Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas promove novas formas de ensino-aprendizagem da Física com o uso da tecnologia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas promove novas formas de ensino-aprendizagem da Física com o uso da tecnologia
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas promove novas formas de ensino-aprendizagem da Física com o uso da tecnologia

11 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

O estudo recebeu o 1º lugar no Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação

Foto: Arquivos do Pesquisador Izac Martins

Promover a inovação do ensino em Física por meio da tecnologia foi o objetivo de um projeto desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad 2021/2022). O estudo foi conduzido por Izac Martins da Silva, mestre em ensino Tecnológico, que fez uso de diferentes ferramentas no processo de ensino-aprendizagem da propagação das ondas eletromagnéticas, com ênfase nos raios X.

A dissertação de mestrado intitulada: “Experimentação Remota e Simulações 3D aplicadas ao estudo da Propagação das Ondas Eletromagnéticas por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos” foi feita sob a orientação de Vitor Bremgartner da Frota, doutor em Informática na área de Inteligência Artificial Aplicada à educação; e teve coorientação de Marisa Almeida Cavalcante, mestre e doutora em Física na área de Física Nuclear e pesquisadora da área do ensino de Física e ciências.

O projeto buscou incentivar alunos do 3° ano do ensino médio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) a procurarem soluções para um estudo de caso específico, com o uso de práticas experimentais em ambientes imersivos com experimentos controlados remotamente, simuladores tridimensionais e de realidade virtual.

O trabalho abrange diversas áreas de pesquisa como as tecnologias de ensino, o desenvolvimento de diferentes tecnologias digitais, bem como conceitos de Física, Física Médica e Radiologia. A ideia é dar aos alunos a oportunidade de serem protagonistas de seu processo de aprendizagem, participando da construção do conteúdo, por meio do chamado “Estudo Ativo”.

Segundo Izac Martins, o método de ensino do projeto consistiu na elaboração de um documento com instruções para professores da disciplina de Física. Organizado no formato de uma sequência didática, que reúne de forma organizada diferentes passos a serem seguidos durante a execução de atividades em sala de aula, o manual foi estruturado em um modelo de ensino conhecido como “Aprendizagem Baseada em Projetos”, que junto ao referencial teórico abre caminho para novas maneiras de se abordar a disciplina de Física de modo interativo.

Foto: Arquivos do Pesquisador Izac Martins

Prática em sala de aula

Ao longo deste processo, foram implementadas em sala de aula ferramentas de prática experimental em duas turmas do 3º ano do ensino médio do campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), do IFAM, zona sul de Manaus. Através de aulas presenciais, remotas e híbridas, os alunos puderam ter contato com a experimentação remota, a simulação virtual para celular e o simulador em realidade virtual. O uso dos dispositivos segue as diretrizes pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Produto Educacional na forma de Sequência Didática PODE ser encontrado no repositório do Programa de Pós-Graduação em ensino Tecnológico (PPGET), do IFAM. A partir do material disponível na plataforma e no site do projeto www.fisicaetecnologia.com, os alunos têm acesso a uma situação-problema, a qual poderá ser solucionada com a ajuda de conteúdos divididos em vídeos, textos e questionários.

De acordo com Izac Martins, a implementação de ferramentas como a da realidade virtual garante a democratização da informação, com o potencial de se construir projetos integrados a diferentes disciplinas.

Vitor Bremgartner da Frota, orientador do projeto, espera que a longo prazo a plataforma e os dados reunidos sirvam de base para pesquisas futuras. “Esperamos que a integração de metodologias ativas de ensino junto às tecnologias integradas, estimulem alunos e professores a se engajarem nos processos de ensino-aprendizagem nas áreas envolvidas”, defendeu.

Marisa Almeida Cavalcante, coorientadora do estudo, ressalta que com base nas ferramentas digitais que fazem parte do projeto, os estudantes puderam observar um mesmo experimento sob diferentes perspectivas. “Ao engajar os alunos em uma investigação interativa e multidimensional, o trabalho não só proporciona uma compreensão mais profunda da Física das ondas eletromagnéticas, mas também enfatiza a importância de práticas radiológicas seguras em um contexto realístico e relevante”, enfatizou.

Foto: Arquivos do Pesquisador Izac Martins

Apoio da Fapeam

A respeito do apoio da Fapeam, os pesquisadores destacaram a importância das bolsas para apoiar os estudantes da pós-graduação, bem como a aquisição dos equipamentos necessários para o desenvolvimento das tecnologias utilizadas no estudo.

“Instituições como a Fapeam desempenham um papel fundamental na promoção da ciência, pois incentivam a inovação e possibilitam que projetos de grande relevância social e educacional sejam realizados, especialmente em áreas com menos acesso a recursos tecnológicos e laboratoriais”, comentou Marisa Cavalcante.

O trabalho também gerou uma publicação na Revista Brasileira de Física e duas publicações em eventos internacionais: “Frontiers in Education 2024”, nos Estados Unidos, e “International Technology, Education and Development Conference 2023”, na Espanha. Além disso, no mês de outubro foi honrado com o 1º lugar no “Concurso de Teses e Dissertações” durante o “Symposium on Virtual and Augmented Reality – SVR 2024”, que teve sua 26a edição promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na escola Superior de Tecnologia (EST), em Manaus.

O post Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas promove novas formas de ensino-aprendizagem da Física com o uso da tecnologia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGoverno do Amazonasinteligência artificialManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com o apoio do Governo do Amazonas, MinC promove ações em Manaus para a criação do Plano Nacional de Cultura
Próximo artigo Delegação amazonense chega a João Pessoa para a disputa dos Jogos da Juventude 2024

Mais notícias desta categoria

Parada LGBT+: FVS-RCP reforça prevenção à saúde

5 horas atrás

Expoagro 2025: SSP-AM, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros reforçam segurança com ações especializadas

5 horas atrás

Expoagro 2025: Governo do Amazonas concede isenção de ICMS durante os oito dias do evento

5 horas atrás

Sine Amazonas divulga 462 vagas de emprego para esta segunda-feira

5 horas atrás

Setembro Verde: SES-AM realiza ação de conscientização de doação de órgãos na Ponta Negra

5 horas atrás

Abertura do Festival de Teatro da Amazônia 2025 acontece neste domingo, com ‘Azira’i – Um musical de memórias’

5 horas atrás

Dia Mundial do Coração: Hospital Francisca Mendes realiza programação de conscientização

6 horas atrás

Doação de órgãos: FVS-RCP reforça prevenção das hepatites virais

6 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura iluminação pública de LED e visita obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Carauari

6 horas atrás

Governo Presente: Sejusc realizou mais de 1,5 mil atendimentos na zona leste de Manaus

6 horas atrás

Dia Nacional de Combate à Raiva: 64% dos municípios do Amazonas atingem meta de vacinação

6 horas atrás

Governador Wilson Lima investe mais de R$ 3,2 milhões no setor primário e beneficia famílias de Carauari com entregas sociais

6 horas atrás
Crédito Rosa amplia canais de atendimento para empreendedoras da capital e do interior
Expoagro 2025: Maior feira de agronegócio do Amazonas inicia neste domingo
Governador Wilson Lima destaca avanços na redução das desigualdades sociais durante a 8ª Colpadam
Governo Presente: ADS entrega nove toneladas de pescado para população da zona leste de Manaus
Espetáculo ‘Lendas Amazônicas 2’ encanta público no Teatro Amazonas com toadas e inclusão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?