Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário
TJAM

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Secretaria de Auditoria Interna do TJAM representará o Tribunal no Comitê, período do biênio 2022/2024.


 

A Coordenadoria de Gestão do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o resultado final da eleição dos membros do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud) para o biênio 2022/2024. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) estará representado pela secretária de Auditoria Interna da Corte,  Nabiha Monassa Abinader da Rocha.

O SIAUD-Jud foi instituído pela Resolução CNJ n.º 308/2020 e é composto pela Comissão Permanente de Auditoria e pelo Comitê de Governança e Coordenação do Siaud-Jud, reunindo 18 dirigentes de unidades de auditoria em tribunais de todos os segmentos da Justiça.

Nabiha Monassa explica que para o TJAM é muito importante integrar esse comitê, pois em 2020 o CNJ entendeu que o controle interno deveria ser mais fortalecido no Poder Judiciário e, por isso, criou sistemas de auditoria como pilar do sistema constitucional de controle interno.

“Foi por meio da Resolução n.° 308 que esse sistema de auditoria foi criado. Em seguida, a Resolução n.° 309 definiu as atribuições para os auditores internos e determinou que os tribunais e suas Secretarias de Auditoria Interna se orientassem por um código de ética. O TJAM adotou todas essas providências”, frisou a secretária. Ela salientou que, diante da criação do SIAUD-Jud, o CNJ instituiu um comitê, com a participação democrática dos tribunais, para que esses órgãos pudessem levar ao Conselho suas pautas e discutir melhor as medidas de padronização e uniformização das auditorias do Poder Judiciário Nacional’’, explicou Nabiha.

Entre as diversas atribuições do Comitê está a discussão de assuntos técnicos de auditoria interna, com a execução de auditorias simultâneas por parte de todas as unidades de auditoria do Poder Judiciário. As propostas construídas no âmbito do Comitê, voltadas para a regulamentação sobre matéria de auditoria interna e para a elaboração de notas técnicas, documentos e formulários, devem passar sempre pela Comissão Permanente de Auditoria.

Nabiha também salienta que para haver de fato uma produtividade sem entraves, é necessário um trabalho conjunto entre auditor e auditado. “Toda a equipe de servidores da Secretaria de Auditoria Interna tem papel fundamental nas atividades de auditoria. Os colegas foram incentivadores para que a gente pudesse se candidatar e participar da composição do Comitê. Vamos contar também com o apoio de todos os servidores do Tribunal, porque o auditado tem um papel muito importante para que a auditoria perceba como chegar à ponta final’’, afirmou a secretária.

Os outros integrantes do Comitê no biênio 2022-2024 são: o servidor do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR ), Kelvem Márcio Melo de Almeida; o representante de unidade regional da Justiça Federal, Wolfgang Striebel do TRF da 4.ª Região; dois representantes de unidade regional da Justiça Eleitoral,  Alessandra Falcão Gutierres de Souza, do TRE/MS e Rejane Assis Lima da Fonseca, do TRE/RO; Paulinéa Marise Lima de Araújo, do TRE/RN; dois representantes da unidade regional da Justiça do Trabalho, sendo Denise Hollanda Costa Lima, do TRT da 1.ª Região e Carolina Feuerharmel Litvin, do TRT da 4.ª Região; dois dirigentes de órgão regional singular dentre os tribunais de grande porte classificados conforme o relatório Justiça em Números do ano de 2021, sendo Sthefania Mendonça Rodrigues, do TJRJ e Renato Yoshinobu Kuba,  do TJSP; dois dirigentes de órgão regional singular dentre os tribunais considerados de médio porte, sendo Daniela Lucas Ribeiro de Ávila,  do TJDFT e Paulo Hibernon Pessoa Gouveia de Melo, do TJPE.

Os membros do Comitê devem se reunir na primeira reunião pós-eleição, dia que irão tomar posse, indicada como a 7.ª Reunião Ordinária, no próximo dia 29 de julho, às 14h, por meio da plataforma virtual Cisco Webex com link de acesso restrito aos membros.

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mosta a equipe da Secretaria de Auditoria Interna do TJAM, com o presidente da Corte, desembargador Flávio Pascarelli (de terno). Todos estão de pé, olhando para a câmera e secretária Nabiha está ao lado do presidente. 

 

Amanda Bulcão e Sandra Bezerra

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Tags:manchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vacina contra a Covid-19 será disponibilizada pela Prefeitura de Manaus em 11 endereços neste sábado, 23/7
Próximo artigo Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás

Comissão de Acessibilidade e Inclusão divulga relatório de atividades

3 anos atrás

Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária

Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019

Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro

TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional

Terceira Câmara Cível aumenta indenização em caso de perda de visão de paciente

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?