Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Semsa promove discussão sobre Violência contra a Mulher com profissionais de saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Semsa promove discussão sobre Violência contra a Mulher com profissionais de saúde
Manaus

Semsa promove discussão sobre Violência contra a Mulher com profissionais de saúde

3 semanas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), promoveu nesta quinta-feira, 5/3, uma mesa-redonda abordando o tema “educação e Direitos sobre violência contra a mulher”.

O evento foi realizado no auditório Dr. Deodato de Miranda Leão, na sede da Semsa, bairro Adrianópolis (zona Sul), com a participação de representantes da delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, defensoria pública, Instituto Grupo Mulheres do Brasil e da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC).

Representando a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, Aldeniza Araújo, assessora da subsecretaria de Gestão da saúde (Subgs), explicou que a programação foi idealizada para promover a reflexão sobre o tema e orientar servidores e servidoras sobre os órgãos que atuam no combate à violência contra a mulher, aspectos legais, canais de denúncia, serviços de acolhimento, garantias de direitos, suporte jurídico e empoderamento feminino para o combate à violência contra as mulheres.

#paratodosverem – servidores da Semsa na mesa-redonda

“A violência contra a mulher é um problema também de saúde pública, já que causa danos à saúde física e emocional. A Semsa tem trabalhado para fortalecer as políticas públicas e este momento, marcando o Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade de concentrar as informações que vão agregar ao nosso trabalho no acolhimento das vítimas de violência na REDE municipal”, afirmou Aldeniza Araújo.

Na mesa-redonda, a defensora pública Caroline Braz, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da defensoria pública do Amazonas, apontou que, no ano passado, de acordo com relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1.568 mulheres foram assassinadas por razões de gênero no Brasil, um aumento de 4,7% em relação a 2024.

“Essa roda de conversa promovida pela Semsa é uma oportunidade de falar sobre a REDE de proteção à mulher, os serviços da defensoria pública no atendimento às vítimas de violência doméstica, os canais de atendimento e mostrar as possibilidades de como o profissional da Semsa PODE encaminhar a mulher para os serviços da defensoria pública. A interação entre os órgãos é muito importante para que a REDE de proteção possa funcionar de forma conectada e interligada”, destacou Caroline Braz.

De acordo com a defensora pública, o Núcleo de Defesa da Mulher da defensoria pública do Amazonas atua auxiliando as mulheres na solicitação de pedidos de medidas protetivas, ingressando com ações de divórcio, pensão alimentícia, guarda dos filhos e com atendimento psicossocial.

“Nossa equipe é formada 100% por mulheres para que a mulher possa se sentir mais confortável, acolhida e encorajada a procurar o atendimento em situação de violência que está sofrendo. Também fazemos pedidos, quando necessário, para que ela seja incluída no auxílio aluguel, consiga vagas para os filhos na creche ou escola mais próximas da casa e temos parceria para inserção no mercado de trabalho”, informou Caroline Braz.

Representando o Grupo Mulheres do Brasil, a administradora Fabiana Oliveira participou da mesa -redonda destacando a importância do empoderamento feminino no combate à violência contra as mulheres.

“O nosso trabalho é a atuação no empoderamento feminino, trazendo as mulheres a mais lugares de decisão. Trabalhamos com o empreendedorismo feminino para combater a violência. Queremos que a mulher tenha voz, desejamos igualdade e promover a liderança e autonomia feminina, para que ela possa tomar a decisão de sair de um relacionamento abusivo”, enfatizou Fabiana Oliveira.

A mesa-redonda abordando o tema “educação e Direitos sobre violência contra a mulher” foi organizada pela diretoria de Gestão e da Regulação do trabalho em saúde (Dtrab/Semsa), por meio da Divisão de Qualidade de Vida no trabalho (DIVQVT), e contou com a participação de gestores e trabalhadores da saúde.

#paratodosverem – na mesa-redonda foram entregues panfletos informativos

A diretora do Dtrab, Mircleide Santana da Silva, lembrou que a Semsa Manaus conta com um quadro de recursos humanos de 12 mil servidores e 69% desses profissionais são mulheres, sendo que na área de gestão da REDE municipal de saúde, as mulheres representam 62% dos gestores.

O tema abordado na mesa-redonda, segundo Mircleide Santana, é importante para a qualificação dos profissionais de saúde, que poderão orientar melhor a população, mas também para informar os servidores e servidoras sobre os direitos e a REDE de proteção às mulheres em situação de violência.

“Atendemos profissionais que passam por esse problema, alguns trazem a questão da medida protetiva, relatando que sofreram violência. Então, achamos que é importante reforçar o diálogo sobre esse tema, apresentar as redes de apoio, acolher e encaminhar para os serviços disponíveis”, explicou Mircleide.

Para a servidora Ângela Oliveira, que atua na gerência de Concessão de Direitos e Regulação do trabalho (Geret/Semsa), acompanhar a Mesa-Redonda foi importante para destacar que o Dia Internacional da Mulher não é um dia só para homenagear as mulheres, mas também para enaltecer os direitos conquistados ao longo dos anos.

“As pessoas confundem o conceito de feminismo, pensam que ser feminista é a mulher querer ser igual ao homem. Mas, na verdade, ser feminista é a pessoa que quer conquistar e exercer seus direitos”, enfatizou Ângela Oliveira.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus executa contenção com rip-rap no Armando Mendes e reforça proteção de área próxima a igarapé
Próximo artigo Ação conjunta entre o Procon Manaus e a Decon-AM resulta na apreensão de mais de 950 produtos falsificados em shopping da capital

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus coordena resposta à chuva em Manaus que acumulou 160 milímetros e registrou 114 ocorrências

13 horas atrás

Mostra Manaus Aqui Tem SUS reúne 156 trabalhos e seleciona 22 para apresentações orais na Semsa

13 horas atrás

Chuvas em Manaus mobilizam Seminf para desobstruir 28 caixas coletoras no Centro e reduzir alagamentos

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera trecho do sistema de drenagem profunda na rua Panamá para melhorar escoamento das águas

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus executa recuperação de drenagem em vias afetadas pelas chuvas do inverno amazônico

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus lança pedra fundamental do primeiro Hospital-Dia municipal para reduzir filas de cirurgias eletivas

16 horas atrás

Manaus lança Disk Plantio para solicitar plantio de mudas em frente a imóveis e ampliar arborização urbana

16 horas atrás

Chuvas em Manaus geram 77 chamadas à Defesa Civil e volumes acima de 125 mm

16 horas atrás

Implantação de nova via entre avenida Timbiras e Governador José Lindoso amplia mobilidade na zona Norte de Manaus

17 horas atrás

Manaus apresenta modelo de governança e políticas para implementação da LGPD em eventos no Rio Grande do Sul

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui recuperação da rua Tito Bittencourt após intervenção emergencial na drenagem

18 horas atrás

Recapeamento asfáltico em Manaus avança com drenagem profunda na Alameda São Vicente e promete melhorar a trafegabilidade

18 horas atrás
Manaus realiza Seminário Municipal de Alfabetizacao para consolidar a fluência leitora com 1.800 participantes
Ageman firma acordo para implantar Sistema de Gestão Integrada ESG-Regulatório e reforçar governança em Manaus
Sine Manaus divulga 244 vagas de emprego para diversas funções em Manaus nesta quinta-feira
Prefeitura de Manaus e Semtepi realizam ação gratuita de saúde e cidadania no centro da cidade
Nova sede do Implurb é inaugurada no edifício Arquiteto Claudemir Andrade e amplia atendimento em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?