Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Roda de leitura destaca literatura indígena em ação formativa a zona centro-sul de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Roda de leitura destaca literatura indígena em ação formativa a zona centro-sul de Manaus
Governo do Amazonas

Roda de leitura destaca literatura indígena em ação formativa a zona centro-sul de Manaus

56 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Programação gratuita reúne exposição de obras e roda de conversa em alusão ao Dia dos Povos Indígenas

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Com foco na valorização das vozes originárias, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa do Amazonas, realiza, nesta quarta-feira (15/04), das 9h às 11h, uma roda de leitura de literatura indígena no estacionamento da escola Normal Superior (ENS), unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.

A atividade integra a programação alusiva ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, e ocorre em parceria com a UEA, reforçando ações de incentivo à leitura e à difusão da produção literária indígena.

Com entrada aberta ao público e acadêmicos da UEA, a programação reúne uma exposição com cerca de 100 obras de escritores indígenas de diferentes regiões do país, com destaque para autores do Amazonas, Roraima e Pará. O acervo apresentado é de caráter pessoal, organizado pela professora Evany Nascimento, e contempla desde narrativas infantojuvenis até produções teóricas, incluindo contos, poesias e textos acadêmicos.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Além da exposição, a proposta inclui uma roda de leitura mediada pela equipe do Programa Mania de Ler, do projeto MovCeu, promovendo o contato direto do público com as obras e incentivando o debate sobre identidade, memória e ancestralidade presentes na literatura indígena.

Entre os destaques do acervo estão títulos considerados fundamentais para a consolidação desse campo literário, como “Antes o mundo não existia”, de Firmiano e Luiz Lana; “Canumã”, de Ytanajé Cardoso; “O livro das árvores”, do coletivo Ticuna; “O abecedário poético da floresta”, de Tiago Hakiy; e “O povo das histórias de assombração”, de Yaguaré Yamã.

A atividade também evidencia a diversidade de linguagens e processos criativos presentes nessas produções, incluindo a participação de ilustradores indígenas e obras construídas de forma coletiva, ampliando as formas de representação das culturas originárias.

A ação também prevê a participação de convidados ligados à produção literária indígena e a possibilidade de realização de um registro em formato de podcast, reunindo relatos sobre os processos de escrita, desafios e experiências desses autores.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ageman e UGPM Energia recebem pontos de coleta de óleo
Próximo artigo Prefeitura informa que unidades de Saúde da Mulher das zonas Oeste e Leste estão em novos endereços

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas alinha estratégias com o setor produtivo para reduzir impactos da cheia e vazante de 2026

29 minutos atrás

Corpo de Bombeiros é acionado após vazamento de gás causar explosão em residência e deixar uma pessoa ferida

1 hora atrás

Sine Amazonas divulga 398 vagas de emprego para esta quarta-feira

2 horas atrás

HPS João Lúcio solicita apoio para identificar familiares de paciente internada

2 horas atrás

Em agenda nacional, FVS-RCP fortalece estratégias integradas de vigilância em saúde

3 horas atrás

Detran-AM oferece 800 vagas para cursos EaD neste mês de abril

3 horas atrás

Assistida pelo Idam, agroindústria de beneficiamento de castanha em Lábrea produz 18 toneladas de castanha por mês

3 horas atrás

RecuperaFone bloqueia 62 mil celulares com restrição de roubo ou furto no Amazonas

3 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, alunos do Programa Ciência na Escola da Fapeam criam sabonete com borra de café, em Barreirinha

4 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, alunos do Programa Ciência na Escola da Fapeam criam sabonete com borra de café, em Barreirinha

4 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de idoso que desapareceu no bairro Centro

6 horas atrás

Técnicos da Sect realizam trabalhos de regularização fundiária em Parintins

6 horas atrás
SES-AM realiza atendimentos de saúde durante a Semana Nacional do Registro Civil no Vasco Vasques
Leilão do Detran-AM: visitação do próximo leilão de veículos encerra na quarta-feira
Sine Amazonas divulga 314 vagas de emprego para esta terça-feira
SSP-AM participa da Semana Nacional do ‘Registre-se’ com emissão da Carteira de Identidade Nacional
Sema Amazonas capacita novos monitores da biodiversidade para Unidades de Conservação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?