Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM lança pedra fundamental do “Centro de Práticas Pedagógicas Desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TJAM lança pedra fundamental do “Centro de Práticas Pedagógicas Desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza”
Judiciário

TJAM lança pedra fundamental do “Centro de Práticas Pedagógicas Desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza”

2 anos atrás
Compartilhar
9 Min Lidos
Justica 2 300x200 2 150x150 1

O Centro irá abrigar toda a estrutura da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e da Escola Judicial do Amazonas (Ejud).


O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou na manhã desta quinta-feira (10/08) o lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras de construção do “Centro de Práticas Pedagógicas Desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza”, onde passará a funcionar toda a estrutura da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e da Escola Judicial do Amazonas (Ejud), que hoje dividem o espaço com outros setores do TJAM no Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes.

O local, que deverá ser inaugurado até dezembro de 2024, receberá o nome da desembargadora Liana Mendonça, como homenagem póstuma à magistrada, falecida em maio de 2022. A procuradora de Justiça e filha de Liana, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza e demais familiares participaram da cerimônia. 

O novo prédio será construído ao lado da Sede do TJAM, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Sul, em terreno que pertence ao Poder Judiciário. 

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra contou com a presença da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge; do diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli; do diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera; dos desembargadores João de Jesus Abdala Simões, Elci Simões de Oliveira, Maria das Graças Figueiredo, Paulo César Caminha e Lima, Vânia Marinho, Cláudio Roessing, Onilza Gerth, Mirza Telma Cunha e Luiza Cristina Marques; de juízes e servidores do TJAM; do secretário-geral de Administração do Tribunal, Chrystiano Lima; do secretário de Infraestrutura do TJAM, Rommel Akel; da  defensora pública do Estado  Maria de Fátima Loureiro; da presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão Amazonas, juíza Lúcia Viana; do presidente em exercício da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, advogado Júlio Antônio Lopes; do vice-presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), do juiz de Direito Luiz Márcio Nascimento Albuquerque; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Jean Cleuter Simões Mendonça. 

Durante o lançamento, a desembargadora Nélia Caminha e familiares da desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza colocaram dentro de uma “cápsula do tempo”, um exemplar de um  jornal impresso desta quinta-feira, 10 de agosto de 2023;  a planta do projeto da obra, um texto em (release) trazendo as informações do evento; o script da cerimônia e; a lauda do discurso da presidente do TJAM. A cápsula foi enterrada no espaço da pedra fundamental.

“É com imensa satisfação que nos reunimos nesta cerimônia para compartilhar mais uma conquista significativa para o Poder Judiciário do Estado do Amazonas. Hoje, realizamos o lançamento da pedra fundamental que marcará o início das obras de construção do Centro de Práticas Pedagógicas Desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza. Ela nos deixou vários exemplos, dentre eles a sua coragem, sua determinação, e a preocupação constante com os mais vulneráveis. E seu comprometimento com o jurisdicionado, tanto da capital quanto do interior do Estado, condutas estas que ajudaram a construir e enriquecer a magistratura do Amazonas. Esta homenagem é uma forma de reconhecimento e eternizar sua grandeza que apontará neste Tribunal que tanto amou, honrou e se dedicou”, disse a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge.

Nélia Caminha também ressaltou que a obra é um passo importante na contínua busca pela excelência na formação dos magistrados, servidores, bem como na melhoria dos serviços prestados à população pelo Judiciário Estadual. “Estamos investindo no aprimoramento da Justiça e no fortalecimento das bases que sustentam o Estado de Direito em nossa região, e com profissionalismo, dedicação e ética continuaremos a trilhar o caminho de excelência do serviço à sociedade e da promoção da Justiça para todos”, afirmou ela.

Em nome da família, a procuradora de Justiça Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza agradeceu a homenagem à sua mãe e disse que conseguindo superar todas as adversidades, Liana conseguiu chegar ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas, “onde não se chega à toa e não é fácil a conquista”.  “Agradeço, com muita humildade e amor no coração, a todos os presentes aqui neste lançamento, pois vocês são a extensão da minha mãe e não há como não deixar de lembrar dela nestes corredores do Tribunal”, disse Anabel. 

Importância    

Para o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, “o lançamento da obra é uma grande conquista para o Poder Judiciário amazonense pois as duas escolas já têm pelo menos duas décadas de existências e sempre os seus professores e alunos estiveram em lugares improvisados, provisórios, então, esse é o momento de termos algo definitivo e com todas as condições para melhorarmos a Educação na magistratura e para os servidores”.

O diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera, destacou a importância da obra para a Escola e visando ao bom desempenho da prestação jurisdicional. “A Ejud precisa de um espaço físico maior para atender às suas finalidades. Atualmente, está comprimida em um espaço pequeno, no prédio anexo da sede do Tribunal de Justiça, e como temos grandes atividades em desenvolvimento, e outras todas projetadas para acontecer, é fundamental que tenhamos mais espaço físico. Essa obra é fundamental para o bom desempenho da prestação jurisdicional; para o Poder Judiciário cumprir a sua função institucional. A Ejud tem 3 mil servidores para cuidar, treinando, capacitando e preparando para cumprir as suas funções”, disse o desembargador Bandiera.

A obra

O “complexo pedagógico, conforme projeto de infraestrutura, abrangerá um prédio com quatro pavimentos e térreo.  O térreo contemplará ambientes como: auditório adaptado para o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD); sala para T.I, Central de Processamento de Dados; sala de som; banheiros e outros ambientes. 

O primeiro e o segundo pavimentos vão contemplar a secretaria da Esmam; secretaria da Ejud; cinco salas de aulas; salas para professores, dos coordenadores e diretores; sala para reunião; banheiros e outros ambientes. O terceiro e o quarto pavimentos contemplarão: biblioteca; Central de Processamento de Dados; salas de estudo; área técnica; banheiros e outros ambientes. E toda a construção será dotada de medidas de acessibilidade, bem como de segurança. 

De acordo com o secretário de infraestrutura do Tribunal de Justiça, Rommel Akel, a obra está a cargo da Construtora SBA e deverá ser entregue até o final da gestão da desembargadora Nélia Caminha Jorge, ou seja, até dezembro de 2024. O secretário frisou que, apesar do cronograma apertado, uma vez que se trata de um prédio grande, de 6 mil metros quadrados, a empresa já está ciente e se preparando para cumprir os prazos. 

“Essa obra vai liberar espaço e dar não apenas maior conforto para as atividades das duas escolas, mas vai também liberar espaço para os setores administrativos que hoje estão no Anexo e para a própria torre (o Edifício Arnoldo Péres) onde ficam os desembargadores e outros setores. É em efeito cascata, vamos resolver praticamente de uma vez por todas nossa deficiência de espaço aqui na Sede”, explica Rommel.

 

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20230418170030937 768x512 1 Comissão aprova projeto que destina 25% de fundo da criança para primeira infância
Próximo artigo IMG 8849 PL da Dra. Mayara prevê reserva de mesas para autistas em restaurantes no Amazonas

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?