Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Tribunal de Justiça recebe relatórios da inspeção anual realizada pelo CNJ
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Tribunal de Justiça recebe relatórios da inspeção anual realizada pelo CNJ
Judiciário

Tribunal de Justiça recebe relatórios da inspeção anual realizada pelo CNJ

3 anos atrás
Compartilhar
8 Min Lidos
Lanfredi1

Lanfredi1

Entrega incluiu também os relatórios da correição extraordinária nos sistemas SEEU, no BNMP 2.0, nas Varas de Execução Penal, assim como o mutirão de inspeções às unidades do Sistema Prisional do Estado.


Lanfredi.1.2.3jpg

Lanfredi.1.2

O desembargador Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF-CNJ) entregou na última de sexta-feira (2/12) aos representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas, os relatórios da inspeção anual ordinária realizada no Poder Judiciário do Amazonas no período de 2 a 6 de maio deste ano; bem como da correição extraordinária nos sistemas eletrônicos de execução penal (SEEU e BNMP 2.0) e nas Varas de Execução Penal e do mutirão de inspeções às unidades do Sistema Prisional do Estado, na mesma ocasião.

O Tribunal foi representado na reunião com o desembargador Lanfredi pelo presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF-TJAM), desembargador Elci Simões. Após o encontro, o documento também foi entregue pelo representante do CNJ à desembargadora Nélia Caminha Jorge, presidente eleita do Tribunal de Justiça do Amazonas para mandato de dois anos que se inicia no próximo dia 2 de janeiro.

“Essa visita representa um apoio fundamental para que o Tribunal de Justiça venha cumprir realmente o que se determina em relação aos presídios e à estrutura prisional do Estado do Amazonas. Vou precisar do apoio deles e essa vinda foi exatamente para abrir as portas do CNJ para nós. Foi muito bom”, disse a desembargadora Nélia Caminha.

O desembargador Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi disse que a reunião de sexta-feira dá sequência à inspeção realizada em maio no Amazonas. “Estamos retornando para trazer a síntese daquele trabalho, com a opinião dos experts e especialistas que participaram daquela missão, trazendo as contribuições do Conselho Nacional de Justiça para o Estado do Amazonas, para o Poder Judiciário e para o Poder Executivo, proporcionando essa visão integral a respeito de orientações, de determinações que estão sendo trazidas ao Tribunal e ao Poder Executivo, mais no sentido de que sejam pontos de partida para que possamos aperfeiçoar e fortalecer ainda mais o sistema prisional e sistema de Justiça local”. Conforme o representante do CNJ, a partir da entrega dos relatórios, inicia-se o terceiro momento do trabalho, que é o do monitoramento da observância das recomendações e determinações.

Da reunião para entrega dos relatórios finalizados pelo CNJ também participaram a consultora das Audiências de Custódia no Amazonas/CNJ e coordenadora estadual do programa “Fazendo Justiça”, Luanna Marley; o secretário de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas, coronel PM Paulo César Gomes de Oliveira Júnior; o defensor público-geral do Amazonas Ricardo Paiva; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), Alberto Moreira; o representante do secretário de Estado Chefe da Casa Civil do Amazonas, Flávio Cordeiro Antony Filho.

Ação conjunta

O trabalho realizado entre os dias 2 e 6 de maio de 2022 no Amazonas foi uma ação conjunta da Corregedora Nacional de Justiça e do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas. A atividade foi coordenada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, então corregedora nacional de Justiça, e pelo conselheiro supervisor do DMF, desembargador Mauro Pereira Martins, com a participação do conselheiro ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e do conselheiro Márcio Luiz Coelho de Freitas, auxiliados por uma equipe composta por magistrados, magistradas e assessores, que realizaram visitas a varas criminais, de execução penal e cumulativas de competência criminal e execução penal do Amazonas.

As atividades se desdobraram em duas partes. A primeira foi a inspeção ordinária para a verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça e das serventias extrajudiciais deste Estado; e a segunda foi a de correição extraordinária e o mutirão de inspeções, com vistas à verificação do funcionamento dos sistemas e plataformas eletrônicas utilizados pelo Tribunal de Justiça e dos estabelecimentos prisionais do Estado do Amazonas.

A inspeção de 21 estabelecimentos prisionais e carceragens de delegacias da Polícia Civil, teve como principal objetivo aperfeiçoar as rotinas do sistema de justiça criminal e de execução penal, utilizando-se metodologia especialmente elaborada e adaptada à realidade local a partir de levantamento previamente realizado pelo DMF/CNJ em parceria com o Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD).

O juiz Fábio Alfaia, coordenador do GMF/TJAM, frisou que os parâmetros observados pelo CNJ nos relatórios entregues na última sexta-feira serão devidamente atendidos. “O Acórdão do CNJ estabelece parâmetros que constituirão um dos eixos de atuação não apenas do GMF, mas do Tribunal como um todo, sobretudo a partir agora do exercício financeiro de 2023. Há situações desafiadoras que requerem, de fato, atenção por parte do Tribunal, e temos a confiança de que com apoio do DMF/CNJ e, claro, com suporte da Presidência como já tivemos do desembargador Pascarelli e que certamente teremos na próxima gestão, com a desembargadora Nélia Caminha, temos confiança que esses parâmetros serão devidamente atendidos”, disse o magistrado.

Reunião do GMF

Após a reunião de entrega dos relatórios por parte do CNJ, aconteceu, ainda na Sede do Tribunal, uma reunião em que o GMF/TJAM apresentou um relatório de suas atividades, incluindo aquelas desenvolvidas em parceria com o Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), no âmbito do Estado neste ano. O presidente do GMF/TJAM, desembargador Elci Simões, explicou que foi uma oportunidade para demonstrar o trabalho que vem sendo realizado junto ao sistema prisional.

O presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Amazonas (GMF/TJAM) comentou que a reunião com o desembargador Lanfredi serviu para demonstrar o trabalho realizado pelo GMF junto ao Tribunal de Justiça e ao sistema prisional.  

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a reunião entre o des. Luís Lanfredi, do CNJ, e os representantes do TJAM. Eles estão sentados em volta de uma grande mesa de madeira escura. Lanfredi está à cabeceira, à esquerda e, à direita, o presidente do GMF TJAM, des. Elci Simões. 

Paulo André Nunes

Foto: Raphael Alves e Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãomanchetePolíciaPolícia Civil
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fachada do TJAM 300x199 1 TJAM publica portaria sobre trabalho durante recesso forense
Próximo artigo 51956973369 f1027d51b9 o 720x407 1 Sine Manaus oferta 151 vagas de emprego nesta terça-feira, 6/12

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?