Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM recebe exposição itinerante sobre empoderamento econômico, autonomia e direitos da mulher  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TJAM recebe exposição itinerante sobre empoderamento econômico, autonomia e direitos da mulher  
Judiciário

TJAM recebe exposição itinerante sobre empoderamento econômico, autonomia e direitos da mulher  

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A exposição, instalada no hall do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcellos, foi aberta ao público na manhã de segunda-feira (15/05) e permanecerá no local até o próximo dia 19 de maio.


O Tribunal de justiça do Amazonas sediará, de 15 a 19 de maio, no hall do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcellos, no bairro São Francisco, zona Sul, a exposição itinerante “Direito Delas! Dinheiro, Poder e Autonomia”. A passagem da exposição no fórum é uma parceria entre a Comissão de Participação Feminina do TJAM e o Consulado Honorário da Suécia em Manaus, com o apoio da embaixada da Suécia no Brasil.

A abertura oficial da mostra aconteceu na manhã de segunda-feira (15/05), com a presença da vice-presidente do TJAM, desembargadora Joana Meirelles; da presidente da Comissão de Participação Feminina do TJAM, desembargadora Carla Reis; da cônsul honorário Gisélle Vilela Lins Maranhão, do Consulado da Suécia e reitora da Universidade Nilton Lins; da desembargadora Graça Figueiredo, ouvidora da Mulher e coordenadora estadual da Mulher em Situação de violência doméstica, do TJAM; da desembargadora Mirza Telma Cunha, além de juízes e servidores do Tribunal.

“A exposição aborda um tema atual e que é de suma importância para nós, mulheres, mas o foco deste evento é alcançar a sociedade de um modo geral. Em um tempo não muito distante a vida política e acadêmica era um privilégio somente destinado aos homens. Para as mulheres cabiam tarefas muito mais ligadas à realidade doméstica do que à intelectual. Estudo, voto e cargos profissionais de destaque, por exemplo, eram ideais distantes. Graças a lutas e diversos movimentos País afora, a moldura e a imagem desse quadro mudou significativamente de perspectiva, inclusive, graças ao pioneirismo de corajosas mulheres”, disse a desembargadora Carla Reis.

A magistrada também pontuou os obstáculos para alcançar a independência ainda presentes no dia a dia de muitas mulheres, como a desigualdade salarial, a falta de oportunidade de emprego, a discriminação no mercado de trabalho e a falta de oportunidades, que as coloca economicamente dependente de parceiros, maridos e familiares.

“Diante desse cenário é imprescindível reconhecer que dinheiro, poder e economia são elementos fundamentais para igualdade de gênero e transformações sociais. Nós, mulheres, temos lutado por décadas para termos acesso a esses recursos e embora ainda haja muito a ser feito é encorajador ver que, cada vez mais, conquistamos independência financeira, ocupamos cargos de liderança e nos engajamos em movimentos sociais”, destacou Carla Reis em referência às questões abordadas na exposição.

Representando a embaixadora da Suécia no Brasil na abertura da exposição, a cônsul honorária Gisélle Lins afirmou que a pauta das conquistas femininas é prioritária e falou sobre a necessidade de investir em políticas públicas como parte da educação no Amazonas. “Essa é uma pauta de prioridade para a sociedade. A exposição aborda os direitos da Mulher, do empoderamento dela e de como a Suécia, que é um país extremamente desenvolvido, trabalha essa pauta, trabalha esse tema como política pública, sendo um exemplo a ser conhecido e replicado”, disse Gisélle Lins.

Originalmente designada “Her Rights – Money, Power, Autonomy”, a exposição é formada por 22 painéis que apresentam a cronologia e a história dos esforços da Suécia para fortalecer políticas progressistas e reformas legais, além de destacar o papel do movimento de mulheres no avanço pela conquista dos seus direitos, destacando a necessidade de ações na área da igualdade econômica de gênero.

A exposição passou por Recife, Brasília, São Paulo e chegou a Manaus no último mês de abril, quando foi instalada na Universidade Nilton Lins. De acordo com Gisélle Lins, estão sendo feitas tratativas para que seja levada a vários outros órgãos, como a Fapeam, a Secretaria Municipal de saúde e a Assembleia Legislativa do Amazonas.

“Nossa intenção é que a exposição possa chegar a vários espaços e alcançar o máximo de pessoas, com a finalidade de sensibilizar, principalmente, os setores que são formadores de opinião e que podem ajudar a diminuir as condutas que contribuem para a desigualdade de gênero. A mostra oferece um panorama de como a Suécia trabalha essa temática, em vários setores, como na política, na educação, nas questões de saúde”, frisou Gisélle.


#PraTodosVerem: 


Sandra Bezerra e Jéssica Rebello

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:ManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Visitas técnicas às obras do ‘Nosso Centro’ alinham projeto detalhado a futuros usos de prédios
Próximo artigo Aleam presta homenagem à desembargadora Joana Meireles em sessão alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?