Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TCE-AM realiza roda de conversas em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TCE-AM realiza roda de conversas em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Judiciário

TCE-AM realiza roda de conversas em alusão ao Dia Internacional da Mulher

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
WhatsApp Image 2023 03 10 at 13.01.04 300x169 1

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com o Ministério Público de Contas (MPC-AM) e Escola de Contas Públicas (ECP/TCE-AM), realizou uma programação especial para prestigiar as servidoras em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

O evento contou com uma roda de conversa no auditório do TCE-AM, com a participação da Procuradora da Fazenda Nacional, Elizângela Pinheiro; da endocrinologista e diretora de Saúde do TCE, Camila Bandeira; e da advogada e coordenadora do Grupo de Estudos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Alichelly Carina Ventura.

A programação foi organizada em conjunto com as Diretorias de Relações Institucionais da Presidência (Dirip) e de Saúde (Disau), além do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp).

Iniciando a programação, o presidente do TCE-AM, Érico Desterro, ressaltou a importância do Dia da Mulher e como a presença feminina é essencial para o Tribunal. Também no auditório, a vice-presidente da Corte de Contas, Yara Lins dos Santos, prestigiou a programação.

WhatsApp Image 2023 03 10 at 13.01.04 300x169 1

“O Dia Internacional da Mulher serve para nós, inclusive os homens, refletirmos sobre nossas condutas de relacionamento e aprender a construir espaços de equidade nos ambientes. São elas que ocupam 59% dos cargos de chefia do TCE-AM, e hoje nesse evento, destaco com orgulho que o Tribunal tem cada vez mais se empenhado a valorizar essas profissionais, porque com toda certeza são elas que fazem toda a diferença em sermos essa Instituição de referência”, ressaltou o presidente, Érico Desterro.

Ainda no início do evento e reiterando valores sociais e políticos que o dia 8 de Março tem, a Procuradora-Geral do MPC-AM, Fernanda Cantanhede, fez um discurso alegre e empoderado às servidoras presentes.

“Somos a maior parte da humanidade, e levando isso em conta, posso dizer que a mulher reina. Mas o mundo ainda tem o machismo muito enraizado, o que impede nossos avanços. Então esse dia, o Dia da Mulher, não pode ser romantizado, mas vivido como uma representação de lutas e debates que precisam estar presentes no mundo, afim de que possamos ter nossos espaços bem estabelecidos”, defendeu a procuradora-geral do MCP-AM, Fernanda Cantanhede.

WhatsApp Image 2023 03 10 at 13.01.05 1 300x169 1

A roda de conversas e o momento beleza

A roda de conversas, mediada pela procuradora-geral, Fernanda Cantanhede, seguiu com apresentação do Coral da Corte de Contas, palestras e debates sobre diferentes informações que permeiam o mundo feminino, como vestimenta e ferramenta de trabalho, saúde e situações que muitas mulheres enfrentam no seu cotidiano.

A primeira palestra foi ministrada pela endócrinologista, Camila Bandeira, e teve como tema “Saúde, bem estar e equilíbrio hormonal nas mulheres”.

“O Dia da Mulher é de extrema importância porque traz à tona grandes debates sobre nossos direitos, e como médica, considero super importante a busca por conhecimentos de cuidado e prevenção que ajudem a tornar melhor nossa qualidade de vida em todos os ciclos de idade, e consequentemente, contemplar nossa atuação em diversos âmbitos”, destacou a endocrinologista, Camila Bandeira.

Em seguida, a advogada e especialista em direitos humanos, Alichelly Carina Ventura, explicou através da palestra “Manterrupting, Bropriating, Mansplaining e Gaslighting – A voz nem tão sutil do machismo”, questões de gênero na comunicação e exemplos de como o patriarcado machista pode acabar com realidades.

“Temos muito a aprender sobre as múltiplas questões que envolvem a população feminina. O machismo é uma conduta tão fortemente presente que ele muda as esferas de poder, e assim passamos por situações que querem nos calar, definir e limitar nosso conhecimento, e o pior de tudo, deixar que uma conduta tira nossa vida”, ressaltou a advogada, Alichelly Ventura.

Dando continuidade e finalizando a rodada de palestras, a Procuradora da Fazenda Nacional, Elizângela Pinheiro, palestrou sobre “Comunicação, Identidade e Estratégia – O Ato De Vestir Como Ferramenta de Trabalho para as Mulheres”.

“Nossa condição enquanto mulher no mercado de trabalho pesa, e muito. Então, quando se associa o estudo de carreira, a experiência de vida e a forma de se vestir, a mulher comunica o poder que tem. A roupa é um instrumento de estratégia, tanto no profissional, tanto no pessoal. Por isso, vejo essa questão como algo que contribui para o crescimento do valor feminino”, reiterou a procuradora da Fazenda Nacional, Elizângela Pinheiro.

Após as palestras de empoderamento feminino, as mulheres presentes puderam tirar dúvidas, contribuir com outras informações e depois foram direcionadas ao “Momento beleza”, oferecido pela Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Amazonas para que as mulheres que desejarem usufruir, pudessem ter serviço de cabelo e unhas.

Tags:Estado do AmazonasJustiçamancheteTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Marco 10 Pontos Covid sabado 2 População terá nove pontos de vacinação da prefeitura para se vacinar contra a Covid-19 neste sábado, 11/3
Próximo artigo 05 Dep. Cabo Maciel visita Escola estadual professor JuCC81lio CeCC81sar de Moraes Passos e ouve demandas dos servidores 1024x683 1 Cabo Maciel visita Escola estadual professor Júlio César de Moraes Passos e ouve demandas dos servidores

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?