Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TCE-AM lança edital de processo seletivo para alunos da edição 2023 do Profac
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TCE-AM lança edital de processo seletivo para alunos da edição 2023 do Profac
Judiciário

TCE-AM lança edital de processo seletivo para alunos da edição 2023 do Profac

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Faça INSCRIÇÃO AQUI

Tópicos da matéria
InscriçõesO programa

Acesse o edital do Profac AQUI

A escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) divulgou o Edital do processo seletivo para o Programa de Formação de Agentes de controle social (Profac). Criado em 2015, o objetivo do programa é qualificar membros da sociedade civil para participação nos processos de fiscalização e controle social da gestão pública.

“Esse é um programa já tradicional, no âmbito do Tribunal de Contas, que visa  fortalecer a transparência e a participação cidadã em nossa administração pública. Contamos com a adesão dos interessados para juntos construirmos uma gestão mais eficiente e responsável, portanto membros da sociedade civil que desempenham um papel de liderança na sua comunidade, na sua escola ou trabalho terão uma excelente capacitação para participar ativamente dos processos de fiscalização e controle social da gestão pública”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

Dentre as diretrizes do Profac, destacam-se a implementação de processos educacionais dialógicos e o estímulo ao pensamento crítico e emancipatório nos agentes de fiscalização. Além disso, o programa visa promover a interlocução entre cidadãos e órgãos de controle externo, estimular o acompanhamento e avaliação de programas e projetos governamentais, e criar canais de comunicação para acolher demandas e informações dos cidadãos.

Conforme o edital, o programa será oferecido na modalidade educação à Distância – EaD síncrona, com um total de 120 horas de carga horária, divididas em aulas online e atividades complementares offline, em três etapas, moduladas e vinculadas entre si.

Para o coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello, um dos principais diferenciais do Profac, além de ser totalmente gratuito, é o fato de que é bastante democrático, já que em sua maioria o curso é formado por integrantes da sociedade civil.

“Contamos com a adesão dos interessados para juntos trabalharmos em prol da eficiência e da transparência na gestão pública do Estado do Amazonas. A modalidade educação à Distância nos possibilitará alcançar um maior número de participantes, proporcionando uma formação completa e acessível, portanto todos estão convidados a fazer parte de mais uma edição desse programa que já é um sucesso na Corte de Contas amazonense”, disse o conselheiro Mario de Mello.

Inscrições

O processo seletivo para o programa ocorrerá por meio de inscrições, que devem ser feitas através do formulário disponível no link https://forms.gle/vvNwgTzuJfB6woWY6 até o dia 13 de agosto de 2023. Serão disponibilizadas inicialmente 200 vagas, podendo ser acrescentadas ou reduzidas conforme a demanda. Os critérios de seleção considerarão a ordem cronológica de recebimento das inscrições.

Os participantes selecionados deverão cumprir diversas obrigações, incluindo a participação nas aulas online síncronas, interação em grupos de participantes e tutores, realização das atividades complementares coletivas e individuais, entre outras.

O programa é gratuito, e os participantes que cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária e entregarem a atividade complementar final dentro do prazo estabelecido terão direito a um certificado de conclusão expedido pela escola de Contas.

Podem se inscrever pessoas com no mínimo 18 anos de idade, com ensino fundamental completo, domínio básico de informática, acesso à internet com qualidade que permita sua participação nas atividades online, ter disponibilidade para assistir às aulas e realizar todas as atividades complementares. Não poderão se inscrever agentes que já tenham sido certificados em edições anteriores do Profac.

O programa

O Profac busca promover o fortalecimento do controle social sobre as finanças públicas, esclarecendo e orientando a sociedade civil sobre áreas relevantes da administração pública, e estimulando a participação ativa dos cidadãos nos processos de fiscalização e gestão pública.

O programa foi criado com base em diversas legislações, incluindo a Lei nº 3.452/2009, que trata da criação da ECP/TCE/AM; a Constituição Federal, em seus artigos 5º, incisos XIV, XXXIII e XXXIV, alínea a, e 37, §3º; a Lei Complementar n.º 101/2000, com alterações promovidas pela Lei Complementar nº 131/2009; a Lei de acesso à informação; a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB; e a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Mais informações sobre o programa e o processo seletivo podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou pelos telefones (92) 3301-8154, 3301-8301 e WhatsApp (92) 98855-2281.

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãoJustiçaTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior CBMAM promoverá 1° Desafio Bombeiros em Ação com programação aberta ao público
Próximo artigo ​Pleno do TCE-AM deve julgar 84 processos na sessão desta terça-feira (8)

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?