Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto Talks Esmam debate nova lei estadual que reconhece o tempo do consumidor como um bem jurídico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Projeto Talks Esmam debate nova lei estadual que reconhece o tempo do consumidor como um bem jurídico
TJAM

Projeto Talks Esmam debate nova lei estadual que reconhece o tempo do consumidor como um bem jurídico

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Chamada de “Lei de Proteção do Tempo do Consumidor”, a Lei Estadual n.º 5.867/22 determina que consumidor deve ser ressarcido por tempo desperdiçado.


 A Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) promove nesta terça-feira (21/06), às 18h (no horário de Manaus; 19h em Brasília), nova edição do projeto “TALKS ESMAM”, que abordará a temática “Lei de Proteção do Tempo do Consumidor”. O evento terá transmissão pelo canal da escola no YouTube (https://youtube.com/user/esmamam).

Somente é necessário inscrição para os participantes que necessitem de Certificado para obtenção de horas complementares ou outros fins. As inscrições deverão ser efetuadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, pelo site http://esmam.tjam.jus.br . Além disso, é necessário preencher o Formulário de Frequência durante o evento.

Participará como convidado nacional o advogado Marcos Dessaune, autor da “Teoria do Desvio Produtivo”, do “Código de Atendimento ao Consumidor (CAC)” e das “Histórias de um Superconsumidor”. Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá e diplomado em Business pela Indiana University, Marcos Dessaune tem Aperfeiçoamento em Qualidade de Atendimento ao Cliente pela Disney University e pela Fundação Getúlio Vargas. É treinado em Resolução de Conflitos Administrativos pelo Ombudsman Federal da Bélgica e pelo Provedor de Justiça de Portugal. Também é membro do Instituto Brasilcon; membro da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB; mediador, consultor e palestrante na área de Relações de Consumo.

O convidado local será o defensor público Maurílio Casas Maia. Doutor em Direito Constitucional (pela Universidade de Fortaleza) e mestre em Ciências Jurídicas (pela Universidade Federal da Paraíba). Pós-graduado em Direitos Civil e Processual Civil e em Direito Público: Constitucional e Administrativo (pelo CIESA), é professor de Direito da Universidade Federal do Amazonas.

Atuará como mediador o juiz de Direito Rafael Cró. Ex-delegado de Polícia; ex-tabelião, pós-graduado, doutorando, Conselheiro da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), coordenador da Esmam, professor universitário.

Nova lei

Sancionada em abril deste ano, a Lei Estadual 5.867/2022 reconhece o tempo do consumidor como um bem jurídico e se baseia na Teoria do Desvio Produtivo, conceito criado pelo advogado capixaba Marcos Dessaune, que será o convidado nacional do debate.

De acordo com a teoria, o tempo é um objeto fundamental do direito à vida e um atributo da personalidade. Assim, caso um consumidor tenha de desperdiçar seu tempo para tentar resolver problemas criados pelo fornecedor, deve ser ressarcido pelo desvio produtivo causado.

A lei estadual contempla essa hipótese ao estabelecer que o tempo humano “deve ser considerado para fins de reparação integral dos danos ao consumidor” e que “o fornecedor de serviços e produtos envidará todos os esforços para prevenir a perda de tempo indevida do consumidor”. Além disso, a norma traz expressamente o desvio produtivo como um dos fatores a serem considerados pelo juiz “na apuração e compensação da lesão temporal autônoma ao consumidor”.

Segundo Dessaune, a nova lei amazonense “pretende, de um lado, sinalizar ao mercado que o tempo do consumidor é um bem precioso e que precisa ser respeitado; e, de outro, garantir menos subjetividade e maior segurança jurídica nas situações em que o consumidor precisa recorrer ao Poder Judiciário para buscar uma indenização pelo tempo excessivo gasto no enfrentamento de problemas de consumo causados pelos próprios fornecedores”.

Para além do pioneirismo e da inovação, o idealizador da teoria afirma que uma das maiores virtudes da norma é “chamar a atenção nacional para o tempo do consumidor como um dos mais valiosos e relevantes bens jurídicos da atualidade”.

 

#PraTodosVerem – A imagem que ilustra a matéria é a do card de divulgação do evento, que traz o tema da live, horário e data, além das fotos dos participantes com um pequeno currículo de cada um. 

 

Ramiro Neto – Núcleo de Divulgação da Esmam
Arte: Claudio Gaia  – Esmam

Com informações do site:

Tags:ManausPolícia
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festa Junina da FUnATI acontece na quinta-feira (23/06)
Próximo artigo Hospital Francisca Mendes completa 23 anos com avanços no atendimento cardiológico no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás

Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras

Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária

Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019

Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro

TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?