Unidade de Conservação faz toda a diferença para eles visualizarem o direito ambiental e seus impactos na prática. A Sema ofereceu essa imersão, onde eles puderam ter contato tanto com a natureza quanto com os comunitários locais e entender o trabalho do Estado, para poderem atuar de forma ainda mais assertiva no desenvolvimento das políticas públicas”, explicou.

Foto: Noir Miranda/Sema

Imersão

Na chegada à comunidade, os participantes do evento foram recebidos pela liderança comunitária e assistiram uma apresentação de dança local. Em seguida, realizaram um roteiro turístico fornecido pelas famílias locais, onde conheceram a infraestrutura, artesanato, flora da região e empreendimentos comunitários. “Eles são muito organizados, nos explicaram a questão de cada comunidade ter um presidente, e como isso funciona, achei interessante demais e acho que deve ajudar muito na conservação da área”, afirmou a procuradora de Estado da Bahia, Ana Carla Cardoso.

O grupo também conheceu o projeto de monitoramento de quelônios da região. Na ocasião, ocorreu a soltura simbólica de 80 quelônios, realizada pelos próprios procuradores. “A partir do momento que nós juntarmos esforços, tomar como um corpo só a defesa do meio ambiente, todos nós ganharemos, e esse encontro foi uma gigantesca oportunidade nesse sentido”, declarou a procuradora nacional da Defesa do Clima e do Meio Ambiente da Advocacia Geral da União (AGU), Mariana Cirne.

Foto: Noir Miranda/Sema

RDS Rio Negro

A RDS Rio Negro localiza-se entre os municípios de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão. Ao todo, a Unidade de Conservação possui uma área de mais de 102 mil hectares e é composta por 19 comunidades.

“A RDS Rio Negro é uma UC de uso sustentável, e a gente tem o desafio de equilibrar o uso dos recursos naturais com a conservação da natureza. A vinda dessa equipe de procuradores é muito significativa, tendo em vista que são pessoas que fazem parte das tomadas de decisão, orientação e subsídio técnico em relação aos vários desafios que temos nas UC”, explicou o gestor da RDS, Jaime Gomes.

Foto: Noir Miranda/Sema

A região faz parte do Corredor Ecológico da Amazônia Central, da Reserva da Biosfera da Amazônia Central (Rebac), além de integrar o Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro, abrigando ecossistemas florestais essenciais para a conservação da sustentabilidade local. A reserva possui como meios principais de subsistência o turismo e a atividade pesqueira.

“Se cada um fizer a sua parte, todos ganham. Com a visita desse grupo, e de outros grupos que vêm para cá, a gente está contribuindo com o mundo todo. Estamos debaixo do mesmo sol que nos ilumina. Nós somos guardiões das florestas, nós protegemos, mas queremos ter uma vida melhor, onde a gente possa viver em harmonia e também manter a comida na mesa da nossa família”, declarou o presidente da Associação das Comunidades Sustentáveis do Rio Negro, Viceli Costa.

Foto: Noir Miranda/Sema

O post Procuradores do Meio Ambiente do Brasil participam de imersão técnica na RDS Rio Negro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:capaIrandubaManacapuruManausmeio ambienteNovo Airão
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2024 03 18 at 09.25.43 300x200 wSTicr PIB do Amazonas cresce 2,19% no 4º trimestre de 2023
Próximo artigo WhatsApp Image 2024 03 18 at 09.25.43 300x200 wSTicr PIB do Amazonas cresce 2,19% no 4º trimestre de 2023

Mais notícias desta categoria

SEAS CENTROS DIVULGACAO 5 1024x682 1

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

14 horas atrás
UGPE REGIONALIZACAO DO SANEAMENTO NO AMAZONAS FOTO TIAGO CORREA UGPE 04 1 1 1024x683 1

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

1 dia atrás
Procon AM Notificacao Cinema 1024x689 1

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

2 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 17 at 093549 1024x682 1

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

2 dias atrás
img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?