Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Repositório de Informações e Dados das Mulheres Juristas do TJAM recebe contribuições de magistradas e servidoras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Repositório de Informações e Dados das Mulheres Juristas do TJAM recebe contribuições de magistradas e servidoras
TJAM

Repositório de Informações e Dados das Mulheres Juristas do TJAM recebe contribuições de magistradas e servidoras

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

É muito simples inserir as informações no Repositório, que PODE ser acessado na página principal do Portal do TJAM, na aba “Menu” e depois na opção “Grupo de trabalho da Participação Feminina”. A senha para a inserção dos dados é a mesma de usuária de REDE da magistrada/servidora.


O Repositório de Informações e Dados das Mulheres Juristas do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) já está em funcionamento e recebendo contribuições de todas as magistradas e servidoras interessadas em incluir suas informações acadêmicas no banco de dados. A ferramenta, implantada por iniciativa do Grupo de trabalho de Participação Feminina e desenvolvida pela equipe da Secretaria da Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, atende às diretrizes da Resolução n.º 255/2018, do Conselho Nacional de justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

É muito simples inserir as informações no Repositório, que PODE ser acessado na página principal do Portal do TJAM, na aba “Menu” e depois na opção “Grupo de trabalho da Participação Feminina”. A senha para a inserção dos dados é a mesma de usuária de REDE da magistrada/servidora.

“Reforçamos o convite para que nossas magistradas e servidoras participem dessa iniciativa, fazendo a inserção de informações no banco de dados, que tem a finalidade de dar ainda mais visibilidade à sua produção acadêmica, que passará a ser compartilhada, podendo ser citada em outras obras acadêmicas, funcionando como fonte para outras pesquisas e colaborando inclusive para que sejam convidadas a ministrar palestras e cursos em suas áreas de especialidades, bem como integrar bancas examinadoras em concursos públicos, entre outras iniciativas”, destacou a juíza Mirza Telma Cunha, coordenadora do GT de Participação Feminina do TJAM.

Os repositórios que estão sendo instalados pelos tribunais e consonância com as diretrizes do CNJ, têm a finalidade de reunir dados de mulheres juristas brasileiras com expertise em diferentes áreas do Direito e que atuem em todas as áreas jurídicas – magistratura, Ministério Público, advocacia privada ou estatal, servidoras públicas e acadêmicas.

Uma das contribuições já incluídas no Repositório de Informações e Dados das Mulheres Juristas é o artigo “Eutanásia e os Aspectos Constitucionais do Brasil”, de autoria da jornalista Acyane do Valle, diretora da Divisão de Divulgação do Tribunal de justiça do Amazonas. Nele, a autora destaca que a Constituição Federal do Brasil assegura aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, consagrando diversos fundamentos inerentes à pessoa humana. Ao mesmo tempo, o art. 1º da Carta destaca como um dos seus pilares, a dignidade da  pessoa humana (III), bem como o Preâmbulo detalha os  valores  que moldam as normas gerais vigentes na sociedade brasileira, dentre eles, a liberdade e o bem-estar.

“Essas garantias constitucionais entram em choque nos casos em que enfermos terminais ou com doenças incuráveis desejam antecipar o fim de sua vida, numa tentativa de abreviar a atrocidade do seu sofrimento e de sua família e a inevitabilidade do falecimento. Um tema que ainda levanta muitas questões polêmicas e discussões acirradas, tão antagônicas e controversas, pois envolvem pontos de vista ético, moral, religioso, além, é claro, jurídico”, frisa a autora.

 

#PraTodosVerem: Na foto da matéria aparece a imagem, a partir da tela de um notebook, da área de entrada do repositório de informações e dados das mulheres juristas do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM)  

 

Paulo André Nunes

Foto: Chico Batata 

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atleta amazonense participa de Campeonato Brasileiro de Wrestling com apoio do Governo do Estado
Próximo artigo No Amazonas, 22 pessoas foram presas pela PMAM nas últimas 24 horas

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás
Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras
Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária
Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019
Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro
TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?