Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Secretaria de Educação mobiliza escolas para a prevenção à infrequência escolar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Secretaria de Educação mobiliza escolas para a prevenção à infrequência escolar
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação mobiliza escolas para a prevenção à infrequência escolar

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Fluxograma de combate ao abandono escolar envolve acompanhamento diário e contato direto com os responsáveis dos alunos faltosos

Foto: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início à Semana de Mobilização da Comunidade Escolar para a Prevenção da Infrequência Escolar, organizada pela Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC). A abertura aconteceu, nesta quarta-feira, na Escola Estadual (EE) Euclides da Cunha, zona sul de Manaus, com o projeto “Presente, estou aqui professor”, que incentiva o combate à infrequência escolar na unidade de ensino. As atividades seguem em toda a rede estadual, com o corpo docente inteirados das cartilhas disponibilizadas pela GPPC.

As atividades de mitigação à infrequência escolar acontecem durante todo o ano letivo e são intensificadas durante a semana de mobilização. Geridos pela GPPC, os programas “Busca Ativa do Escolar” (PBAE) e “Permanecer” são os programas pilares do combate à infrequência escolar na rede estadual. Enquanto o primeiro tem o objetivo de trazer de volta alunos que estão fora das escolas, o segundo prima pela permanência na escola de alunos que possam estar infrequentes.

Foto: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

No fluxograma da rotina de trabalho do setor, as frequências escolares dos estudantes de todo o estado são acompanhadas via Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), e catalogadas em grau de urgência.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o número limite de faltas permitidas para um estudante é de 25% do ano letivo. Entretanto, como explicou Luciane Falcão, técnica na GPPC, a equipe da gerência já começa a atuar quando os estudantes alcançam cerca de 30% desse limite de faltas.

“Pelo Sigeam, conseguimos visualizar as faltas, e acionar nossas assessoras do PBAE. Cada Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) tem pelo menos dois profissionais nesse sentido. Repassamos os dados do aluno e aí começa a investigação”, ressaltou Luciane.

Foto: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Linha de frente

Presente no ato solene de abertura da semana de mobilização, a assessora do PBAE na CDE 1, Glades Lima, falou sobre as dinâmicas de atividade do programa. Entre o contato direto com as escolas, famílias e órgãos responsáveis, o objetivo é garantir o direito de estudar.

“Trabalhamos no convencimento, em explicar para o aluno que é o seu direito estar em sala e os benefícios para o futuro. Trazemos a família para a conversa, a partir da sinalização da escola, que acompanhamos diariamente. Se necessário, acionamos os órgãos competentes, como o Conselho Tutelar. É uma atividade diária de monitoramento”, destacou Glades.

Atividade na escola

Na EE Euclides da Cunha, o projeto “Presente, estou aqui professor” contou com um dia inteiro de atividades lúdicas. Com um público de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), os docentes optaram pelas atividades físicas, com brincadeiras e gincanas, além de cantinhos da leitura e de desenvolvimento de habilidades matemáticas.

O post Secretaria de Educação mobiliza escolas para a prevenção à infrequência escolar apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Seas e representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social promovem oficina sobre o Bolsa Verde
Próximo artigo Semig promove Seminário de Mineração no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Saúde AM Digital: Destaques do Encontro Estratégico do SUS

1 hora atrás

Corrida Rocam Kids e a 2ª Meia Maratona da Rocam estão com inscrições abertas

1 hora atrás

Quadrilhas de duelo e danças regionais são destaques na sexta noite de apresentações do Festival Folclórico do Amazonas

1 hora atrás

Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

1 hora atrás

Concurso Miss Barbie celebra diversidade e realiza sonhos no Palacete Provincial

3 horas atrás

Em Boca do Acre, agricultores familiares e pescadores artesanais demandam R$ 552,6 mil em crédito rural

3 horas atrás

Limpa Crédito: Afeam intensifica ações de liquidação e renegociação em Itapiranga, Silves, Jutaí e Fonte Boa

3 horas atrás

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

17 horas atrás

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

21 horas atrás

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

21 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

21 horas atrás

Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

21 horas atrás

Projeto Mais Vida realiza mais de 200 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

Detran-AM realiza ação educativa na Ponta Negra para conscientizar sobre os riscos no trânsito

Festival Folclórico do Amazonas: Celebrações Encantadoras

Adaf divulga resultado de seleção para contratação de empresa de produção e organização de eventos

Plano de Regularização Ambiental em Apuí – Sustentabilidade em Foco

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?