Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Tribunal de Justiça e Semed celebram acordo de cooperação técnica para realização de curso sobre Justiça Restaurativa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Tribunal de Justiça e Semed celebram acordo de cooperação técnica para realização de curso sobre Justiça Restaurativa
Judiciário

Tribunal de Justiça e Semed celebram acordo de cooperação técnica para realização de curso sobre Justiça Restaurativa

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
Restaura4

Restaura4

O objetivo do curso é oferecer subsídios aos professores e gestores das escolas municipais e assessores das DDZs para aplicação de práticas de Justiça Restaurativa no ambiente escolar.






Restaura2

Restaura

Restaura3Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) assinaram nesta quarta-feira (05/04) o Acordo de Cooperação Técnica n.º 005/2023 visando à realização do Curso de Introdução à Justiça Restaurativa em escolas da rede municipal para assessores das Divisões Distritais (DDZ).

A solenidade contou com a presença da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Picanço; do juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (Vems) e coordenador da Central de Justiça Restaurativa (CJR/TJAM), Luís Cláudio Cabral Chaves; e da secretária municipal de Educação, Dulcinéa Ester Pereira de Almeida.

Participaram também, pela Semed, o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luís Oliveira; a chefe do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), Amanda Melo, e o coordenador do Núcleo, Ricardo Simões.

O objetivo do curso é oferecer subsídios aos professores e gestores das escolas municipais e assessores das DDZs para aplicarem práticas de Justiça Restaurativa no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade, famílias, alunos e as pessoas que trabalham no espaço, garantindo uma inserção social mais solidária e cidadã. Além da resolução de conflitos, a Justiça Restaurativa ajuda os jovens a terem mais empatia pelos outros e a redescobrirem a autoestima, melhorando suas relações interpessoais.

Os cursos terão carga horária de 15 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas, e serão ministrados por servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas, com formação em Justiça Restaurativa.

O plano de ação do projeto envolverá a apresentação da Justiça Restaurativa a assessores e pedagogos das DDZs em ciclos de 25 pessoas, sendo formação por DDZ. Os cursos terão duração de dois dias e, posteriormente, haverá atividades de formação a assessores da Semed (sede). A Secretaria Municipal terá a responsabilidade de oferecer o local para a capacitação e, quando se tratar da DDZ, também transporte dos instrutores do curso às comunidades selecionadas.

Uma atividade de apresentação do Justiça Restaurativa está marcada para a próxima quarta-feira (12/03), na área ribeirinha do Tarumã-Açú, para assessores distritais e pedagogos com a participação do juiz Luís Cláudio Cabral Chaves e equipe da Vems e da CJR/TJAM, com profissionais da Semed.

“Vamos apresentar a prática da Justiça Restaurativa inicialmente para as escolas ribeirinhas e depois vamos trazer para a sede do município de Manaus, considerando as zonas mais populosas da capital, primeiramente para as zonas Norte e Leste e até chegar ao Centro da cidade”, detalhou o magistrado.

O titular da Vems e juiz coordenador da CJR/TJAM destaca que o Justiça Restaurativa atua em três frentes: a prevenção nas escolas; nos processos propriamente ditos; e capacitando os profissionais da Prefeitura para que depois eles próprios sejam multiplicadores e não precisarem mais da intervenção do Tribunal de Justiça. “Quando a Justiça atua nos processos o fato já ocorreu, e com a Semed faremos a prevenção, antes que os problemas ocorram. Vamos às escolas enfrentar questões como o bullying, por exemplo, que está na origem de muitos dos atentados que ocorrem hoje nas escolas. Precisamos atuar preventivamente, utilizando as práticas restaurativas, antes que as coisas aconteçam, porque depois é um assunto para a polícia”, disse Luís Cláudio.

Parceria

Conforme a secretária municipal de Educação, Dulcinéa Almeida, a parceria entre Semed e Poder Judiciário vem em um momento onde é preciso restabelecer a ordem e a segurança no âmbito escolar e fora dele.

“A parceria entre os poderes traz, neste sentido, no momento em que nós vivemos, uma insegurança enorme não só fora das escolas como também dentro, a situação dos nossos adolescentes, dos nossos professores, da comunidade precisando que tenham informações e ações que escutem. Esse projeto aqui vem coincidir exatamente no momento em que necessitamos muito que a justiça, a ordem e a segurança sejam restabelecidas, que possamos transmitir aos alunos e à comunidade pedagógica escolar e à comunidade como um todo que nós estamos trabalhando. Agradeço muito a iniciativa do Tribunal de Justiça, da Semed através da Dage e do Nupi, que é o nosso núcleo de Psicologia, e com certeza vão sair bons frutos dessa parceria”, comentou a secretária da Semed.

Criação

A Central de Justiça Restaurativa foi criada pela Resolução n.º 17/2021, que disciplina a política judiciária de Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário do Amazonas, observando, entre outras diretrizes, a Resolução n.º 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa. De acordo com a resolução, “a justiça restaurativa constitui-se como um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência”.

O artigo 1.º da Resolução n.º 17/2021 trata que a implementação da Política de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amazonas será norteada pelas diretrizes de disseminação da cultura dos procedimentos restaurativos para a sociedade; formação continuada de multiplicadores e facilitadores em Justiça Restaurativa; articulação interinstitucional; fortalecimento da infraestrutura necessária e; difusão e expansão da Justiça Restaurativa.


#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a reunião entre os representantes do TJAM e da Semed para a assinatura do acordo de cooperação técnica. A presidente da Corte, des.ª Nélia Caminha (à cabeceira da mesa, de blazer cinza), a secretária municipal de Educação, Dulcinéia Almeida (à esquerda, de blusa verde) e o juiz Luís Cláudio Chaves (à direita) estão sentados, com os demais representantes das duas instituições, em torno de uma ampla mesa de madeira As duas gestores assinam o documento que formalizou a parceria entre o Judiciário Estadual e a Semed.


Paulo André Nunes

Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FB IMG 1680717589992 Cabo Maciel comemora decisão que garante 50% das vagas dos cursos de saúde da UEA para o interior do Amazonas
Próximo artigo E3B3E819 9548 4710 AD96 66B16CB2F7EF Cabo Maciel destaca avanços da categoria nos 186 anos da Polícia Militar do Estado do Amazonas

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?