Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: TJAM inaugura novo fórum de Carauari, que recebeu o nome do desembargador Djalma Martins da Costa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TJAM inaugura novo fórum de Carauari, que recebeu o nome do desembargador Djalma Martins da Costa
Judiciário

TJAM inaugura novo fórum de Carauari, que recebeu o nome do desembargador Djalma Martins da Costa

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 11 de outubro de 2023
7 Min Lidos
Compartilhar

As instalações da unidade judiciária seguem o novo padrão arquitetônico idealizado pelo TJAM para as comarcas do interior, com elementos ecológicos, materiais de baixo custo de manutenção e fachada mais moderna.


 

 

 Com a presença do corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, representando a presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (11/10), o novo Fórum de Justiça da Comarca de Carauari (município distante 702 quilômetros de Manaus).

A unidade judiciária leva o nome do desembargador aposentado Djalma Martins da Costa, que faleceu em 1.º de abril de 2021 em decorrência de complicações da covid-19.

Além do desembargador Jomar Fernandes, a solenidade de inauguração contou com a presença do juiz de Direito titular da Vara Única da Comarca de Carauari, Jânio Tutomu Takeda; do prefeito de Carauari, Bruno Ramalho; do promotor de justiça Eduardo Gabriel, representando o Ministério Público do Amazonas; do vice-prefeito do Município, José Cardoso Maia; do presidente da Câmara Municipal de Carauari, vereador Etevaldo Avelino Lobo e de demais autoridades.

O corregedor disse ser uma grande honra fazer parte da solenidade, carregada de simbolismo, no que diz respeito aos desafios de garantir e de concretizar o direito fundamental de acesso à justiça. “Este momento é simbólico não apenas por celebrar a construção de um novo edifício público, mas também por nos fazer lembrar do quão essenciais são as iniciativas de fortalecimento do poder judiciário e de aperfeiçoamento do serviço jurisdicional, incluindo-se a estruturação das comarcas do interior do estado”, afirmou Jomar Fernandes.

O desembargador acrescentou que a entrega da obra também representa um ato de resgate e o cumprimento de um dever, por parte do Tribunal de Justiça do Amazonas, que agora, “sob a gestão da desembargadora Nélia Caminha Jorge, concretiza o compromisso outrora assumido, além de ser uma grande conquista do jurisdicionado carauariense”.

Em nome do Tribunal, o corregedor agradeceu à Prefeitura Municipal de Carauari, pela cooperação com o Poder Judiciário, ao realizar a doação do terreno para a construção do fórum; estendeu os agradecimentos ao juiz Jânio Tutomo Takeda, e aos servidores lotados na comarca, pela inestimável contribuição do Judiciário naquela região. E encerrou fazendo referência ao desembargador Djalma Martins: “É oportuna a homenagem ao saudoso amigo desembargador Djalma Martins da Costa, que dá nome ao novo fórum. Ele nos deixou há apenas dois anos, após 32 anos de magistratura. Todavia, as marcas e os frutos de seu trabalho em prol da promoção da justiça permanecem indeléveis na história do Judiciário amazonense”.

O Fórum de Carauari é o segundo a ser entregue neste primeiro ano de gestão da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge. Em 22 de setembro último, foi reinaugurado o Fórum de Justiça da Comarca de Manacapuru “Desembargador Giovanni Figliuolo”, que passou por obras de revitalização.

O novo fórum está localizado no quilômetro 3 da Estrada do Gavião, zona rural, em uma área de 900 metros quadrados doada pela Prefeitura Municipal de Carauari. Anteriormente, o Fórum funcionava na avenida Floriano Peixoto, 1.247, no Centro da cidade, e levava o nome do desembargador José Antônio Floresta Bastos.

A obra segue o novo padrão arquitetônico do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para as comarcas do interior, que traz elementos ecológicos e que destacam a sustentabilidade; materiais de baixo custo de manutenção; novos espaços físicos e fachada mais moderna.

A estrutura é composta por espaço para Tribunal do Júri, duas Varas e salas para demais setores que compõem o fórum, como secretaria, além de espaço destinado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Defensoria Pública do Estado (DPE/AM) e Ministério Público do Estado (MPE/AM).

“A estrutura do novo Fórum de Carauari traz, também, uma visão ecológica, incluindo previsão para captação de água da chuva para utilização interna, além de estrutura moderna e de baixo custo de manutenção. E a obra é preparada para receber placas solares no futuro”, explica o secretário de Infraestrutura do TJAM, Rommel Akel, ao destacar que a mudança para o novo padrão visa à economia.

O modelo do novo Fórum de Carauari segue o mesmo padrão do inaugurado ano passado na Comarca de Novo Airão e do que está sendo construído em Humaitá, este último com previsão de ser entregue no segundo semestre de 2024. A Comarca de Iranduba também contará com um novo fórum para o segundo semestre no próximo ano, mas este encontra-se em fase final de licitação.

Homenagem

Homenageado com o nome do Fórum de Carauari, Djalma Martins da Costa faleceu aos 75 anos na tarde do dia 1º de abril de 2021. Ele havia se aposentado por atingir a idade limite para o exercício da judicatura, sendo magistrado proveniente do quinto constitucional. Foi presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas no biênio 2000/2002, além de ter dedicado mais de três décadas ao exercício da magistratura, sendo reconhecido pela comunidade amazonense por seus conhecimentos jurídicos e formação humanística.

Natural de Boca do Acre (distante 1.038 km de Manaus), Djalma Martins atuou como promotor e procurador de Justiça no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Foi vice-presidente, corregedor-geral e presidente do TRE/AM.

Foi o primeiro diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), instituição fundada em 23 de janeiro de 1997.

 

 

 

Paulo André e Acyane do Valle

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Boca do AcreCarauariEstado do AmazonasHumaitáIrandubaManacapuruManausNovo Airão
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?