O decano do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador João de Jesus Abdala Simões, representou a Corte Estadual na solenidade de posse de Giselle Falcone Medina como juíza titular na classe de juristas do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). O evento foi realizado na manhã de quinta-feira (14/07), na sede do Poder Judiciário do Amazonas, no bairro Aleixo.
Ao cumprimentar a nova integrante da Corte Eleitoral, o desembargador João Simões afirmou que Falcone tem notável saber jurídico e um currículo que a credencia ao cargo. “O Tribunal escolheu a lista tríplice com pessoas com currículo que as credenciam para serem magistrados na classe de juristas, e a doutora Gisele Falcone encabeçou essa lista. Tenho certeza que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas ganha com a chegada da doutora Giselle à Corte. E ela não é uma neófita, já é a segunda passagem. Na primeira demonstrou, pelo seu conhecimento jurídico, sua retidão de caráter, seus votos bem fundamentados, que está mais do que preparada para enfrentar os desafios da Justiça Eleitoral, especialmente neste ano que teremos eleições municipais”, destacou Simões, que assumirá a Presidência do TRE/AM no próximo mês de maio.
Nomeada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, a nova juíza eleitoral já havia integrado o TRE/AM em janeiro de 2019, quando tomou posse como desembargadora eleitoral, passando a compor a Corte na classe de jurista, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo na Corte depois da redemocratização do país.
Em seu discurso, Giselle Falcone ressaltou a importância e a necessidade de mais mulheres ocuparem cargos de poder e destacou ser imprescindível o combate aos diversos tipos de violência de gênero, incluindo a falta de respeito, o silenciamento, e a discriminação que mulheres sofrem todos os dias.
“Entendo que perceber a desigualdade entre homens e mulheres é fácil. Difícil é mudar essa realidade. Entendo que todas as vozes devem ser ouvidas pois é fundamental a paridade de gênero, dando mais participação às mulheres que historicamente enfrentam dificuldades”, disse advogada. Sobre sua atuação na Corte Eleitoral, Falcone afirmou que seguirá “combatendo a desinformação na busca incessante em levar a população ao voto limpo e consciente. Seguirei em busca de soluções permanentes para evoluir e auxiliar na melhoria do dia a dia dos servidores e da população”.
O presidente do TRE/AM, desembargador Jorge Lins, que conduziu a cerimônia de posse, congratulou a empossada desejando sucesso e reafirmando a competência da magistrada. “Ao longo de sua carreira, Giselle sempre mostrou saber jurídico. No exercício do cargo contribuirá para fortalecer as bases deste Tribunal Regional Eleitoral. Antes, quando atuou na Corte Eleitoral, sua perspicácia jurídica foi fundamental para garantir a transparência de nossas eleições. Como mulher ela representa a força, determinação e resiliência para enfrentar os desafios de nossa sociedade”, disse o desembargador.
A lista de autoridades presentes à solenidade desta quinta-feira incluiu o governador do Amazonas Wilson Lima; os presidentes da Assembleia Legislativa do Amazonas, da Câmara Municipal de Manaus e do Tribunal de Constas, deputado Roberto Cidade, vereador Caio André e conselheira Yara Lins, respectivamente; o prefeito de Manaus, David Almeida, direntes das Defensoria Pública do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, de demais órgãos do Sistema de Justiça, magistrados, servidores, além de familiares da empossada.
Asafe Augusto
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6666 / 993160660