Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: “Registre-se”: Reta final dos preparativos para uma das maiores ações de combate ao sub-registro civil no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > “Registre-se”: Reta final dos preparativos para uma das maiores ações de combate ao sub-registro civil no Amazonas
Judiciário

“Registre-se”: Reta final dos preparativos para uma das maiores ações de combate ao sub-registro civil no Amazonas

2 anos atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Ação, coordenada pela Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas, vai promover a emissão de Certidões de Nascimento (1.ª e 2.ª vias), além de outros serviços, a grupos populacionais vulneráveis de Manaus.


Quarenta e cinco órgãos, instituições e entidades do Amazonas estão se preparando para realizar a 1.ª Semana Nacional de registro civil no Estado, o “Registre-se”, sob coordenação da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM), no período de 8 a 12 de maio, no Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, no bairro da Cidade Nova, zona Norte da capital. O esforço concentrado tem o objetivo de combater o sub-registro civil de nascimento, além de ampliar o acesso à documentação civil básica aos grupos populacionais em situação de vulnerabilidade.

Nesta ação estão incluídos os dez cartórios de registro civil de Pessoas Naturais de Manaus; o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM); Governo do Estado; Prefeitura Municipal de Manaus; defensoria pública; Polícias Civil, Militar e Federal; Receita Federal; FUNAI; Programa justiça Itinerante; Comitê Interno de Apoio à Implementação e ao Monitoramento da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua; Acnur; Adra; Instituto Mana; Agência da ONU para Migrações (OIM); dentre outras instituições.

Todos órgãos e entidades desenvolverão ações específicas: os cartórios, por exemplo, farão a emissão da 1.ª e 2.ª vias da certidão de nascimento, de forma gratuita, às pessoas em situação de vulnerabilidade, dentre elas, povos indígenas, pessoas em situação de rua, ribeirinhos e vítimas de desastres naturais como alagamentos e deslizamento de terra.

O programa justiça Itinerante, do TJAM, realizará o atendimento de demandas jurídicas das áreas de Família (divórcio consensual; guarda de filhos; ações de alimentos – pensão alimentícia; dissolução de UNIÃO estável e outros) e do Consumidor – em casos que envolvam até 20 salários mínimos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) fará a emissão do Título de Eleitor aos cidadãos considerados em situação de vulnerabilidade, conforme o Provimento n.º 140/2023, da Corregedoria Nacional de justiça que estabeleceu a realização do evento, anualmente.

Já o Setor de Certidões da CGJ/AM estará com o atendimento, triagem, orientação, expedição e encaminhamento aos registradores. A expedição do “RG” do cidadão, ficará sob responsabilidade do Gabinete de Relações Institucionais da polícia Civil do Amazonas. A polícia Federal, a Agência da ONU para Migrações (OIM) e as entidades Acnur, Adra e Instituto Mana estarão no atendimento e na prestação de informações e orientações aos refugiados e migrantes.

O atendimento e encaminhamento de demandas à justiça ficarão sob responsabilidade da defensoria pública do Amazonas (DPE/AM).

Já a Secretaria Municipal de assistência social e Cidadania da Prefeitura de Manaus (Semasc) atenderá o cidadão interessado no cadastro único, que é um instrumento do governo que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Serão feitos cadastros novos e atualizações.

A Vara de Registros Públicos da Comarca de Manaus ficará encarregada de promover as orientações relacionadas ao registro de nascimento tardio.

A emissão do CPF será realizada pela equipe da Receita Federal – ação destinada exclusivamente a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Já a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) ficou responsável pela emissão da Declaração de Nascidos Vivos.

E a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) também estará participando da ação com o oferecimento de consultas ao SPC e Serasa e cadastramento de interessados para vagas de emprego.

“São mais de 40 órgãos e entidades que compreenderam a importância desse projeto, com forte alcance social, e estarão conosco nessa grande ação voltada a assegurar um direito básico do indivíduo que é o documento que o oficializa enquanto cidadão brasileiro, a certidão de nascimento é o nosso foco principal nesse esforço concentrado. Desde já, agradecemos a participação de todos nesse trabalho a ser iniciado em 8 de maio”, declarou o corregedor-geral de justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes.

A iniciativa cumpre o estabelecido pelo Provimento n.º 140/2023, da Corregedoria Nacional de justiça. Em todo o País, as Corregedorias dos Tribunais de justiça estão organizando o evento em seus estados e que ocorrerá sempre no mês de maio. Dados atualizados sobre a identificação civil da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2016 mostram que o Brasil tem cerca de 3 milhões de pessoas sem documentos. A sua regularização possibilita o acesso a direitos básicos como atendimento em unidades vinculadas ao Sistema Único de saúde (SUS); o ingresso em programas de auxílio governamentais e até a efetivação de matrícula em escolas.

Participantes

Participam da 1.ª Semana Nacional de registro civil no Amazonas: Cartórios de registro civil de Pessoas Naturais de Manaus (1.º ao 10.º Ofícios); a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen Amazonas) e a entidade nacional, Arpen Brasil; Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM); Governo do Estado do Amazonas; Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE/AM); Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM); Prefeitura de Manaus; polícia Militar do Amazonas; polícia Civil do Amazonas; polícia Federal; Defesa Civil do Município de Manaus; Comitê Interno de Apoio à Implementação e ao Monitoramento da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua; Secretaria Municipal de assistência social e Cidadania da Prefeitura de Manaus (Semasc); Secretaria Estadual de assistência social (SEAS); Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola; Acnur; Adra; Instituto Mana; Secretaria Estadual de justiça; Secretaria Estadual de Segurança Pública; OAB/AM; Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas; Secretaria Estadual de saúde; Cetam; Foto Nascimento; Registradores das Comarcas do interior; Agência da ONU para Migrações; FUNAI; Secretaria Municipal de saúde; Receita Federal e Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus.

Pelo Tribunal de justiça do Amazonas, estão participando e apoiando a iniciativa: a Presidência e Vice-Presidência da Corte; os setores do Patrimônio; serviço social e acessibilidade; Assistência Militar do TJAM e da CGJ/AM; licitação: Transporte; cerimonial; Comunicação Social (TJAM e CGJ/AM); Tecnologia da Informação; Compras; infraestrutura; Setor Médico; Setor de Certidões da CGJ/AM; Vara de Registros Públicos da Comarca de Manaus; Programa justiça Itinerante e Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais.




Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM

Arte: CNJ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasManausPolíciaPolícia CivilPolicia FederalPolícia MilitarPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de ManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Servidores da área de Administração da Suframa participam de evento regional programado para maio em Manaus
Próximo artigo Medida provisória reajusta em 9% salários dos servidores civis do Poder Executivo

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?