Uma turma de estudantes do curso de Engenharia Mecânica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), visitou as instalações da fábrica da BMW Motorrad em Manaus, na última quarta-feira (1º). Esta foi a segunda “visita teste” programada junto à empresa, que passou a integrar o projeto Zona Franca de Portas Abertas no fim do ano passado.
Coordenado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), o projeto tem o objetivo de oferecer opções de visitas monitoradas às plantas fabris que integram o modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus (ZFM), tanto para a população local quanto para turistas que tenham interesse em conhecer o modo produtivo e a cultura local relacionada à produção industrial.
A iniciativa também se apresenta como uma opção de lazer, técnico e científico, como forma de despertar nos jovens estudantes o interesse por profissões relacionadas à atividade industrial e às novas tecnologias utilizadas nos processos produtivos.
Para o professor Benjamin Batista, coordenador do curso de Engenharia Mecânica do IFAM, a visita às instalações da BMW foi uma oportunidade ímpar, primeiramente pela aproximação da Suframa com o Ifam. “Outro ponto positivo da visita foi oportunizar aos alunos ter acesso à indústria de forma a poder verificar in loco como a Engenharia Mecânica é importante no contexto industrial e da tecnologia, observou.
Também foi de grande valia a demonstração do interesse da empresa BMW na aproximação com a academia, o que pode gerar oportunidades de colaboração num futuro próximo.
Juliana Santos disse que a visita abriu a mente dela. “Como estudante de técnico em mecânica (finalista) fiquei deslumbrada com o leque de opções, informações e áreas de trabalho dadas pelos supervisores e gerentes da fábrica. O ponto positivo foi conhecer de perto a área produtiva”, destacou ela, enfatizando que os testes de qualidade e a forma como é organizada a distribuição dos insumos nas linhas de montagem foram o que mais chamaram atenção.
Recorde
Líder no mercado premium de motocicletas, a BMW Motorrad Brasil celebrou recorde histórico de vendas em 2022. Ao todo, foram comercializadas 13.051 unidades, 1.901 a mais do que em 2021 (11.150), um aumento expressivo de 17%. Durante a visita, os gestores da empresa destacaram que a marca segue expandindo sua operação no Brasil, com um investimento de R$ 50 milhões anunciado para a fábrica de Manaus, no ano passado. O montante, válido para o período de 2022 a 2025, é voltado para o incremento em todas as áreas produtivas — qualidade, produção, logística e expedição. Estão previstos aumentos de mais de 25% na capacidade produtiva, de 20% na mão de obra direta e de 50% na área útil da planta.