Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Vemepa lança ciclo de palestras para capacitar público interno
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Vemepa lança ciclo de palestras para capacitar público interno
Judiciário

Vemepa lança ciclo de palestras para capacitar público interno

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
VemepaLG

+ image +

Atividade formativa começou com palestra sobre a Resolução 348/2020 do CNJ, que dispõe de diretrizes para atenção à população LGBTQIA+.


A Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas da Comarca de Manaus (Vemepa), do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), promoveu nesta quinta-feira (09/03) a palestra “Parâmetros de Acolhimento à população LGBTQIA+ e Alternativas Penais à luz da Resolução n.º 348/2020 do CNJ”. A normativa estabelece diretrizes e procedimentos a serem observados pelo Poder Judiciário, no âmbito criminal, com relação ao tratamento dispensado à população lésbica, gay, bissexual, transexual, travesti ou intersexo.

Durante o encontro, a professora do curso de Direito da Faculdade La Salle, Cyntia Lima, primeira palestrante do dia, fez uma contextualização histórica sobre a formação da sigla LGBTQIA+ até a atual composição, explanando sobre o conceito de cada letra e a relevância para a visibilidade do segmento em meio a uma sociedade formada por padrões heteronormativos. “A dignidade humana é um direito fundamental e como tal deve ser garantida a todas as pessoas”, afirmou, destacando a luta dos movimentos ligados ao segmento para fazer valer direitos fundamentais.

A docente também ressaltou os avanços jurídicos que têm sido relevantes para a garantia de direitos da população LGBTQIA+, “em que pese as tentativas, nos últimos anos, de silenciamento dessa população, a partir de proposituras consideradas como retrocessos, como o projeto de lei que trata sobre ‘Constituição da Família’ sem considerar as diversas formações familiares já existentes no País”. Cyntia ressaltou que, apesar dos avanços jurídicos, o Brasil ainda é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. “É uma conta que não fecha”, destacou. Para ela, é preciso combater discursos de ódio, os quais têm alimentado a violência contra esse segmento e outras minorias.

Em consonância com a docente, a coordenadora do “Programa Fazendo Justiça”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luanna Marley foi enfática. “Não se pode mais flexibilizar discursos preconceituosos no trato das pessoas LGBTQIA+”. Para ela, a naturalização de comportamentos dessa natureza também colaboram na acentuação das desigualdades sociais. “É necessário fazer uma permanente autoavaliação para não ficar reproduzindo discursos opressores. Não podemos naturalizar a violência contra a população LGBTQIA+”, disse a segunda palestrante do dia.

A coordenadora do “Programa Fazendo Justiça” pontuou, durante o encontro, aspectos do contexto de lutas históricas ligadas ao segmento e do arcabouço jurídico que serviram para embasar a construção dessa normativa do poder judiciário. “Essa resolução é o reconhecimento de que a orientação sexual e o gênero são parte fundamental da dignidade da pessoa humana”, afirmou Luanna, durante a apresentação da estrutura da resolução, a qual tem recomendações quanto à atenção a essa população seja quando custodiada, acusada, ré, condenada, privada de liberdade, em cumprimento de alternativas penais ou monitorada eletronicamente.

Estratégia

A diretora da Vemepa, Kelly Mayanne Oliveira de Figueiredo, destacou que o ciclo de formação é uma estratégia adotada pela Vara, com apoio da equipe técnica, para fomentar a capacitação permanente do público interno da unidade, com intuito de promover melhorias no atendimento prestado ao jurisdicionado, a partir dos procedimentos e orientações contidas nas resoluções do CNJ.

“O acolhimento é fundamental no atendimento a um público tão grande e diverso como o nosso. Saber quem está do ‘outro lado’ do balcão, entender sua demanda, suas especificidades é parte desse processo. E esse ciclo de formação é necessário para preparar e qualificar as nossas equipes para prestar o melhor atendimento possível”, afirmou a diretora da Vemepa, juízo de execução e fiscalização de alternativas penais para pessoas envolvidas em crimes de menor e médio potencial ofensivo.

A atividade formativa é parte do ciclo de capacitação permanente lançado nesta data e voltado à qualificação do quadro de servidores e estagiários da unidade jurisdicional e da equipe técnica da Coordenadoria Psicossocial Judiciária com atuação perante a Vara. O próximo encontro está agendado para o dia 16 de março, quando as equipes deverão refletir sobre o conteúdo apresentado nesta quinta e avaliar a necessidade de ajustar a rotina e os procedimentos da Vara, observando as recomendações da normativa.

Texto e fotos
Anderson Vasconcelos

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãoManausmancheteViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior curso1 Servidores do TJAM e do TCE participam de curso sobre a nova Lei de Licitação e Contratos  
Próximo artigo Saica Corregedoria-Geral de Justiça inspeciona Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e de Adolescente em Manaus

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?