Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Representantes do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do TJAM participam da 1ª edição do projeto “Imersão: Precedentes na Prática”, promovido pelo STJ em parceria com o STF
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Representantes do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do TJAM participam da 1ª edição do projeto “Imersão: Precedentes na Prática”, promovido pelo STJ em parceria com o STF
Judiciário

Representantes do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do TJAM participam da 1ª edição do projeto “Imersão: Precedentes na Prática”, promovido pelo STJ em parceria com o STF

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Projeto proporciona um intercâmbio entre o Superior Tribunal de justiça (STJ), o Supremo Tribunal Federal (STF) e tribunais de todo o país objetivando fomentar a cultura dos julgamentos por meio da sistemática dos precedentes, conforme disciplinado no Código do Processo Civil.



O Superior Tribunal de justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) promoveram entre os dias 22 e 25 de maio, em Brasília-DF, a “1ª edição do projeto Imersão: Precedentes na Prática”. O encontro contou com a participação de representantes de quatro tribunais, sendo eles os Tribunais de justiça do Pará, do Mato Grosso, o Tribunal Regional do trabalho da 18ª Região e também o Tribunal de justiça do Amazonas.

A Corte Estadual, nos três dias de evento, esteve representada pelos profissionais: Ivan de Azevedo Tribuzy Filho (coordenador do Nugep/TJAM); Renzo Jean Pierre Lazarte Morón (assistente do coordenador do Nugep/TJAM) e Aloysio Patriarcha Heiss (analista judiciário – Nugep/TJAM).

O projeto é organizado pelo Núcleo de Gerenciamentos de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepnac) do STJ em conjunto com a Secretaria de Gestão de Precedentes do STF.

A iniciativa busca proporcionar um intercâmbio entre o Superior Tribunal de justiça (STJ), o Supremo Tribunal Federal (STF) e tribunais de todo o país objetivando fomentar a cultura dos julgamentos por meio da sistemática dos precedentes, conforme disciplinado no Código do Processo Civil (CPC), com destaque à utilização das ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas nas cortes Superiores, especialmente os sistemas “Athos” (STJ) e o “Vitória” recentemente implementado no STF.

Na primeira edição do projeto, realizado entre os dias 22 e 25 de maio, além da troca de experiência técnica entre as delegações, foram lhes apresentadas as boas práticas dos tribunais superiores relacionadas à gestão de precedentes, desde a triagem e admissibilidade dos novos recursos especiais e extraordinários, até os procedimentos observados para indicação de novas controvérsias e temas a fim de gerar precedentes qualificados.

Durante a programação, além de acompanhar os debates, as delegações dos quatro tribunais presentes – TJAM, TJPA, TJMT e TRT-18ª Região – foram recebidos no gabinete da ministra Assusete Magalhães, presidente da Comissão Gestora de Precedentes/STJ, assim como pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, e pelo decano do STF, ministro Gilmar Mendes, que receberam no Salão Branco da Corte o grupo de representantes dos tribunais.


#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, a presidente do STF, Ministra Rosa Weber e o decano do STF, ministro Gilmar Mendes; posam para fotografia ao lado de representantes dos quatro tribunais que participaram da 1ª edição do projeto “Imersão: Precedentes na Prática”. A foto foi registrada no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal.


Afonso Júnior
Fotos: Acervo

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:inteligência artificial
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus divulga resultado preliminar do Programa Bolsa Idiomas 2023
Próximo artigo “Estamos de braços abertos para receber todos”, disse Marcio Tavares durante Tribuna da Câmara Cidadã

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?