O espaço, além de acomodar as togas, que são as indumentárias utilizadas pelos desembargadores durante as sessões plenárias, é utilizado também pelos magistrados em reuniões prévias às sessões e para receber autoridades, sobretudo do segmento jurídico.
Após revitalização e adequações em sua infraestrutura, a Sala de Togas “Desembargador Raimundo Vidal Pessôa”, localizada no Edifício Des. Arnoldo Péres – na sede institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) – foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira (12), em Manaus.
O espaço, além de acomodar as togas, que são as indumentárias utilizadas pelos desembargadores da Corte durante as sessões presenciais do Tribunal Pleno, das Câmaras Reunidas e do Conselho da Magistratura, é utilizado também pelos magistrados em reuniões prévias às sessões e para receber autoridades, sobretudo do segmento jurídico.
No térreo da sede institucional do TJAM, a Sala de Togas “Des. Raimundo Vidal Pessôa” está localizada em um ambiente contíguo ao auditorio Des. Ataliba Davi Antônio, onde são realizadas as sessões presenciais do colegiado de desembargadores da Corte Estadual de Justiça.
A revitalização do espaço teve as obras iniciadas há pouco mais de um ano, na gestão do então presidente do TJAM, desembargador Domingos Jorge Chalub e, concluída e inaugurada na gestão do atual presidente da Corte, desembargador Flávio Pascarelli; gestão esta que tem como vice-presidente a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueredo e como corregedor-geral de Justiça o desembargador Anselmo Chíxaro.
Na breve solenidade de reinauguração do espaço, a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, mencionou que a revitalização do ambiente se fez necessária uma vez que o local é utilizado com frequência pelos desembargadores da Corte em reuniões administrativas e para que estes recebam e reúnam-se com demais autordades. “Este é um espaço que é utilizado pelo colegiado de desembargadores em reuniões que são realizadas antes das sessões do Tribunal Pleno, do Conselho da Magistratura e das Câmaras Reunidas, e é útil para que nos encontremos semanalmente e tratemos de assuntos jurídicos nestas ocasiões. O mesmo local também é utilizado para que possamos recepcionar pessoas e/ou autoridades que visitam o Tribunal. Dessa forma, a revitalização, realizada com recursos próprios do Tribunal, fez-se necessária para que pudéssemos ter um espaço mais adequado para estas reuniões e para que pudéssemos receber as pessoas com maior atenção”, afirmou a magistrada.
Conforme citado pela vice-presidente do TJAM, a referida Sala de Togas é utilizada constantemente em reuniões importantes realizadas pelo colegiado de desembargadores da Corte Estadual. O local, por exemplo, serviu de ambiente – no dia 18 de novembro de 2021 – para a mais recente reunião dos desembargadores do TJAM com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux.
Na solenidade de reinauguração da Sala de Togas, a vice-presidente do TJAM também enfatizou a importância da homenagem ao falecido Des. Raimundo Vida Pessôa, que dá nome à Sala de Togas. “É uma justa homenagem ao falecido desembargador Raimundo Vidal Pessôa, meu falecido tio, e que teve uma trajetória de grande contribuição para a sociedade e para o Poder Judiciário do Estado do Amazonas, tendo sido presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas por três ocasiões e tendo sido o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM)”, destacou a vice-presidente do TJAM, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo.
Autoridades
A solenidade de reinauguração da Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa contou com a participação do presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli; da vice-presidente da Corte, desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo e também dos desembargadores Vânia Marques Marinho, Carla Reis, Joana Meirelles, Cezar Bandiera, Wellington Araújo, Paulo Lima, João Mauro Bessa e Délcio Luis Santos.
Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Mendonça, a juíza auxiliar da presidência do TRE/AM, Lídia de Abreu Frota e o juiz-corregedor auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, Antônio Itamar Gonzaga.
#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mosta o instante do descerramento da placa de reinaurgação da Sala de Togas. Como é tradicional, algumas das autoridades presentes seguram a fita do pano que cobre a placa, onde estão informações sobre o local inaugurado.
Afonso Júnior
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]