Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Projeto Reeducar e Cetam formam turma de repositores de mercadorias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Projeto Reeducar e Cetam formam turma de repositores de mercadorias
TJAM

Projeto Reeducar e Cetam formam turma de repositores de mercadorias

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 16 de maio de 2022
6 Min Lidos
Compartilhar

Atividade marcou a retomada dos cursos presenciais ofertados pelo projeto para pessoas beneficiadas com a liberdade provisória.


 

O Projeto Reeducar, do Tribunal de Justiça do Amazonas, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) finalizaram na sexta-feira (13/05) as atividades do “Curso de Repositor de Mercadorias”, que marcou o retorno das capacitações presencias ofertadas pelo projeto a pessoas beneficiadas com a liberdade provisória em processos que tramitam nas Varas Criminais da capital. A formação se estendeu por três semanas e foi concluída por 12 reeducandos.

As aulas aconteceram, pela primeira vez, nas novas instalações do Reeducar, que conta com um miniauditório e está localizada no 3.º andar do Fórum de Justiça Henoch Reis, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.

No retorno das atividades presenciais, os alunos tiveram um encontro com a coordenadora do projeto e titular da 11.ª Vara Criminal, juíza Eulinete Tribuzy. “É uma satisfação imensa ver o projeto retomando seu maior objetivo e reeducando o público-alvo com o apoio de nossas fiéis parcerias, nesse caso específico o Cetam que ministrou o curso e certificará os concluintes. Isso é muito gratificante porque temos como resultado a regeneração, a ressocialização dessas pessoas que optam por um caminho pautado na educação e passam a beneficiar a sociedade”, disse a magistrada.

A opção pela busca de conhecimento e reeducação ficou evidente no grupo que entre seus inscritos contou com pessoas que haviam abandonado a escola e, após o inicio da empreitada, resolveram retomar a educação. Esse foi o caso de Cleideane Santos, que abandonou os estudos no sétimo ano. “O curso foi uma experiência muito boa, me incentivou a ser uma nova pessoa e ter nova perspectiva de vida. Decidi continuar meus estudos e me inscrevi para fazer o ‘provão’ do supletivo. Quero concluir meu ensino fundamental e partir para o ensino médio, fazer outros cursos para me profissionalizar. Gostei muito do Projeto Reeducar porque incentiva e acredita no ser humano que um dia errou, incentiva a seguir novo caminho e me surpreendeu, porque pensei que seria julgada e condenada e vi uma Justiça diferente”, disse Santos.

O curso de repositor

O curso finalizado na sexta-feira contou, inicialmente, com vinte inscritos. Mas três deles conseguiram recolocação no mercado de trabalho e não puderam seguir na formação; outros por dificuldade no transporte. “Estamos atentos às dificuldades e uma das delas que os reeducandos relatam é a questão de deslocamento, por morarem longe, acabam desistindo, pois falta dinheiro para o transporte. Importante frisar que estamos retomando as parcerias de forma efetiva para que possamos oferecer outros cursos presenciais a fim de colaborar no sentido de garantir a baixa estatística dos que optam em retornar ao caminho do crime”, disse a psicóloga do projeto, Nádia Graça Pinheiro Teles.

Segundo a professora Yane Fontes, do Cetam, o conteúdo do curso possibilitou ao grupo aprender a organizar e abastecer prateleiras e gôndolas de produtos, retirá-los do estoque, fazer atendimento aos clientes, sendo uma boa opção por ter grande aceitação no mercado de trabalho. Durante o curso os reeducandos foram além da teoria e verificaram na prática a realidade da profissão. “Eles participaram de uma visita técnica ao supermercado Baratão da Carne, que foi nosso parceiro nessa iniciativa e permitiu que os alunos ficassem à vontade, acompanhando o trabalho dos profissionais do estabelecimento, inclusive dando apoio na reposição de mercadorias, colocando em prática a teoria do que viram em sala de aula. Foi gratificante fazer esse trabalho com esses futuros profissionais. Eu acredito na recuperação do ser humano, acredito que cada um deles têm a oportunidade de um crescimento, de uma recolocação e de voltar para a sociedade de uma forma positiva. Espero que eles sigam em frente”, explicou a professora.

Entenda o Reeducar

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas em parceria direta com a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Amazonas e demais entidades da sociedade civil organizada, têm como proposta o desenvolvimento de ações de responsabilidade social, fora do ambiente carcerário, para promover apoio sociopsicopedagógico às pessoas beneficiadas com a liberdade provisória , sob o foco dos princípios constitucionais: o da presunção de inocência e o da dignidade da pessoa humana. E, através de aconselhamentos, palestras, cursos profissionalizantes, atividades formais ou informais, programas assistenciais governamentais e das práticas do empreendedorismo, com intuito também de amenizar o problema da superpopulação dos presídios.

 

 

 

 

Sandra Bezerra

Foto:

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:                   [email protected]

Tags:Educação TecnológicaEmpreendedorismoEstado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?