Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: 3.º Encontro de Compliance, Integridade e Governança do TJAM discute uso da Inteligência Artificial e aprimoramento do Plano Anual de Contratações (PCA)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > 3.º Encontro de Compliance, Integridade e Governança do TJAM discute uso da Inteligência Artificial e aprimoramento do Plano Anual de Contratações (PCA)
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

3.º Encontro de Compliance, Integridade e Governança do TJAM discute uso da Inteligência Artificial e aprimoramento do Plano Anual de Contratações (PCA)

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Foram certificadas 153 pessoas, entre servidores do TJAM e de instituições parceiras.

O “3.º Encontro de Compliance, Integridade e Governança do TJAM” discutiu temas como uso da Inteligência Artificial, o aprimoramento do Plano Anual de Contratações (PCA), entre outros nesta quinta-feira (10/10), no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo ao Edifício Arnoldo Péres, sede do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM). A capacitação, que também foi transmitida pelo canal no YouTube da Ejud, reuniu um público de 153 pessoas.

O evento promovido pela escola Judicial (Ejud) do TJAM contou com a presença da desembargadora Vânia Marinho, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação e Comunicação que representou a Presidência do TJAM; o juiz coordenador de cursos da Ejud, Paulo Feitoza, representando o desembargador diretor da Ejud, Cezar Bandiera; a Secretária de Estado de Administração e Gestão, Andreza Helena da Silva, que representou o Governo do Estado do Amazonas; e o coordenador de auditoria de aquisições e contratações do Superior Tribunal de justiça (STJ), Diocésio Sant’anna da Silva.

Entre as autoridades presentes também estavam o superintendente da Controladoria-Geral da UNIÃO no Amazonas (CGU), Maria Esmeralda Rodrigues; o controlador-geral do Estado do Amazonas (CGE/AM), Jeibson dos Santos Justiniano; o secretário-geral da Ejud, Rafael Santos; o controlador-geral do Município de Manaus (CGM), Arnaldo Gomes Flores: o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag; e a secretária de auditoria interna (SAI), Nabiha Monassa Abinader da Rocha.

A desembargadora Vânia Marinho fez o discurso de abertura da solenidade e iniciou destacando o conceito de compliance, palavra de origem inglesa que tem como sentido principal Agir de acordo com uma regra. “O compliance tornou-se hoje um mecanismo de fomento à cultura de combate à corrupção de forma supranacional. Sedimentado como um instrumento de incentivo à noção conceitual de integridade, com a finalidade de dotar as instituições públicas e empresas privadas com uma verdadeira identidade ética, o compliance visa prevenir condutas antiéticas e ilegais e remediar as consequências nefastas, quando a prevenção falhar”, explicou a desembargadora.

Debates

O controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, abriu o ciclo de debates realizados no período da manhã com a palestra “Inteligência Artificial, Direito e Jurimetria”. Para Jeibson, o desenvolvimento da IA “nos obriga a conceituá-la num contexto atual, vendo-a como uma ciência da computação que busca a automação do comportamento inteligente baseada em aplicações sólidas de conhecimentos”.

Em seguida, o diretor da Coordenadoria de Governança de Contratações e Obras do Tribunal Regional do trabalho da 11.ª Região (TRT11), Eduardo Cruz, abordou o tema “O PCA como ferramenta de incentivo à cultura do planejamento: A iniciativa “P.A.C.A”. Segundo Eduardo, a iniciativa P.A.C.A. “se aproveita do nome tupi para o animal, paka, que significa vigilante e sempre atento, adjetivos que descrevem o bom gestor de contratos e recursos públicos. A Iniciativa almeja incentivar, premiar e reconhecer os bons gestores de contratos e orçamento público”.

Na parte da tarde, o Auditor Federal de Finanças e Controle, Lytton Lomas Pimenta de Medeiros Filho, explanou sobre a “Avaliação e Modelo de Maturidade em Integridade Pública”.

Seguindo a programação, o painel formado por Elieder Bonet Abensur, e Aristarco de Araújo Jorge Mello Filho, assessor de conformidade e controle e Membro do Comitê de Integridade do TJAM debateram sobre o “Sistema de Integridade como indutor de credibilidade do Poder Judiciário”.

A discussão sobre a maturidade das autoridades internas foi realizada pela secretária de auditoria interna do TJAM, Nabiha Monassa Abinader da Rocha e a servidora pública da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Luzia Neta Albuquerque Chaves.

Fechando o evento, o analista judiciário do STJ, Diocésio Sant’anna, abordou a temática do “Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade Como Mecanismo de Maturidade da auditoria interna”. O analista explica que o programa de qualidade “é um mecanismo que faz com que a Auditoria faça seu trabalho de forma efetiva, de forma que agregue valor ao que é ofertado. Com base no documento que descreve o que vem no programa de qualidade, é possível realizar as avaliações internas e externas, através de monitoramento contínuo e avaliações periódicas”.

 

#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra o auditório do evento com a mesa de autoridades montada.

 

Texto: Igor Braga| Ejud

Foto: Gabriel Neves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

 

 

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGoverno do Amazonasinteligência artificialManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior No Dia das Crianças, Roberto Cidade destaca Leis de sua autoria que fortalecem a legislação dedicada à criança e ao adolescente
Próximo artigo Em Humaitá, Justiça defere liminar para suspender interdição de matadouro

Mais notícias desta categoria

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

2 dias atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

2 dias atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

2 dias atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

3 dias atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

3 dias atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

3 dias atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

3 dias atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

3 dias atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

4 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

4 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

4 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

4 dias atrás
Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?