Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM participa de eventos nacionais da área da Infância e da Juventude, em João Pessoa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > TJAM participa de eventos nacionais da área da Infância e da Juventude, em João Pessoa
TJAM

TJAM participa de eventos nacionais da área da Infância e da Juventude, em João Pessoa

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Dentre os eventos o “XX Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude”, no qual o TJAM foi representado pela desembargadora Joana Meirelles.


 

Coordenadores2

Coordenadores3

O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) participou nesta semana, em João Pessoa (PB), de uma série de eventos da área de Infância e da Juventude: o “XXVII Congresso da Abraminj” (Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude); o “XX Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de justiça”; o “XXIX Fonajuv” (Fórum Nacional da justiça Juvenil) e o “XII Fonajup (Fórum Nacional da justiça Protetiva)”.

 Além da coordenadora da Infância e da Juventudo do TJAM, desembargadora Joana Meirelles, participam da programação a juíza Rebeca de Mendonça Lima, titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível de Manaus; a juíza Bárbara Marinho, titular da 2.ª Vara da Comarca de Tabatinga; o juiz Eliezer Fernandes Júnior, titular do Juizado da Infância e da Juventude – Infracional de Manaus; e o juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, titular da Vara de execução de Medidas Socioeducativas da capital.

 Foram três dias de atividades, iniciadas na segunda-feira (13/06) e concluídas nesta quarta-feira (15), com a realização de diversas palestras, painéis de discussão e reuniões para deliberações administrativas, além de formulação e votação de enunciados. Na segunda-feira, na programação do Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude, os princ ipais temas abordados foram: “Audiências Concentradas e a essencialidade dos princípios do SINASE na execução de Medidas Socioeducativas – Aspectos práticos para a observância da Recomendação n.º 98 de 26/05/2021”; e “O Papel das Coordenadorias da Infância e Juventude nos Tribunais de justiça da Federação no aspecto da padronização da infraestrutura mínima da atividade jurisdicional especializada – Resolução n.º 94/09-CNJ e cumprimento da Meta Nacional n.º 11 para 2022”.

“O evento foi muito proveitoso no sentido de discutir problemas que são comuns a todos os Tribunais para o enfrentamento das questões relacionadas à Infância e à Juventude, tanto na área protetiva quanto na infracional e na socioeducativa, como é o caso da carência das equipes psicossociais, de fluxos de atendimento bem definidos. Foi dito claramente que os juízes da área da Infância e da Juventude têm de trabalhar em parceria com a REDE de Proteção a esse público infantojuvenil. Sem essa parceria ninguém consegue fazer nada. É preciso buscar o apoio dos Centros de Referência de assistência social – os CRASs e os CREASs –; é preciso ter fluxo para a semiliberdade dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; é necessário cuidado com a ‘alimentação’ dos dados no Sistema Nacional de adoção, enfim, questões para as quais precisamos estar vigilantes e buscando soluções”, afirmou a desembargadora Joana Meirelles.

Titular da 2.ª Vara de Tabatinga, a juíza Bárbara Marinho, uma das magistradas representantes do Amazonas no evento enfatizou a importância dos temas discutidos na programação. “O evento foi de suma importância para os juízes que atuam na área da infância e da juventude, tanto na questão protetiva como infracional, pois aqui estão os juízes de todos os locais do Brasil, que apesar de viverem realidades extremamente distintas e contarem com REDE de proteção também igualmente distintas, conseguem se unir para debater sobre boas práticas e dá sugestões também para como resolver problemas que são tão particulares dos processos que envolvem infância e juventude”, disse a magistrada.

Na pauta do “XII Fonajup” destacaram-se os temas: “Danos Transindividuais decorrentes da violação ao Sistema Nacional de adoção” ; e “Impactos do Juízo 100% Digital na Jurisdição da Infância e Juventude”.

Na pauta do “XXIX Fonajuv”, por sua vez, os destaques foram para os temas “execução Provisória da Medida Socioeducativa: uma questão controversa” e “(In)Constitucionalidade da Condução Coercitiva do Representado (ECA, artigo 187) e seus efeitos”. Também houve a apresentação dos trabalhos da comissão formada para elaboração de proposta de Resolução a respeito da audiência preliminar de atendimento inicial com a possibilidade de realização da audiência apresentação do adolescente (ECA, artigo 184) no mesmo ato.

 

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a desembargadora Joana Meirelles (ela é a quarta na fila da frente, da direita para a esquerda)  

 

Fotos: TJPB

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:   [email protected]

Tags:ManausTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Parintins, Ipaam dá apoio ao Curso de Capacitação de Brigadista Florestal
Próximo artigo Aadesam torna público processo seletivo para projeto em parceria com a Amazonastur

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás
Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras
Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária
Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019
Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro
TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?