Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TCE-AM participa de seletiva nacional para conselho de auditores da ONU
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TCE-AM participa de seletiva nacional para conselho de auditores da ONU
Judiciário

TCE-AM participa de seletiva nacional para conselho de auditores da ONU

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participam de um processo seletivo interno realizado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) para escolha de dois nomes que vão representar a Corte de Contas amazonense na seletiva nacional do projeto “Conselho de Auditores da ONU”.

O Brasil foi eleito pela ONU, em novembro de 2023, para integrar o grupo ‘Board of Auditors’, como é conhecido em inglês, que realiza auditoria externa das finanças do órgão internacional, de seus fundos, programas e missões de paz e faz recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.
Representando o país, o Tribunal de Contas da União (TCU) formalizou acordo de cooperação com os 32 Tribunais de Contas (TCs) do Estado, dos municípios e do Distrito Federal, além da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para que cada instituição indique dois nomes para participar da seletiva nacional. A seleção vai escolher oito auditores de controle externo como integrantes do conselho.

“Cada Tribunal de Contas irá indicar dois auditores para participar da seletiva nacional. Como são ao todo 32 TCs, serão enviados 64 nomes de auditores para a Atricon, que irá realizar um filtro técnico e enviar 16 nomes para o TCU, momento em que serão escolhidos os oito auditores que irão participar do projeto”, explicou o secretário da Secex no TCE-AM, Stanley Scherrer.

Seletiva interna

No âmbito da Corte de Contas amazonense, a seletiva será realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro, e o resultado com os dois nomes indicados será divulgado até o dia 5 de fevereiro. Além de critérios objetivos, também serão analisados aspectos comportamentais dos interessados, conforme orientação da organização do programa.

Os candidatos precisam ter nível avançado de inglês, treinamento e experiência em auditoria financeira, entre outros critérios.

Ainda conforme Stanley Scherrer, a realização da seletiva interna atende determinação da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, de democratizar o acesso a oportunidades de crescimento profissional na Corte de Contas.

“Após os processos de seleção interna e também das fases posteriores que serão realizadas pela Atricon e pelo TCU, os selecionados oficialmente para o programa poderão participar de treinamentos e capacitações internacionais, inclusive para missões de paz, além de experiências fora do Brasil”.
O anúncio dos oito nomes escolhidos para integrar o conselho deve ser divulgado pelo TCU em fevereiro de 2024.

Texto: Pedro Sousa
Foto: Joel Arthus

Tags:Estado do AmazonasJustiçaTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sobre Hospedagem em Servidor Dedicado
Próximo artigo Deputado Delegado Péricles destaca Lei que isenta taxa de renovação de CNH para idosos no Amazonas

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?