Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas e MDIC confirmam solução para PPB que preserva competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas e MDIC confirmam solução para PPB que preserva competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e MDIC confirmam solução para PPB que preserva competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Sedecti e MDIC discutem solução para o impasse do PPB dos compressores e medidas para ampliar oferta na cadeia do ar-condicionado.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), reuniu-se com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na capital federal, na terça-feira (20/01), para agradecer e formalizar a solução adotada para o impasse do Processo Produtivo Básico (PPB) dos compressores, que ameaçava a competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus. O encontro tratou da resolução que evita impactos fiscais e produtivos para as empresas instaladas na região.

Continuidade das manifestações técnicas e institucionais

A reunião deu continuidade às manifestações técnicas e institucionais da Sedecti apresentadas ao longo das 319ª, 320ª e 321ª reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Nessas ocasiões, o estado alertou para as dificuldades no cumprimento do PPB diante da limitação da produção nacional de compressores, item essencial para as fabricantes da Zona Franca de Manaus.

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, afirmou que a visita teve como objetivo reconhecer a solução construída para o problema, evitando efeitos fiscais. “A solução encontrada evita que as empresas tenham que pagar impostos, o que seria um efeito desastroso para o polo industrial”, declarou Serafim Corrêa.

Encaminhamentos para ampliar a oferta de compressores

Como encaminhamento estrutural, durante o encontro foi discutida a atração de uma nova fábrica de compressores para Manaus, que PODE ser de origem chinesa, japonesa, coreana ou de outro país, com a finalidade de ampliar a oferta do componente no mercado nacional. A medida visa reduzir a dependência da produção atual e evitar novos impasses no cumprimento do PPB.

O tema ganhou relevância diante do crescimento do polo de ar-condicionado. Em 2025, a produção passou de 5,9 milhões para 6,3 milhões de aparelhos, impulsionada pela aprovação de projetos industriais tanto no CAS, como no Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam).

Posição do governo federal

O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, ressaltou a atuação técnica da Sedecti e reafirmou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus e da região Norte. “Discutimos o polo da Zona Franca, os PPBs, a geração de empregos e a atração de investimentos para Manaus. O Governo do presidente Lula está comprometido com o desenvolvimento da região Norte, e a Zona Franca é fundamental nesse processo”, afirmou Márcio Elias Rosa.

A reunião consolidou a solução adotada para o PPB e definiu encaminhamentos para atrair investimentos capazes de ampliar a produção de compressores, com o objetivo de manter a competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus.

Assuntos nesse artigo:

#sedecti, #mdic, #governodoamazonas, #poloarcondicionado, #zonafrancademanaus, #ppb, #compressores, #suframa, #cas, #codam, #serafimcorrea, #marcioeliasrosa, #atracaofabrica, #investimentos, #empregos, #producao, #2025, #fabrica, #mercado, #competitividade

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em 2025, Sejusc alcançou mais de 3,9 mil pessoas com ações sobre igualdade racial e intolerância religiosa
Próximo artigo Em Brasília, Sedecti destaca ação do MDIC para solução do impasse do PPB no polo de ar-condicionado

Mais notícias desta categoria

Na maternidade Azilda Marreiro, banho de sol de bebês também é momento de acolhimento às mães, no pós-parto

21 horas atrás

Dia das Polícias Civil e Militar: Data reforça investimento histórico no efetivo e avanços na segurança no Amazonas

23 horas atrás

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta concerto ‘Nosso Brasil’ no Palácio da Justiça

23 horas atrás

Programa Mania de Ler leva literatura e diversão para crianças no Parque Rio Negro

23 horas atrás

Garantido lota Sambódromo com o lançamento do álbum ‘Parintins: Portal do Encantamento’

2 dias atrás

Biblioteca Pública do Amazonas promove tarde literária com atividades infantis

2 dias atrás

Dia dos Povos Originários: Mais Crédito Indígena fortalece geração de renda e autonomia no Amazonas

2 dias atrás

Com mais de 5 mil participantes, Polícia Militar do Amazonas realiza 40ª Edição da Corrida Tiradentes

2 dias atrás

No Dia dos Povos Indígenas, Cosama destaca impacto do Projeto Água Boa no interior do Amazonas

2 dias atrás

PMAM – 189 anos: Projeto de equoterapia fortalece inclusão e atende crianças no Amazonas

2 dias atrás

Durante celebração dos 189 anos da PMAM, governador interino Roberto Cidade destaca mais de R$ 1 bilhão em investimentos na segurança pública

3 dias atrás

Com mais de 600 leitos, CHS torna-se o maior complexo hospitalar do Norte do país

3 dias atrás
Ipaam realiza ação de regularização para criadores de abelhas sem ferrão em Parintins
Bastidores do Festival Amazonas de Ópera movimentam cadeia produtiva e impulsionam economia criativa no estado
Moradores da zona sul ganham Centro Social Chapéu de Zinco reformado e mais acesso a esporte e lazer
Dia dos Povos Originários: Governo do Amazonas garante direitos e dignidade aos 64 povos indígenas do estado
Parto raro de trigêmeos é realizado com sucesso na maternidade Ana Braga
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?