Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Segunda Câmara Cível reconhece direito de devolução integral de valores em rescisão de contrato por culpa de construtora
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Segunda Câmara Cível reconhece direito de devolução integral de valores em rescisão de contrato por culpa de construtora
TJAM

Segunda Câmara Cível reconhece direito de devolução integral de valores em rescisão de contrato por culpa de construtora

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Segunda130622

Súmula 543 do Superior Tribunal de Justiça foi destacada no voto do relator do processo.


A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas deu parcial provimento a recurso de consumidora para reconhecer o direito de devolução integral de valores em caso de rescisão contratual pela não entrega de imóvel por culpa de construtora e promitente vendedora.

A decisão foi unânime, na sessão desta segunda-feira (13/06), na Apelação Cível n.º 0667154-34.2019.8.04.0001, de relatoria do desembargador Elci Simões de Oliveira.

Neste caso, a promitente compradora teria adquirido um apartamento em torre de residencial, mas a construção daquela torre foi cancelada pela construtora. Esta teria ofertado à compradora outro imóvel no mesmo empreendimento, mas proposta não foi aceita e a adquirente, que usaria o imóvel como investimento, pediu a rescisão do contrato.

Depois de sustentação oral pelas duas partes na sessão, o relator apresentou seu voto pela reforma da sentença, observando que o contrato de adesão merece intervenção do Judiciário quando demonstrada abusividade em cláusula de contrato sobre a devolução de valores, citando o Código de Defesa do Consumidor e a obrigatoriedade da imediata e integral devolução de parcelas pagas pelo promitente consumidor.

O desembargador Elci Simões ressaltou precedentes do colegiado e a Súmula 543 do Superior Tribunal de Justiça, que trata do tema.

No entanto, não houve o reconhecimento de lucro cessante à consumidora. Conforme o relator, a consumidora não tem direito a este lucro a título de aluguel, diante da proposta de substituição da unidade contratada e não aceita pela adquirente.

Súmula 543-STJ:

Na hipótese de resolução de contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, deve ocorrer a imediata restituição das parcelas pagas pelo promitente comprador – integralmente, em caso de culpa exclusiva do promitente vendedor/construtor, ou parcialmente, caso tenha sido o comprador quem deu causa ao desfazimento.

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a tela de um computador com a transmissão da sessão da Segunda Câmara Isolada, realizada de forma virtual.

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Raphael Alves 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:   [email protected]

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ROCAM 01 300x225 1 PMAM prende três homens por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas
Próximo artigo JC3BAri Raio de Sol Tribunal do Júri condena acusados de duplo homicídio ocorrido na comunidade Raio de Sol em 2018

Mais notícias desta categoria

Site

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás
Nota Oficial TJAM

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás
Sala de Togas

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás
Arte PrC3AAmio Nayde

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás
Equipe Secretaria Auditoria Interna scaled

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás
NAV

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás
Luandy

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás
FC3B3rum de Santa Isabel do RNegro

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás
Ultima palestra ciclo Coij

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás
Pascarelli e LuC3ADs ClC3A1udio

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás
Card Metas2

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás

Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras

Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária

Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019

Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro

TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?