Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM inaugura novo fórum de Carauari, que recebeu o nome do desembargador Djalma Martins da Costa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TJAM inaugura novo fórum de Carauari, que recebeu o nome do desembargador Djalma Martins da Costa
Judiciário

TJAM inaugura novo fórum de Carauari, que recebeu o nome do desembargador Djalma Martins da Costa

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

As instalações da unidade judiciária seguem o NOVO padrão arquitetônico idealizado pelo TJAM para as comarcas do interior, com elementos ecológicos, materiais de baixo custo de manutenção e fachada mais moderna.


 

 

 Com a presença do corregedor-geral de justiça, desembargador Jomar Fernandes, representando a presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (11/10), o NOVO Fórum de justiça da Comarca de Carauari (município distante 702 quilômetros de Manaus).

A unidade judiciária leva o nome do desembargador aposentado Djalma Martins da Costa, que faleceu em 1.º de abril de 2021 em decorrência de complicações da covid-19.

Além do desembargador Jomar Fernandes, a solenidade de inauguração contou com a presença do juiz de Direito titular da Vara Única da Comarca de Carauari, Jânio Tutomu Takeda; do prefeito de Carauari, Bruno Ramalho; do promotor de justiça Eduardo Gabriel, representando o Ministério Público do Amazonas; do vice-prefeito do Município, José Cardoso Maia; do presidente da Câmara Municipal de Carauari, vereador Etevaldo Avelino Lobo e de demais autoridades.

O corregedor disse ser uma grande honra fazer parte da solenidade, carregada de simbolismo, no que diz respeito aos desafios de garantir e de concretizar o direito fundamental de acesso à justiça. “Este momento é simbólico não apenas por celebrar a construção de um NOVO edifício público, mas também por nos fazer lembrar do quão essenciais são as iniciativas de fortalecimento do poder judiciário e de aperfeiçoamento do serviço jurisdicional, incluindo-se a estruturação das comarcas do interior do estado”, afirmou Jomar Fernandes.

O desembargador acrescentou que a entrega da obra também representa um ato de resgate e o cumprimento de um dever, por parte do Tribunal de justiça do Amazonas, que agora, “sob a gestão da desembargadora Nélia Caminha Jorge, concretiza o compromisso outrora assumido, além de ser uma grande conquista do jurisdicionado carauariense”.

Em nome do Tribunal, o corregedor agradeceu à Prefeitura Municipal de Carauari, pela cooperação com o Poder Judiciário, ao realizar a doação do terreno para a construção do fórum; estendeu os agradecimentos ao juiz Jânio Tutomo Takeda, e aos servidores lotados na comarca, pela inestimável contribuição do Judiciário naquela região. E encerrou fazendo referência ao desembargador Djalma Martins: “É oportuna a homenagem ao saudoso amigo desembargador Djalma Martins da Costa, que dá nome ao NOVO fórum. Ele nos deixou há apenas dois anos, após 32 anos de magistratura. Todavia, as marcas e os frutos de seu trabalho em prol da promoção da justiça permanecem indeléveis na história do Judiciário amazonense”.

O Fórum de Carauari é o segundo a ser entregue neste primeiro ano de gestão da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge. Em 22 de setembro último, foi reinaugurado o Fórum de justiça da Comarca de Manacapuru “Desembargador Giovanni Figliuolo”, que passou por obras de revitalização.

O NOVO fórum está localizado no quilômetro 3 da Estrada do Gavião, zona rural, em uma área de 900 metros quadrados doada pela Prefeitura Municipal de Carauari. Anteriormente, o Fórum funcionava na avenida Floriano Peixoto, 1.247, no Centro da cidade, e levava o nome do desembargador José Antônio Floresta Bastos.

A obra segue o NOVO padrão arquitetônico do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) para as comarcas do interior, que traz elementos ecológicos e que destacam a sustentabilidade; materiais de baixo custo de manutenção; novos espaços físicos e fachada mais moderna.

A estrutura é composta por espaço para Tribunal do Júri, duas Varas e salas para demais setores que compõem o fórum, como secretaria, além de espaço destinado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), defensoria pública do Estado (DPE/AM) e Ministério Público do Estado (MPE/AM).

“A estrutura do NOVO Fórum de Carauari traz, também, uma visão ecológica, incluindo previsão para captação de água da chuva para utilização interna, além de estrutura moderna e de baixo custo de manutenção. E a obra é preparada para receber placas solares no futuro”, explica o secretário de infraestrutura do TJAM, Rommel Akel, ao destacar que a mudança para o NOVO padrão visa à economia.

O modelo do NOVO Fórum de Carauari segue o mesmo padrão do inaugurado ano passado na Comarca de NOVO Airão e do que está sendo construído em Humaitá, este último com previsão de ser entregue no segundo semestre de 2024. A Comarca de Iranduba também contará com um NOVO fórum para o segundo semestre no próximo ano, mas este encontra-se em fase final de licitação.

Homenagem

Homenageado com o nome do Fórum de Carauari, Djalma Martins da Costa faleceu aos 75 anos na tarde do dia 1º de abril de 2021. Ele havia se aposentado por atingir a idade limite para o exercício da judicatura, sendo magistrado proveniente do quinto constitucional. Foi presidente do Tribunal de justiça do Amazonas no biênio 2000/2002, além de ter dedicado mais de três décadas ao exercício da magistratura, sendo reconhecido pela comunidade amazonense por seus conhecimentos jurídicos e formação humanística.

Natural de Boca do Acre (distante 1.038 km de Manaus), Djalma Martins atuou como promotor e procurador de justiça no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Foi vice-presidente, corregedor-geral e presidente do TRE/AM.

Foi o primeiro diretor da escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), instituição fundada em 23 de janeiro de 1997.

 

 

 

Paulo André e Acyane do Valle

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Boca do AcreCarauariEstado do AmazonasHumaitáIrandubaManacapuruManausNovo Airão
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ”Para mim é muito importante ganhar o Merenda em Casa”, comemora mãe de estudante da rede estadual
Próximo artigo Dan Câmara afirma que a imersão no Médio e Alto Solimões revela um Amazonas isolado

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?