Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TCE-AM promove evento para discutir a hiperatividade e o diagnóstico do TDAH
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TCE-AM promove evento para discutir a hiperatividade e o diagnóstico do TDAH
Judiciário

TCE-AM promove evento para discutir a hiperatividade e o diagnóstico do TDAH

2 anos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Na próxima sexta-feira (21), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) via Diretoria de saúde (Disau) e escola de Contas Públicas (ECP) promoverá uma roda de conversas para discutir a hiperatividade e o diagnóstico de TDAH.

Com o título “Hiperatividade x Diagnóstico do TDAH pelos olhos da sociedade”, o evento tem como objetivo esclarecer e trazer conhecimento acerca da neurodiversidade para conscientizar sobre as diversas funcionalidades e variações naturais do cérebro humano promovendo a ideia de que todos os indivíduos são diferentes.

Com inscrições abertas e certificação de 2 horas, a sociedade em geral PODE realizar sua inscrição através do site da escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM) em ecpvirtual.tce.am.gov.br.

Abordando formas de diagnosticar essas condições, assim como informar sobre a busca de tratamentos e a importância da psicoterapia, a roda de conversa conta em sua programação com especialistas renomadas na área da saúde mental que discutirão quanto ao respeito e inclusão social para pessoas neurodivergentes, além da conscientização para os problemas de saúde mental mais comuns entre os membros dessa comunidade.

Participarão do evento a psicóloga Julyane Garcez Ferreira, a neurologista Monique de Souza Vitoriano Carneiro, a psiquiatra infantil Valéria Cerqueira, além da neuropsicopedagoga Jessica Natasha Aires Marinhos.

Hiperatividade x TDAH

Sendo consideradas condições que afetam o processo de aprendizagem de alguma forma, os transtornos de aprendizagem como a hiperatividade e TDAH podem ser facilmente confundidos pela semelhança dos sintomas, porém é necessário compreender a diferença entre cada uma delas.

A hiperatividade é caracterizada por um estado de energia excessiva, podendo ser dividida em duas categorias: hiperatividade motora ou hiperatividade cerebral.

Já o TDAH é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, além do comportamento hiperativo.

Tags:Estado do AmazonasJustiçaTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão de Educação da Assembleia Legislativa divulga balanço de atividades no primeiro semestre
Próximo artigo ​TCE-AM inicia segundo semestre dos menores aprendizes com workshop sobre como lidar com ansiedade

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?