Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Tribunal de Justiça divulga a interessados em ingressar como amici curiae em IRDR
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Tribunal de Justiça divulga a interessados em ingressar como amici curiae em IRDR
TJAM

Tribunal de Justiça divulga a interessados em ingressar como amici curiae em IRDR

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 20 de junho de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

Objetivo é definir competência para processar e julgar demandas propostas de forma individual, cujo valor seja inferior a 60 salários mínimos, sobre direitos ou interesses difusos e coletivos.


O Tribunal de Justiça do Amazonas instaurou Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) para analisar a competência para processar e julgar demandas propostas de forma individual, cujo valor seja inferior a 60 salários mínimos, sobre direitos ou interesses difusos e coletivos contra os Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios, além de autarquias, fundações e empresas públicas a eles vinculadas.

Devido à natureza vinculante da decisão que será tomada, a relatora do processo (n.º 4006799-71.2021.8.04.0000), desembargadora Vânia Marinho, determinou a ampliação do contraditório, a fim de que possíveis interessados venham a ingressar no feito na condição de amici curiae.

A habilitação de amicus curiae, que pode ser traduzido como “amigo da corte”, é prevista no artigo 138 do Código de Processo Civil (Lei n.º 13.105/2015) que trata da solicitação ou admissão de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 dias da intimação.

A intimação do despacho foi disponibilizada no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 01/06 e os interessados têm prazo de 15 dias para se manifestar, com habilitação no processo indicado, peticionando no Sistema de Automação do Judiciário de 2.º Grau (SAJ-SG5).

O incidente foi suscitado pelo Estado do Amazonas e, de acordo com a Procuradoria-Geral do Estado, isso foi feito após o órgão observar a proposição de ações por militares estaduais a fim de receber os valores retroativos decorrentes da aplicação do percentual de 9,27% de revisão salarial anual previsto na Lei Ordinária de n.º 4.618/2018, aplicado em 01/01/2021.

Quando foi admitido o incidente, em fevereiro deste ano, o Núcleo de Demandas Repetitivas da Procuradoria do Pessoal Militar da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas recebeu inicialmente 4.189 processos, com 14 mil intimações posteriores.

Tais ações foram apresentadas tanto para Juizado de Fazenda Pública, como para Vara de Fazenda Pública, os quais têm se manifestado de formas variadas quanto à competência para o processamento e julgamento das mesmas, seja pelo valor da causa ou por entender que trata-se de direito coletivo stricto sensu.

Com a admissão do IRDR, os processos relacionados ao tema em tramitação no âmbito estadual estão suspensos até seu julgamento.

 

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra um martelo de madeira, com um efeito dourado (simbolo das decisões judiciais). Por trás dele é possível ver uma pequena balança dourada (outro símbolo da justiça) e um livro com as páginas abertas. No canto superior direito da imagem está escrito, em letras brancas: “Amice Curiae”, que pode ser traduzido para “amigos da corte”.

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: reprodução da internet

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus e TJAM iniciam tratativas para agilizar processos envolvendo pessoas idosas

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

Por
18 de novembro de 2024
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?