Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Implementação de projeto tecnológico para uso do metaverso em unidades judiciais do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Implementação de projeto tecnológico para uso do metaverso em unidades judiciais do Amazonas
Judiciário

Implementação de projeto tecnológico para uso do metaverso em unidades judiciais do Amazonas

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O metaverso, conforme conceitos dos especialistas em TI, mescla a “realidade aumentada” e os ambientes virtuais, podendo ser compreendido como uma “vivência” no espaço virtual.


Metaverso1

Metaverso2O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão discutindo uma parceria para buscar a implementação de um projeto-piloto do metaverso em unidades judiciais do Judiciário amazonense.

Os primeiros passos nesse sentido começaram com uma reunião realizada nesta semana, na sede da Corte de justiça, com a participação do presidente do Judiciário estadual, desembargador Flávio Pascarelli; do diretor da Faculdade de Direito da UEA, Alcian de Souza; do professor João da Mata Libório Filho, do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da UEA; da consultora Samara Menezes, representante da Fundação Muraki; da professora Waldeyde Magalhães, da Faculdade de ciências da saúde da UEA; e do professor Jeibson Justiniano, da Faculdade de Direito da UEA; além de assessores do TJAM.

Após uma exposição sobre o projeto, o presidente da Corte participou de uma demonstração, a fim de verificar como seria a experiência no metaverso e lembrou que esse recurso já está sendo adotado em tribunais brasileiros. A justiça Federal da Paraíba, no mês passado, realizou a primeira audiência judicial do Brasil em um ambiente virtual imersivo e hiper-realista, conforme o portal do Conselho Nacional de justiça (CNJ). Foi uma sessão conciliatória em que as partes (autora e ré), representadas pelos respectivos avatares customizados em 3D, firmaram um acordo, pondo fim a um processo que tramitava desde 2018.

Ainda conforme o CNJ, em julho deste ano a justiça Federal da Paraíba já havia promovido a primeira sessão simulada de conciliação do Brasil, no contexto do metaverso. O sucesso da experiência fez com que a instituição buscasse implementar o modelo, realizando uma audiência real. A execução de conciliações, por meio de imersão digital, tem amparo legal. “A Lei n.º 13.105/2015 (Código de Processo Civil) autoriza a prática de atos processuais por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real”, segundo o portal do CNJ.

Projeto

O diretor da escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Alcian de Souza, comentou a satisfação de uma parceria com o Tribunal de justiça do Amazonas nesse projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “A intenção é tentarmos desenvolver, junto com o Tribunal, esse projeto, conectando a Corte à realidade do metaverso e promovendo um desenvolvimento de vanguarda, que marcará a gestão do desembargador Pascarelli”, comentou.

O professor João da Mata Libório Filho, integrante do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, da UEA, explicou que o metaverso é uma tecnologia que, nos próximos anos, estará totalmente integrada ao cotidiano das pessoas, assim como os celulares hoje. “As pessoas que participarão de reuniões – hoje feitas por meio de plataformas e aplicativos que só possuem vídeo e áudio -, no metaverso, a imersão será muito maior, pois estarão dentro da sala virtual, integradas nesse ambiente. Hoje, na área de games, já existem jogos com esses recursos”.

Ainda segundo o professor, o metaverso faz uso de recursos da realidade virtual e realidade aumentada e cresceu mais de uns anos para cá porque anteriormente os recursos eram mais escassos. “Os celulares, por exemplo, não tinham o poder de processamento que hoje possuem; a internet também era mais lenta – de conexão sem fio. Nos últimos anos, com a melhoria nos processadores e outros acessórios, é possível ter uma qualidade de imagem muito parecida com a realidade. Nos próximos anos, as aplicações de vídeos, em Netflix, Amazon, dentre outras, todas vão ser baseadas no metaverso. As pessoas vão ter uma televisão na parede, por exemplo, e com o uso de óculos da realidade virtual para assistirem como se estivessem dentro da tela”, explicou o professor.

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a reunião entre os representantes do TJAM e da UEA. Eles estão todos sentados ao redor de uma grande mesa de madeira e acompanham a apresentação, na tela de um aparelho de TV, do projeto sobre adoção do metaverso pelas unidades judiciárias.

Acyane do Valle

Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasItacoatiaramancheteRealidade aumentada
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ação de paisagismo em trevo e praça do São Francisco
Próximo artigo Nova rodada de audiências concentradas em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?