Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Central de Precatórios ganha site reformulado e moderno, ampliando a transparência e facilitando o acesso dos jurisdicionados a informações e serviços
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Central de Precatórios ganha site reformulado e moderno, ampliando a transparência e facilitando o acesso dos jurisdicionados a informações e serviços
Judiciário

Central de Precatórios ganha site reformulado e moderno, ampliando a transparência e facilitando o acesso dos jurisdicionados a informações e serviços

2 anos atrás
Compartilhar
9 Min Lidos

Para acessar o NOVO site, basta ir à página inicial do Portal do TJAM e, no menu que fica na parte superior, clicar no ícone “Central de Precatórios”.


 

A Central de Precatórios do Tribunal de justiça do Amazonas passou a contar com um site reformulado e moderno, visando a garantir maior transparência e, principalmente, trazendo facilidade para o usuário jurisdicionado que busca informações gerais sobre o tema. Para acessar o NOVO site, basta ir à página inicial do Portal do TJAM (www.tjam.jus.br) e, no menu que fica na parte superior, clicar no ícone “Central de Precatórios”.

O usuário terá, então, acesso aos seguintes conteúdos: “Lista de Ordem Cronológica”; “Orientações”; “Entidades Devedoras”; “Fluxogramas”; “Perguntas Frequentes”; “Mapa Anual de Precatórios”; “ofício Precatório”; “Normatização”; “Tabelas”; “Documentos” e Canais de Atendimento.

O juiz auxiliar da Presidência do TJAM e gestor da Central de Precatórios, magistrado Igor de Carvalho Leal Campagnolli, destaca que a ideia para a nova apresentação partiu da própria Secretaria da Central de Precatórios a partir de conversas com a equipe, que desenvolveu toda a parte gráfica e as funcionalidades, as quais foram implementadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal (Setic/TJAM), atendendo, inclusive, orientações que foram realizadas na última inspeção realizada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) ao TJAM neste semestre.

Na “Apresentação” do site, o usuário PODE conferir o andamento dos precatórios, desde o Trânsito em Julgado (quando a decisão judicial condena o ente da administração pública a pagar determinado valor à parte autora); passando pelo envio; pela análise; decisão do ofício requisitório; ordem cronológica; pelo depósito; pela regularidade e, finalmente, pelo pagamento.

Uma das principais inovações trazidas pelo site, de acordo com o juiz Igor Campagnolli, é a “Lista de Ordem Cronológica” organizada por entidade devedora, conforme data de apresentação, natureza do crédito (alimentar ou comum) e exercício financeiro (as entidades devedoras quitarão seus precatórios de acordo com seu regime de pagamento, observando a ordem cronológica). A lista é atualizada mensalmente e a aba traz, inclusive, um tutorial com manual de acesso visando a auxiliar na busca de todos os interessados.

O NOVO site, destaca ainda o juiz Igor, tem o objetivo de garantir maior transparência e, principalmente, trazer facilidade para o usuário jurisdicionado que vai utilizá-lo. Por meio dele é possível aferir de forma rápida os meios de contato com a Central de Precatórios, inclusive pelo Whatsapp, e tem disponível ferramentas de atendimento por meio de robôs que podem facilitar essa comunicação. Entre outros conteúdos a lista de precatórios já está em formato BI (Business Intelligence), que permite que o jurisdicionado identifique seu precatório na lista e acompanhe status desse, sem precisar, para isso, fazer contato com a Secretaria de Precatórios.

“A lista de precatórios do NOVO portal permite que o usuário identifique, entre outras coisas, o número do seu precatório; a posição; o exercício; o valor, e principalmente, a situação do precatório, se já foi pago, se está aguardando ou em procedimento de pagamento. Esse status PODE ser mais desmembrado, nos próprios fluxogramas de pagamentos de precatórios, garantindo à parte a maior transparência possível quanto ao andamento do processo”, reforça o juiz Igor Campagnolli.

Em “Orientações”, o usuário poderá solicitar senhas de acesso ao precatório; além de um tutorial de como consultar seu precatório e a lista cronológica; além de verificar o andamento do seu processo; como solicitar o pagamento superpreferencial e como expedir ofício precatório.

Clicando em “Entidades Devedoras”, o jurisdicionado tem acesso aos entes devedores nos regimes Especial e Geral. A aba “Perguntas Frequentes”, por sua vez, foi ampliada de modo a contemplar aquelas perguntas, que são comumente feitas pelos usuários no balcão da Secretaria de Precatório, e já dispor delas devidamente respondidas nesse ícone, de modo a otimizar a vida do jurisdicionado.

O site também traz um “Mapa Anual de Precatórios”, com documentos em PDF, a partir de 2019; “ofício Precatório”, com modelos de ofício que a Vara precisa remeter à Secretaria da Central de Precatórios; a aba “Normatização”, com as atas de reunião do Comitê Gestor de Precatórios, a legislação e portarias sobre o tema; “Tabelas” com informações disponíveis em PDF acerca de Resoluções como a de n.º 303/2019 do CNJ, que dispõe sobre a gestão dos precatórios e respectivos procedimentos operacionais no âmbito do Poder Judiciário.

Conforme o artigo 82 dessa resolução, “Os tribunais deverão publicar, e manter atualizadas, em seus sítios eletrônicos, as informações relativas aos aportes financeiros das entidades e dos entes devedores, aos planos de pagamento; ao saldo das contas especiais; às listas de ordem cronológica, inclusive a necessária ao pagamento da parcela superpreferencial e as referentes aos pagamentos realizados, sem prejuízo de outras necessárias à completa transparência da gestão e liquidação dos precatórios”.

Na aba do site denominada “Documentos”, estão disponíveis, em formato PDF, os Acordos Diretos dos anos de 2020 a 2023. Já na aba “Canais de Atendimento”, o público PODE ter contato direto via Whatsapp: 2129-6636, iniciando a conversa a partir de um clique; pelo telefone: 2129-6636; e-mail: [email protected] ou encaminhando-se ao Tribunal de justiça do Amazonas, localizado no Edifício-Sede Desembargador Arnoldo Peres, na avenida André Araújo, s/n.º, Aleixo, zona Centro-Sul.

Satisfação

Integrante da Secretaria da Central de Precatórios e uma das pessoas que colaborou com a elaboração e desenvolvimento do NOVO site, a servidora Natasha Nunes Sampaio comentou que toda a reformulação realizada visa ao público externo.

“Reformulamos todo o site para transformá-lo em algo melhor para o público externo. As informações estão organizadas de modo a que tanto os entes devedores quanto os credores dos precatórios possam acompanhar a movimentação dos processos. Disponibilizando essas nesse NOVO formato, estamos democratizando o conhecimento”, disse Natasha.

Os Precatórios

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar as Fazendas Públicas Federal, Estadual, Distrital e Municipal o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva.

A Secretaria da Central de Precatórios, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Amazonas, tem como atribuição o processamento e pagamento de Precatórios. Além disso, zela pela regularidade da liquidação dos débitos oriundos de condenações impostas à Fazenda Pública, evitando qualquer medida tendente a retardá-la ou frustrá-la.

Cabe aos Tribunais de justiça estaduais organizar e manter as filas de precatórios devidos pelo estado e pelos municípios que estão sob sua jurisdição. Ao expedir a ordem de pagamento contra a Fazenda Pública, o Tribunal dá início a um processo de precatório, que recebe numeração própria e é incluído em lista organizada de acordo com a ordem cronológica e prioridades, seguindo as normas legais.

Atualmente, a Secretaria da Central de Precatórios do TJAM é composta pelo juiz Igor de Carvalho Leal Campagnolli; pela Secretária da Central de Precatórios, Andreia da Silva Souza Pinto; pelo assessor do juiz, Rodrigo Alexandre de Souza; pelo chefe de Serviço de Análise e Acompanhamento Processual, Alexandre Braz dos Santos e; pela Assistente de Cálculos Judiciais, Joyce Lopes Sigadilha.

 

#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra a tela de um notebook, conectado à página principa do site da Central de Precatórios do TJAM.

 

 

 

Paulo André Nunes

Foto: Chico Batata

Revisão gramatical: Joyce TIno

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova tratamento isonômico a religiões em políticas de apoio ao turismo
Próximo artigo Corregedoria-Geral de Justiça do TJAM divulga realização de casamento civil coletivo entre casais homoafetivos em parceria com Comissão LGBTQIAPN+ da Caixa de Assistência da OAB-AM

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?