Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: TRT-11 promove conscientização sobre violência doméstica em evento no próximo dia 3 de maio
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TRT-11 promove conscientização sobre violência doméstica em evento no próximo dia 3 de maio
Gestão EstadualJudiciário

TRT-11 promove conscientização sobre violência doméstica em evento no próximo dia 3 de maio

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Parceria entre o Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina e a escola Judicial (Ejud11, as palestras destinam-se ao público interno

Com o objetivo de conscientizar o público interno sobre as várias formas de violência doméstica e refletir sobre os caminhos para o enfrentamento, o Tribunal Regional do trabalho da 11ª Região (AM/RR) vai promover um ciclo de palestras no próximo dia 3 de maio. Com o tema “Dia de Conscientização e Combate sobre a violência doméstica”, o evento será realizado pelo Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina em parceria com a escola Judicial (Ejud11), no Miniauditório do Fórum Trabalhista de Manaus (9º andar), das 9h às 12h.

Integrantes da magistratura, do corpo funcional, estagiários e colaboradores terceirizados do TRT-11 terão a oportunidade de participar de três palestras. Os palestrantes convidados são o psicólogo Ismael Rabelo, a delegada Débora Mafra e o promotor de justiça Davi Santana. As inscrições estão disponíveis no Sympla e será emitido certificado de participação de 3h. Inscreva-se AQUI.

O que é violência doméstica?

A coordenadora do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do TRT-11, juíza do trabalho substituta Larissa Carril, explica que violência doméstica é qualquer ato que possa se enquadrar como violência física (integridade e saúde corporal), psicológica (conduta que cause dano emocional, humilhação), violência sexual, patrimonial ou moral contra a mulher, ocorrida dentro de suas residência, no âmbito de sua família ou de qualquer relação íntima de afeto, independente de agressor e vítima morarem na mesma casa, nesta última hipótese. Justamente por causa dessa complexidade, a ideia do evento é abordar os vários tipos de violência doméstica, tendo em vista que muitos deles podem não ser percebidos pela vítima.

Para exemplificar como a questão é preocupante, a magistrada cita uma pesquisa de 2015, ano em que o Brasil ocupou a quinta posição, entre 83 países, em número de notificações de violência contra a mulher (DataSenado, 2015). “Um dado como esse sinaliza que é preciso combater a cultura permissiva de violência contra as mulheres, que se configura praticamente numa epidemia. Para tanto, o Poder Judiciário PODE e deve assumir um papel informador, ressaltando sempre que o combate à violência doméstica interessa a toda a sociedade brasileira, não sendo uma pauta exclusiva de mulheres”, salienta.
.
Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero

Em 2023, o TRT-11 passou a adotar o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero. Em palavras simples, a juíza Larissa Carril explica que esse protocolo garante que a mulher tenha um julgamento e um processo justos, com equidade de gênero, de modo que não passe por constrangimentos, humilhações e desrespeito durante a discussão do caso. Tal protocolo é de suma importância para vítimas de violência doméstica, uma vez que necessariamente envolve questão de gênero. “Assim é preciso que a vítima se sinta confortável e segura durante todo o processo judicial, com a garantia de que seus direitos serão respeitados durante todo o trâmite”, finaliza a magistrada. Acesse a notícia no portal: TRT-11 adota protocolo de julgamento com perspectiva de gênero.

Programação

A abertura, às 8h30, contará com a presença da diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Sampaio, além de autoridades convidadas. Na sequência, terá início a apresentação dos palestrantes.

Às 9h, o psicólogo Ismael Rabelo, do TRT-11, apresentará o tema “violência doméstica e saúde Mental: o acolhimento da vítima”. Às 10h, a delegada da Mulher Débora Mafra vai abordar “O ciclo da violência e o atendimento da vítima na delegacia da Mulher”. Às 11h, o promotor de justiça Davi Santana da Câmara falará sobre “O procedimento criminal e medidas protetivas da Lei Maria da Penha”. A debatedora será a magistrada Larissa Carril.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Arte: Thaís Mannala

  

Tags:capaManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia Internacional da Dança: FUnATI reforça importância da atividade na socialização de pessoas idosas
Próximo artigo Artista uruguaio expõe quadros com temática amazônica na galeria da Escola Judicial do TRT da 11ª Região

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

6 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

6 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 semana atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 semana atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

1 semana atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

1 semana atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

1 semana atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?