O trabalho tem sido realizado nas unidades judiciais nos formatos virtual e presencial.
Desde fevereiro deste ano, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) tem realizado as suas atividades de correição em unidades judiciais da capital e do interior do estado, contabilizando, aproximadamente, 34,1 mil processos correicionados até o momento. O trabalho segue o cronograma de inspeções divulgado em janeiro, cumprindo as atribuições da Corregedoria previstas na Lei Complementar n.º 17/97.
Na capital, as ações de correições ordinárias foram desenvolvidas na 9.ª e 23.ª Vara Cível. E no interior, a equipe da Corregedoria analisou o acervo da 2.ª Vara de Iranduba; Juizados Especiais Cível e Criminal das Comarcas de Manacapuru e Coari; e a Vara Única de Carauari, por meio virtual.
Presencialmente, a equipe da Corregedoria realizou a correição na 2.ª Vara de Itacoatiara, Vara Única de Urucurituba e na Comarca de Anamã, verificando não apenas o acervo processual, mas as instalações das unidades judiciais e outras informações. Nas Comarcas de Urucurituba e em Anamã, os cartórios extrajudiciais dos dois municípios também passaram pela correição.
De acordo com a chefe do Setor de Correições da CGJ, Talyta Lima, o acervo correicionado no interior totalizou cerca de 26,4 mil processos, sendo 17,8 mil de forma virtual e 8,5 mil no formato presencial. Na capital, aproximadamente 7,7 mil processos passaram pela correição.
Essas correições não se limitam apenas à identificação de problemas, mas também destacam as boas práticas encontradas nas unidades. Os resultados dessas inspeções são compilados em relatórios detalhados que fornecem uma visão abrangente das deficiências e oportunidades de melhoria, além de oferecer recomendações específicas para otimizar o desempenho das unidades judiciais.
“Além disso, a Corregedoria não se restringe apenas ao sistema judiciário, estendendo sua verificação para os serviços dos cartórios extrajudiciais, cumprindo nossa atribuição enquanto órgão correcional. Essa abordagem ampla e abrangente reflete o compromisso em garantir a eficiência e a transparência em todos os aspectos do sistema judicial amazonense”, comentou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes.
De acordo com o cronograma deste ano, um total de 82 unidades judiciárias, sendo 26 na capital de 56 no interior, serão inspecionadas, de forma ordinária, pela CGJ. A relação foi publicada no final de janeiro, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
Anamã
A correição realizada mais recentemente pela Corregedoria, entre os dias 6 e 10 deste mês de março, ocorreu na Comarca de Anamã, a 162 quilômetros de Manaus, e foi acompanhada pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, que presidiu os trabalhos no município.
Integraram a equipe de correição do judicial, o juiz auxiliar Rafael Cró, que também apoiou as atividades correicionais em relação ao extrajudicial; a secretária Judiciária da CGJ, Marília Cabral; o chefe de Gabinete, Sérgio Amorim; além dos servidores Aldemir Medeiros e Carolina Marreiro, pela Divisão de Controle e Fiscalização dos Serviços Extrajudiciais; Breno Lacerda, Talyta Lima e Monique Castelo Branco.
O corregedor também cumpriu agenda institucional no município com visita às autoridades locais.
#PraTodosVerem: Na foto, a equipe da CGJ, incluindo o corregedor e os juízes auxiliares da Corregedoria; e os servidores e magistrados do Fórum de Justiça Des. Benjamin Magalhães Brandão, da Comarca de Anamã, totalizando 13 pessoas (várias idades), estão lado a lado na área de varanda do fórum, que possui, na frente, uma rampa de acesso para pessoas que utilizam cadeiras de rodas e/ou com limitações de locomoção, com duas motos estacionadas. A foto foi enquadrada em plano aberto, contra-plongée (quando a imagem está no sentido de baixo para cima), aparecendo a fachada do fórum, com a sua identificação na parte superior da estrutura, pintada na madeira, com o céu azul ao fundo. Fim da descrição.
Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Fotos: Acervo CGJ/AM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6666 / 993160660