Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável
Gestão Estadual

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

56 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou, na manhã desta segunda-feira (10/08), que a lei que propõe a abertura do mercado do gás natural no Amazonas deve ser aprovada de maneira responsável, com a participação de todos os setores envolvidos. Wilson Lima defendeu que qualquer alteração precisa passar pelo Poder Executivo, conforme prevê a Constituição Federal.

Rosemary Costa Pinto – Arthur Castro/SECOM

“A lei que foi apresentada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) durante a pandemia foi aprovada em dois dias. É uma lei complexa, extensa. Entendo que, para se aprovar algo dessa envergadura, é preciso que haja participação de todo mundo, aval de técnicos, de especialistas, para que a gente possa tomar uma decisão acertada. Nós estamos tratando do futuro do povo do Amazonas, de uma riqueza do povo, ela não PODE ser tratada de qualquer jeito”, observou o governador.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa Manhã de Notícias, da REDE Tiradentes de Rádio e Televisão. Wilson Lima frisou que a Lei do Gás, de autoria do deputado Josué Neto, vetada pelo Governo do Estado, foi elaborada sem que o Governo fosse consultado.

“A própria Constituição Federal diz que para fazer qualquer alteração na Lei do Gás, a Assembleia Legislativa e o Executivo precisam ser consultados. Em nenhum momento nossos técnicos foram consultados. Eu não posso concordar com algo que eu não participei da discussão. Quem discutiu isso? Quem participou? Foram chamados Fieam, Cieam, ACA, CDL? A sociedade foi convidada para discutir? Os poderes foram chamados para discutir o assunto? Temos que fazer uma discussão ampla sobre um assunto que é tão importante, que trata da atividade econômica do Estado”, reforçou o governador.

Comissão – Wilson Lima enfatizou que o Governo do Amazonas montou uma comissão para tratar as questões relacionadas à Lei do Gás. “A comissão já me entregou a minuta desse anteprojeto. Eu recebi uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), que procurasse especialistas, inclusive sugeriram a Fundação Getúlio Vargas, e eu já entrei em contato para analisar todo o contexto da questão do gás aqui no estado do Amazonas”, garantiu o governador. Ele ressaltou que é preciso levar em consideração a lei que já vigora no Estado, criada quando houve a implantação da Cigás, além de observar a questão tributária, de modo que a arrecadação não seja afetada e que abra a possibilidade de outras empresas se instalarem no Amazonas.

“Assim que a gente tiver o aval desses especialistas, vou abrir para a sociedade, para apresentar qual é a proposta do executivo e ouvir as sugestões de especialistas, vou convidar também para a mesa a Eneva, a Rosneft, Cigás, Petrobras, as empresas e o mercado que tem interesse em investir no estado do Amazonas, ouvir as sugestões e, aí sim, encaminhar para a Assembleia Legislativa. Em um mês devemos estar com essa lei pronta, para poder encaminhar para a Assembleia”, disse Wilson Lima, ao mencionar que a Lei PODE estar sujeita às adequações da legislação Federal.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Próximo artigo Reprehen Serit organic dream Catch quis forage ack

Mais notícias desta categoria

Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam

1 dia atrás

Delegacia Virtual da Mulher: Atendimento e Proteção

1 dia atrás

Envelhecentes conhecem linhas de crédito na feira

1 dia atrás

Feira de Negócios – Esperança para Empreendedores em Manaus

2 dias atrás

Cidadania com DNA gratuito: avanço em direitos essenciais

2 dias atrás

Convocação da Semsa: Oportunidades em Manaus

2 dias atrás

Trupe da Mostra Teatro Company: 4ª edição em Manaus

2 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel

3 dias atrás

Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros

3 dias atrás

UEA inicia projeto de cibersegurança com IA

3 dias atrás

Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama

4 dias atrás

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

4 dias atrás
Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação
#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia
SouManaus: O Festival Imperdível de 2023
Amazonas avança na pecuária sustentável
Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?