Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: 3.º “Juizado Maria da Penha” incluiu o uso do “botão do pânico” em Medida Protetiva de Urgência concedida a vítima de violência doméstica  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > 3.º “Juizado Maria da Penha” incluiu o uso do “botão do pânico” em Medida Protetiva de Urgência concedida a vítima de violência doméstica  
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

3.º “Juizado Maria da Penha” incluiu o uso do “botão do pânico” em Medida Protetiva de Urgência concedida a vítima de violência doméstica  

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A juíza Ana Paula Braga, que assinou a concessão MPU, salienta que a inclusão do dispositivo na medida protetiva é inédita no âmbito dos “Juizados Maria da Penha” do Amazonas.

O 3.º Juizado Especializado no Combate à violência doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Manaus concedeu, de maneira inédita no âmbito dos “Juizados Maria da Penha” do Amazonas, o uso do dispositivo conhecido como “botão do pânico” como forma de medida protetiva de Urgência a mulher que denunciou o agressor, seu ex-companheiro, o qual, de forma reiterada, proferia, via mensagens eletrônicas de áudios, ameaças de morte contra ela, por não aceitar o fim do relacionamento.

Com a decisão, a vítima foi encaminhada ao Centro de Operações e Controle (COC) da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/AM), que disponibilizará o equipamento. Da mesma forma, foi feito o encaminhamento à Secretaria-Executiva de Políticas para Mulheres/SEJUSC, para a instalação do aplicativo de celular “Alerta Mulher”, que também auxilia no acionamento do serviço policial em situações de risco.

“Esta é uma decisão pioneira no estado do Amazonas. Incluímos na medida protetiva concedida à requerente, pela primeira vez, o ‘botão do pânico’, que é um dispositivo diferente da tornozeleira eletrônica, por meio do qual a vítima consegue acionar o Centro de Operações e Controle quando está havendo alguma situação de perigo, violência física ou psicológica contra ela”, disse a juíza Ana Paula de Medeiros Braga, titular do 3.º “Juizado Maria da Penha”.

“Fica autorizada, desde já, a inclusão da Requerente no ‘Programa Ronda Maria da Penha’, a ser procedido pela Equipe Multidisciplinar deste Juizado Especializado, bem como a concessão do dispositivo ‘Alerta Mulher’, pela Secretaria-Executiva de Políticas para Mulheres/SEJUSC, e do dispositivo ‘Botão do Pânico’, pelo COC/SEAP, diante da gravidade dos episódios relatados”, escreveu a juíza na decisão que deferiu a medida protetiva à vítima.

A magistrada explica que se o agressor também for monitorado por meio de tornozeleira eletrônica, basta ele se aproximar da requerente que o botão é acionado, sem a necessidade de ela apertar o “botão do pânico”.

Na decisão, a magistrada também determinou que o ex-companheiro não se aproxime da vítima, fixando distância de 50 metros. Explicitou, ainda, a proibição de manter contato com a mulher, por qualquer meio, incluindo “e-mails”, “SMS”, e mensagens por redes sociais e aplicativos eletrônicos; a proibição de acessar ou frequentar a casa ocupada pela ex-companheira ou o local de trabalho; e pontuou o dever de comparecimento ao programa de recuperação e reeducação a ser realizado na data e local designados pela Equipe Multidisciplinar do 3.º “Juizado Maria da Penha”.

 

#PraTodosVerem: Imagem que acompanha o texto é meramente ilustrativa e mostra um equipamento que simula o dispositivo conhecido como “botão do pânico”     

 

Texto: Carlos Souza

Foto: Reprodução CNJ

Revisão textual: Joyce Desideri Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Magistrados do TJAM prestigiam posse da nova procuradora-geral de Justiça do Amazonas
Próximo artigo COIJ firma nova parceria com Startup para inserção de jovens em acolhimento institucional em plataforma de empregabilidade

Mais notícias desta categoria

Curso de Mergulho Autônomo – Novas turmas no Amazonas

16 horas atrás

Proesc: 5 Anos de Avanços na Educação em Manaus

18 horas atrás

Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário

19 horas atrás

REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida

20 horas atrás

COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável

1 dia atrás

Ação de Cidadania: Direitos em Parintins

2 dias atrás

Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose

2 dias atrás

Governo do Amazonas: Parceria com Banco Mundial

2 dias atrás

Câncer de próstata: cuide-se desde a infância

2 dias atrás

Vistoria garante novas vagas de carga e descarga

3 dias atrás

Prefeitura avança na regularização fundiária em Manaus

3 dias atrás

Cigás testa protocolos de segurança em simulado de emergência

3 dias atrás
Grupamento de Combate a Incêndio em Atalaia do Norte
Cooperação Técnica – Seminário em Amazonas e Acre
Amazonastur brilha na WTM Londres com parcerias
Cuia de Sabores: Transformando a Alimentação Infantil
Detran-AM promove conscientização no Ponta Negra
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?