Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM e Sejusc firmam parceria para levar o programa “Justiça Restaurativa” para Unidades do sistema socioeducativo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TJAM e Sejusc firmam parceria para levar o programa “Justiça Restaurativa” para Unidades do sistema socioeducativo
Judiciário

TJAM e Sejusc firmam parceria para levar o programa “Justiça Restaurativa” para Unidades do sistema socioeducativo

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Suscitando a resolução de conflitos por meio do diálogo e da cultura de paz, a partir da parceria, o programa “justiça Restaurativa” será levado a cinco unidades estaduais de atendimento, dentre as quais os centros socioeducativos: “Dagmar Feitosa” e “ Senador Raimundo Parente”.


 

O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) e a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) assinaram, nesta quinta-feira (14/09), um acordo de cooperação técnica por meio do qual, conjuntamente, providenciarão o desenvolvimento do programa “justiça Restaurativa” em Unidades do sistema socioeducativo da comarca de Manaus.

Já aplicado em escolas do Amazonas, a “justiça Restaurativa” consiste em uma técnica de solução de conflitos que, prezando pela cultura de paz, prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores.

O acordo de cooperação técnica foi assinado pela presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge e pela titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa da Costa em solenidade que contou, também, com a presença do titular da Vara de execução de Medidas Socioeducativas (Vems) e coordenador da Central de justiça Restaurativa (CJR/TJAM), juiz Luís Cláudio Chaves e da secretária Executiva da SEJUSC, Rosalina Moraes Lôbo.

O acordo assinado garantirá a instalação de núcleos de “justiça Restaurativa” em cinco unidades estaduais de atendimento, sendo elas, os centro socioeducativos “Senador Raimundo Parente”; “Dagmar Feitosa,”; “Semiliberdade Masculino”; o “Centro de Internação Feminina” e a “Unidade de Internação Provisória / Masculino”. Também está prevista a instalação de um núcleo descentralizado no Departamento de Atendimento Socioeducativo (DASE).

Conforme o acordo de cooperação, as instituições parceiras – TJAM e SEJUSC – desenvolverão parceria no sentido de fornecer materiais necessários ao funcionamento da estrutura das salas de círculos restaurativos e atuarão de forma conjunta para oferecer práticas restaurativas aos socioeducandos, seus familiares e comunidades atingidas pelos atos infracionais.

O juiz titular da Vara de execução de Medidas Socioeducativas (Vems), Luís Cláudio Cabral Chaves, na solenidade de assinatura, reafirmou a importância do programa “justiça Restaurativa” que chegará, agora, ao sistema socioeducativo. “Esta iniciativa é fundamental para que sejam implementadas as chamadas práticas restaurativas, por meio das quais, instruímos a sociedade para que conflitos possam ser resolvidos por meio do diálogo e da cultura de paz”, afirmou o magistrado.

Sobre a realidade regional do sistema socioeducativo, o juiz Luís Cláudio Chaves informou que “o Amazonas é o estado que tem o menor índice de ocupação no sistema socioeducativo e que apresenta o menor índice de reincidência, com apenas 6% dos adolescentes que cumprem medidas no meio fechado no estado voltando a cumprir outra medida”, disse.

Na oportunidade, a titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa enalteceu a parceria colaborativa entre os Poderes e afirmou que, a partir da UNIÃO e do engajamento, a sociedade será a grande beneficiada, sobretudo com a redução da incidência de crimes cometidos.

justiça Restaurativa

De acordo com o Conselho Nacional de justiça (CNJ), a “justiça Restaurativa” é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado.

A Política Pública Nacional de justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário está delineada na Resolução nº 225/2016 do CNJ.

 

 

Sandra Bezerra
Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Civil prende homem condenado a mais de 21 anos de reclusão por estuprar a enteada
Próximo artigo Em ranking internacional, Ufam sai da 250ª posição e sobe para a 144ª em qualidade no ensino superior

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?