Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: 1.º Encontro de Inovação do Tribunal de Justiça do Amazonas aborda uso de Inteligência Artificial no Judiciário
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > 1.º Encontro de Inovação do Tribunal de Justiça do Amazonas aborda uso de Inteligência Artificial no Judiciário
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

1.º Encontro de Inovação do Tribunal de Justiça do Amazonas aborda uso de Inteligência Artificial no Judiciário

12 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Na atividade de abertura, realizada na terça-feira (10/09), servidores e magistrados participaram do workshop teórico e prático de Inteligência Artificial, chamado “Do Zero ao Avançado”, ministrado pelo neurocientista e CEO da CogniSigns, Leandro Mattos.

O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) realizou na terça e nesta quarta-feira (dias 10 e 11/09), o seu “1.º Encontro de Inovação. As palestras e workshops voltados à inteligência artificial, processos criativos e aplicações práticas do ChatGPT foram ministradas por especialistas na temática e todo o evento foi voltado aos servidores e magistrados da Corte Estadual de justiça.

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do TJAM, Vanessa leite Mota, o objetivo ao implementar o “Encontro de Inovação” é motivar os servidores e os magistrados a conhecerem melhor a inteligência artificial, ampliando seu interesse pelo uso de ferramentas que funcionam com base neste conceito. “Nosso objetivo é fomentar essa cultura institucional, trazer o Judiciário para esta realidade, pois já não é mais a ser tratado como futuro, mas sim como presente. Então, a finalidade de organizarmos este evento é buscarmos abrir esse horizonte, trazer para o nosso servidor, para o magistrado, um maior conhecimento sobre essa tecnologia e suas potencialidades e como ela PODE nos apoiar na nossa rotina de trabalho”, destacou a magistrada.

Na atividade de abertura, realizada na terça-feira (10/09), no Centro de Manaus, os servidores participaram do workshop teórico e prático de Inteligência Artificial, chamado “Do Zero ao Avançado”, ministrado pelo neurocientista e CEO da CogniSigns, Leandro Mattos. De acordo com o neurocientista, o evento é importante, não apenas para transmitir conhecimento, mas uma forma de enxergar a inteligência artificial generativa que está mudando o mundo, e usar essa a ferramenta para gerar performance para o Estado.

“Com essa tecnologia Podemos melhorar protocolos, ferramentas, formato de trabalho, mas também mostrar para o nosso povo qual é o próximo passo, para onde que o mundo está caminhando. Então, queria parabenizar demais o TJ por essa decisão, por esse convite, para a gente falar de um assunto tão importante como esse. Essa inteligência artificial generativa começa a trabalhar a partir de textos, ela consome textos e cria ideias e cria imagens. E se tem uma coisa que o judiciário possui em abundância, são os textos. Nós não temos essa mesma facilidade na medicina, por exemplo. Então o poder de transformação, de aumento de performance dessa ferramenta no judiciário é enorme. Basta nós entendermos, utilizá-los de uma forma responsável para transformarmos a forma como nós trabalhamos para melhor”destacou Leandro.

Para o assessor da 1.ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal, João Victor Aranha Ribeiro, a inteligência artificial PODE ajudar a deixar o fluxo de tramitação do processo mais célere, beneficiando a população.

“A gente entende que PODE ser muito oportuno para o nosso trabalho que só cresce em demanda, para que a gente possa enfrentar a quantidade de processos e prestar um serviço melhor para os jurisdicionados. Nós temos uma quantidade de repetição de processos, com multiplicidades, e a inteligência artificial PODE nos ajudar nesse aspecto. Já que os processos são muito semelhantes, ela PODE fazer essa identificação possibilitando que o magistrado faça a análise do processo de forma mais célere”, disse o servidor.

Nesta quarta-feira, segundo dia da programação, outra série de atividades foi realizada no auditório do Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes (prédio anexo à Sede do TJAM), no período da manhã e da tarde, quando foram abordados os temas “Como liderar com propósito e impacto na era da Inteligência Artificial”, ministrada por Leandro Mattos, CEO da Cognsigns e docente da SingularytiU Brasil; “O futuro do trabalho na justiça, apresentado por Ademir Piccoli, MBA em Gestão Empresarial pela FGV; “Case do ‘Projeto Arandu/TJAM’”, apresentando por Rhedson Esashika, diretor da Seção de Inteligência de Dados no TJAM; “Case do ‘Projeto Bastião/TJPE, apresentado por Diego Augusto Madeira, chefe do Núcleo de Gestão de Segurança da Informação no Tribunal de justiça de Pernambuco.

Encerrando as atividades os servidores e magistrados participaram da oficina “Processo criativo e ChatGPT”, ministrada por David Montalvão Junior, mestre em Inovação pelo Instituto Metrópole Digital, doutorando em sistemas e computação pela UFRN e facilitador em oficinas criativas com utilização de Design Thinking.

 

 

Confira os álbuns de fotos dos dois dias do evento:

https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720320237624/

https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720320250266/

 

Asafe Augusto

Fotos: Raphael Alves e Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 99316-0660

 

Tags:Amazonasinteligência artificialManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior TJAM promove, em parceria com Detran, curso sobre “Interpretação Judicial das Provas nos Crimes de Trânsito”
Próximo artigo Suframa e embaixada do Peru promovem evento sobre porto de Chancay para debater integração sul-americana

Mais notícias desta categoria

Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros

4 horas atrás

UEA inicia projeto de cibersegurança com IA

8 horas atrás

Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama

21 horas atrás

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

1 dia atrás

Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas

1 dia atrás

Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

1 dia atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus

2 dias atrás

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

2 dias atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

2 dias atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

2 dias atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

3 dias atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

3 dias atrás
Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados
Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado
Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea
FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária
#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?