Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto prevê indenização para gestante em caso de abandono pelo parceiro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto prevê indenização para gestante em caso de abandono pelo parceiro
Nacional

Projeto prevê indenização para gestante em caso de abandono pelo parceiro

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

11/02/2026 – 18:02  

Divulgação

Deputado Marcos Tavares, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 5670/25 reconhece na legislação o “abandono gestacional” e permite que a mulher grávida peça indenização por danos morais e materiais caso o genitor se omita durante a gravidez. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, o abandono gestacional é caracterizado quando o pai, sabendo da gravidez, deixa de prestar apoio voluntariamente, negando auxílio financeiro, acompanhamento médico ou suporte emocional à gestante.

A proposta estabelece que a omissão do genitor gera o dever de indenizar, independentemente do pagamento de pensão alimentícia ou de outras obrigações legais. O valor da reparação será definido pelo juiz, que levará em conta o dano psicológico sofrido pela mulher, o tempo de abandono e a condição econômica do pai.

Dever de reparação
O projeto determina que a responsabilidade é pessoal e não depende do reconhecimento formal da paternidade no registro civil, desde que existam provas da relação afetiva entre o casal.

Segundo o autor da proposta, deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), a medida tem caráter pedagógico e busca proteger a saúde mental da mulher e do bebê. Ele argumenta que a jurisprudência brasileira já começou a reconhecer esse direito, citando decisões recentes de tribunais estaduais.

“A omissão paterna durante a gestação atinge a dignidade da mulher e o direito do nascituro a um ambiente saudável e emocionalmente estável”, afirmou o deputado.

Dados sobre abandono
O parlamentar cita dados do Ministério da saúde indicando que 38% das gestantes relataram não receber apoio paterno. O texto menciona ainda estatísticas do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) mostrando que o Brasil possui mais de 11 milhões de mães solo, sendo que em 45% dos casos o pai se ausentou ainda na gestação.

Além da indenização, a proposta prevê que o Poder Executivo promova campanhas de conscientização sobre paternidade responsável e os impactos do abandono afetivo no período pré-natal.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Proposta inclui Ministério do Desenvolvimento Agrário como responsável por registro de agrotóxico
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Aracé para melhorar condições de tráfego e segurança

Mais notícias desta categoria

Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje

15 horas atrás

Câmara aprova regras para denominação de produtos lácteos e carnes

2 dias atrás

CPMI do INSS ouve presidente da Dataprev nesta segunda-feira

3 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga enfermeiros autônomos a emitir nota fiscal eletrônica

6 dias atrás

Deputado diz que bancada mineira pode articular recursos no Orçamento após chuvas em MG; ouça a entrevista

6 dias atrás

Motta diz que aprovação do Redata vai estimular geração de emprego, renda e tecnologia no Brasil

6 dias atrás

Motta diz que aprovação do Redata vai estimular geração de emprego, renda e tecnologia no Brasil

6 dias atrás

Câmara aprova incentivo fiscal para investimentos em centros de processamento de dados

6 dias atrás

Câmara aprova incentivo fiscal para investimentos em centros de processamento de dados

6 dias atrás

Motta designa Aguinaldo Ribeiro como relator do Redata

6 dias atrás

CPMI vota hoje a quebra dos sigilos bancário e fiscal do filho do presidente Lula

7 dias atrás

Proposta pune quem pega bem alheio para uso temporário

7 dias atrás
Projeto dobra prazo para cobrança de dívidas de R$ 500 mil ou mais
Projeto prevê prazo mínimo para divulgação de relatório antes de sessão virtual de julgamento
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na transição energética
Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa
Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?