Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM e Fadisp discutem ampliação de atividades do convênio durante reunião em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TJAM e Fadisp discutem ampliação de atividades do convênio durante reunião em Manaus
Judiciário

TJAM e Fadisp discutem ampliação de atividades do convênio durante reunião em Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Reunião entre representantes das duas instituições aconteceu nesta semana, na sede do Poder Judiciário, no Aleixo.


O presidente do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, e representantes da Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) se reuniram esta semana, na sede do Poder Judiciário estadual, para discutir a ampliação da parceria entre a Corte, por meio da escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), e a instituição de ensino de São Paulo.

“A partir da ampliação, pretende-se levar aos servidores e magistrados não só a possibilidade de facilitar o acesso ao mestrado e doutorado, mas oferecer um sistema de incentivos ao aprendizado como bolsas de estudo, mas isso ainda está sendo discutido, a depender do desenho da ampliação do convênio, algo que será construído pelo Tribunal, pela escola e pela Fadisp”, explicou o professor da Fadisp e jurista Rennan Thamay, que participou da reunião em Manaus.

O convênio com a Fadisp começou a ser construído ainda na direção do desembargador Ari Moutinho, atualmente aposentado, quando estava à frente da Esmam (2016-2018). Nas gestões seguintes – dos desembargadores Flávio Pascarelli e João Simões – o convênio foi consolidado, com magistrados e servidores participando de cursos diversos, incluindo de mestrado e doutorado.

O lançamento de obras jurídicas em Manaus também estava presente nos tópicos em discussão para a ampliação do convênio. “Um dos livros a ser lançado, possivelmente, será a obra ‘Regulamentação do Setor de Gás Natural’, que é da bandeira Fadisp/Almedina, por meio do convênio com esta editora e este livro faz parte do programa de doutorado”, disse Thamay, que assina a obra sobre gás natural junto com o jurista Paulo Victor Oliveira Queiroz.

O Thiago Matsushita, diretor-geral da Fadisp, após a reunião com o presidente do TJAM, comentou que a instituição paulista vem desenvolvendo um convênio muito ativo com a Corte de justiça amazonense, lembrando que muitos servidores e magistrados são alunos a instituição, por meio dessa parceria, alguns já concluindo cursos de mestrado e doutorado, “contribuindo na formação da cultura acadêmica no Poder Judiciário estadual e transformando o dia a dia da prestação jurisdicional de cada um”. “Queremos, sim, ter uma maior inserção junto à comunidade acadêmico-científica do TJAM; já tivemos disciplinas do mestrado e doutorado acontecendo presencialmente em Manaus; realizamos palestras e bancas de mestrado acontecendo na capital amazonense, também de forma presencial, com a participação do desembargador Flávio Pascarelli, integrando uma das bancas”, disse.

Para 2023, conforme Matsushita, já está sendo elaborado um projeto junto com o Tribunal visando à realização de um seminário em Manaus sobre Direito Constitucional e Econômico, tema desenvolvido no programa de mestrado da Fadisp em Goiânia. “A intenção é fazer um calendário permanente e a ideia é que já nas próximas semanas possamos fazer o anúncio de nove eventos acadêmicos (relacionados ao tema), nos quais participarão professores de diversas áreas, nacionais e internacionais”, completou o diretor da Fadisp.

O presidente do grupo e mantenedor da Fadisp e Unialfa, José Alves Filho, que tabém participou da reunião no TJAM, agradeceu ao presidente Pascarelli pela acolhida e pela oportunidade de construir e ampliar a parceria entre o Judiciário amazonense e a Fadisp. “Estamos muito eufóricos com o encaminhamento e entendemos que poderemos trazer ao público do Judiciário do Amazonas alternativas importantes que certamente contribuirão para o aperfeiçoamento acadêmico”, disse, ressaltando que trata-se de um público bastante interessado.

O presidente da Corte, desembargador Flávio Pascarelli, lembrou que as escolas da Magistratura e Judiciais contribuem de forma efetiva e relevante para o aperfeiçoamento de magistrados e servidores dos Tribunais brasileiros e que cada passo em direção ao aprimoramento, à capacitação, resulta no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “Essas instituições são fundamentais para proporcionar aos magistrados e servidores o instrumental necessário à prestação jurisdicional de forma a assegurar e implementar a promessa constitucional de um Estado Democrático de Direito, daí mesmo a importância de parcerias que possam colaborar nessa missão das escolas”, comentou o presidente.

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra o des. Flávio Pascarelli (sentado à cabeceira da mesa) na reunião com os representantes da Fadisp.

Acyane do Valle

Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Manausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior NOTA – Comissão Organizadora do “1.º Prêmio Nayde Vasconcelos”
Próximo artigo Equipes permanentes de limpeza da Prefeitura de Manaus executam serviços nos igarapés da cidade

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?