Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Programa Alta Oportuna da SES-AM reduz pressão sobre prontos-socorros infantis no período de Síndromes Respiratórias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Programa Alta Oportuna da SES-AM reduz pressão sobre prontos-socorros infantis no período de Síndromes Respiratórias
Governo do Amazonas

Programa Alta Oportuna da SES-AM reduz pressão sobre prontos-socorros infantis no período de Síndromes Respiratórias

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Mais de 1,7 mil crianças foram atendidas, desde o início do ano, incluindo medicação completa e retorno pré-agendado

FOTOS: Nathalie Brasil / SES-AM

O programa ‘Alta Oportuna’, da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), atendeu, desde o início do ano, 1.766 crianças em prontos-socorros infantis de Manaus, liberadas para tratamento em casa, recebendo o kit com as medicações necessárias e com retorno já pré-agendado para acompanhamento. A ‘alta médica responsável’ é concedida nos casos em que a equipe identifica que o paciente PODE continuar sendo tratado em casa, sem necessidade de internação.

Um dos objetivos da alta oportuna, conforme explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, é reduzir o impacto nos prontos-socorros infantis, no período do inverno amazônico, quando aumentam os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), no Amazonas.

“Estamos assegurando o tratamento completo delas no hospital e após a alta médica. De acordo com a prescrição médica e um protocolo muito bem elaborado por uma equipe multidisciplinar, nenhuma mãe sai com seu filho do hospital sem a garantia do tratamento completo da equipe que o assistiu e sem receber os medicamentos necessários”, afirma a secretária.

Lançado pelo governador Wilson Lima no ano passado, o programa também evita a reinternação, quando paciente, ao não dar sequência no tratamento em casa, após a alta hospitalar, precisa retornar ao pronto-socorro.

Os Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC) Zona Sul, Zona Oeste e Zona Leste (Joãozinho) estão adotando o procedimento, já com bons resultados, este ano. Além do kit com as medicações necessárias, os pacientes também saem das unidades com consulta pré-agendada para acompanhamento nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs). “Entregamos o antitérmico, o anticongestionante e antibióticos com a prescrição médica na receita. Ainda garantimos que, após a conclusão do tratamento, a criança já tenha sua consulta de acompanhamento”, detalha a secretária Nayara Maksoud.

Avaliação médica

Vonivaldo Araújo comemorou a alta hospitalar do filho Heitor, de seis anos, internado no ‘Joãozinho’ para tratamento de pneumonia. “A gente tem que agradecer a equipe médica, que se empenhou bastante. Agradecer, porque foi um excelente atendimento. A gente vai continuar o tratamento em casa. Temos que focar no tratamento dele”, disse.

No momento da alta de Heitor, Vonivaldo, assim como os demais pais e responsáveis de pacientes, recebeu orientação quanto à importância de dar continuidade ao tratamento da criança em casa, para que ela não precise voltar a ser internada.

A diretora do ‘Joãozinho’, Alessandra Santos, destaca que, antes da liberação hospitalar, a criança passa por uma avaliação médica completa e criteriosa, para garantir que esteja estável o suficiente para receber alta e que todas as questões médicas tenham sido abordadas. A diretora informou que o “Alta Oportuna” possibilita abrir mais leitos para crianças com casos mais graves.

FOTOS: Nathalie Brasil / SES-AM

“Em tempos de SRAGs, nossa taxa de ocupação fica em torno de 95%, por isso, precisamos, realmente, adotar estratégias para reduzir essa pressão e atender a todos que buscam atendimento”, afirmou.

O médico pediatra do HPSC ‘Joãozinho’, Carlos Aires, destacou que, além de garantir o tratamento completo em casa, o “Alta Oportuna” ajuda a família no aspecto econômico. “Na hora que eles recebem a medicação, facilita para que mantenham o tratamento. Muitas vezes, quando não se dispõe dessa possibilidade, o paciente acaba voltando, por não ter condições de comprar os remédios. Esse programa diminui bastante o retorno do paciente à unidade”, pontuou.

Prontos-Socorros infantis

O HPSC da Zona Sul, fica localizado na Avenida Codajás, bairro Cachoeirinha.

O HPSC da Zona Oeste, na Avenida Brasil, bairro Compensa.

E o HPSC da Zona Leste, “Joãozinho”, na Alameda Cosme Ferreira, s/n, bairro São José I.

O post Programa Alta Oportuna da SES-AM reduz pressão sobre prontos-socorros infantis no período de Síndromes Respiratórias apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Japurá e Manaquiri: Agricultores indígenas assistidos pelo Idam vendem 5 toneladas de alimentos via PAA Indígena
Próximo artigo Projeto cria a rota turística do cangaço

Mais notícias desta categoria

Detran-AM realiza Detran de Portas Abertas na sede e registra 497 atendimentos no sábado

9 horas atrás

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra e crianças no Teatro Amazonas em apresentação gratuita neste domingo

12 horas atrás

Programação natalina no Parque Rio Negro reúne mais de cinco horas de atrações culturais em Manaus

13 horas atrás

Fábrica do Papai Noel e Vila do Natal estreiam programação em Manaus com sessões lotadas

13 horas atrás

Governo do Amazonas lança Natal Itinerante para aproximar festas natalinas de bairros e municípios

13 horas atrás

Secretaria de Educação do Amazonas homenageia 68 diretores escolares por práticas de gestão democrática e inclusiva

15 horas atrás

Exposição de presépios com tema A Manjedoura no Coração da Floresta fica em cartaz até 6 de janeiro de 2026 no Teatro Gebes Medeiros

15 horas atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais nas unidades estaduais durante feriado de 08/12

16 horas atrás

Programação do Natal em Manaus reúne cultura e economia criativa no Largo de São Sebastião até 6 de janeiro

1 dia atrás

10ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ reuniu 35 expositoras nesta sexta-feira (05/12), em 2015

1 dia atrás

Hospital da Zona Leste do Amazonas recebe três crianças para broncoscopia vindas de Rondônia na noite desta quinta-feira

1 dia atrás

Governo do Amazonas assina convênio do Asfalta Amazonas para recuperar 8,9 quilômetros de ruas em Borba

1 dia atrás
PC-AM divulga imagens e pede informações sobre quatro desaparecidos em Manaus entre 1º/12 e 04/12
Visitação em espaços culturais do Amazonas terá horários e fechamentos no feriado de Nossa Senhora da Conceição
Sisrev/AM recebe capacitação do Ipaam para operacionalizar a logística reversa no Amazonas
Governo do Amazonas e Livoltek apresentam proposta de fabricação de motores elétricos no Polo Industrial de Manaus a partir de 2026
Amazonas recebe Certificado de Regularidade Previdenciária e segue habilitado a receber recursos federais até 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?