Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Secretaria de Educação lança projeto “Treinar para transformar”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Secretaria de Educação lança projeto “Treinar para transformar”
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação lança projeto “Treinar para transformar”

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Com o projeto, cresce o incentivo à prática desportiva nas escolas estaduais do Amazonas

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, por meio do Núcleo de Desporto Escolar (NDE), lançou, em reunião realizada nesta terça-feira (18/02), no auditório do Centro de formação profissional Pe. José Anchieta (Cepan), o projeto “Treinar para Transformar”, iniciativa que visa incentivar a prática desportiva nas escolas estaduais do Amazonas.

O projeto fortalece a prática de esporte já incentivada pela Secretaria de educação, utilizando as estruturas de escolas Estaduais e Centros de educação de Tempo Integral (Ceti), atendendo alunos no contraturno das escolas de ensino regular, ou após os horários de atividades curriculares nas escolas de ensino em tempo integral.

O foco será na prática de modalidades esportivas previstas nos jogos escolares do Amazonas (JEAS), que garantem classificação para os jogos escolares Brasileiros (JEBS). Em 2024, a delegação amazonense no JEBS, composta por 225 atletas, conquistou a marca de 66 medalhas, a maior quantidade de conquistas desde a sua primeira participação na competição, em 1976.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Nós temos atletas de ponta, e a gente acredita que nós vamos descobrir muito mais talentos agora com um núcleo muito mais efetivo”, afirmou a secretária executiva adjunta da capital, Edilene Pinheiro.

Inicialmente, o projeto irá atender às escolas de tempo integral de cada uma das Coordenadorias Distritais de educação da capital, com o objetivo de expandir para as escolas do interior do estado. Serão professores especialistas oferecendo treinamentos com foco na melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Para o Coordenador do Núcleo de Desporto Escolar, Joniferson Vieira, a prática esportiva é uma forma de iniciação e aperfeiçoamento para o alto rendimento esportivo do Amazonas.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Nessas escolas a gente vai enviar profissionais gabaritados, profissionais que são de seleção amazonense das suas respectivas modalidades, para alcançar novos talentos e também aperfeiçoar aqueles que já estão iniciados no esporte”, ressaltou.

Esse fortalecimento da prática desportiva nas escolas vem trazendo resultados a cada ano que passa. Ainda em 2024, a delegação amazonense de wrestling participou do Gymnasiade, principal competição a nível escolar do mundo, em Bahrein, no Oriente Médio, onde três alunos de escolas Estaduais voltaram para o Amazonas com medalhas.

“A educação física tem uma grande importância no desenvolvimento integral do nosso aluno pois é capaz de trabalhar aspectos físicos, mentais, e todas as valências de capacidade física”, disse o Assessor de educação física da Coordenadoria Distrital de educação 1, Everton Cruz.

O post Secretaria de Educação lança projeto “Treinar para transformar” apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro
Próximo artigo Fundo de Promoção Social celebra R$ 150 mil em investimentos para instituição social de Manaus

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas alinha estratégias com o setor produtivo para reduzir impactos da cheia e vazante de 2026

2 horas atrás

Roda de leitura destaca literatura indígena em ação formativa a zona centro-sul de Manaus

2 horas atrás

Corpo de Bombeiros é acionado após vazamento de gás causar explosão em residência e deixar uma pessoa ferida

3 horas atrás

Sine Amazonas divulga 398 vagas de emprego para esta quarta-feira

3 horas atrás

HPS João Lúcio solicita apoio para identificar familiares de paciente internada

3 horas atrás

Em agenda nacional, FVS-RCP fortalece estratégias integradas de vigilância em saúde

4 horas atrás

Detran-AM oferece 800 vagas para cursos EaD neste mês de abril

4 horas atrás

Assistida pelo Idam, agroindústria de beneficiamento de castanha em Lábrea produz 18 toneladas de castanha por mês

4 horas atrás

RecuperaFone bloqueia 62 mil celulares com restrição de roubo ou furto no Amazonas

4 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, alunos do Programa Ciência na Escola da Fapeam criam sabonete com borra de café, em Barreirinha

6 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, alunos do Programa Ciência na Escola da Fapeam criam sabonete com borra de café, em Barreirinha

6 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de idoso que desapareceu no bairro Centro

7 horas atrás
Intercâmbio artístico e arte urbana ganham destaque em programação cultural em Parintins
SES-AM realiza atendimentos de saúde durante a Semana Nacional do Registro Civil no Vasco Vasques
Leilão do Detran-AM: visitação do próximo leilão de veículos encerra na quarta-feira
Sine Amazonas divulga 314 vagas de emprego para esta terça-feira
SSP-AM participa da Semana Nacional do ‘Registre-se’ com emissão da Carteira de Identidade Nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?