Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Presidente Nélia Caminha Jorge reúne-se com diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Presidente Nélia Caminha Jorge reúne-se com diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe
Judiciário

Presidente Nélia Caminha Jorge reúne-se com diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Na reunião foram discutidas e deliberadas ações visando à celeridade na prestação jurisdicional em ações consumeristas.


A presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, reuniu-se na manhã da última quinta-feira (02/02) com o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AM), Jalil Fraxe Campos, para discutir e deliberar ações visando à celeridade na prestação jurisdicional em ações consumeristas.

A reunião aconteceu na Sede do Poder Judiciário, no edifício Desembargador Arnoldo Péres, no Aleixo, zona Centro-Sul e dela também participaram a juíza auxiliar da presidência da Corte, Vanessa leite Mota; e o juiz titular do 2.º Juizado Especial Cível, Luís Márcio do Nascimento Albuquerque. Pelo Procon/AM, além do diretor-presidente, também estavam presentes a diretora-técnica, Sasha Camilo Suano d’Albuquerque Veiga e a chefe do Departamento de Atendimento, Yasmim Queiroz Freitas.

Um dos tópicos tratados disse respeito à sistemática de distribuição (no âmbito dos Juizados Especiais) das ações oriundas dos Procon cujo atendimento, até o ano de 2022, era de exclusividade do 2.º Juizado Especial Cível (2.º JEC) e que hoje é feito por todos os Juizados da capital.

A partir dessa unificação da distribuição, na reunião ficou consignado que para melhor atender às demandas do Procon será reforçado o atrelamento virtual (do Procon) com a distribuição dos Juizados do Tribunal para efeito de encaminhamento dos processos.

“Na reunião, ficou acordado que os processos oriundos do Procon serão encaminhados para a Distribuição (do Tribunal), que fará o encaminhamento para qualquer uma das Varas dos Juizados Especiais, uma vez que hoje elas estão todas unificadas”, afirmou o juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque.

O magistrado frisa que o consumidor que procura o Procon/AM é o mesmo jurisdicionado do Tribunal de justiça, e que a demanda apresentada ao Procon inevitavelmente vai se configurar em uma demanda judicial, se não resolvida na fase pré-processual. “Assim sendo, é o processo administrativo que vira, inevitavelmente, um processo judicial. Essa parceria, então, é fundamental, porque ao fim é um cidadão que está procurando o seu direito, seja através do Procon seja através do Judiciário”, destaca o titular do 2.º JEC.

Parceria institucional

Para o diretor-presidente do Procon, esta interface com o Tribunal é fundamental. “Nós buscamos o auxílio da presidência do Tribunal de justiça para que retornemos às atividades, não só do Cejusc Procon (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) mas também de remeter processos administrativos oriundos do Procon para o Tribunal de justiça em casos de não-acordos para o consumidor. É uma parceria multidisciplinar onde temos como objetivo principal a melhor prestação do serviço público. Como saldo da reunião, fomos muito bem recebidos e tivemos o encaminhamento de soluções que, acredito eu, na prática vamos conseguir de fato e efetivamente instrumentalizar o que nós precisamos que é melhorar, aperfeiçoar o atendimento e principalmente, dar celeridade a esse atendimento. Os consumidores precisam de celeridade e o Procon tem sido o elo de intermediação entre o consumidor e o fornecedor buscando tornar equilibrada essa relação de consumo, e o Tribunal de justiça, se não o principal, é um grande braço nessa prestação de serviços que nós temos no Procon”, disse Jalil Fraxe.

O diretor-presidente do Procon acrescentou que é fundamental a UNIÃO entre os Poderes. “E quando nós (Procon), vinculados ao poder executivo, procuramos o Poder Judiciário, estamos buscando uma composição positiva pela qual queremos melhorar nosso atendimento e tenho certeza que com o apoio do TJAM vamos não só conseguir melhorar a prestação dos nossos serviços, atendendo aos anseios dos usuários do serviço público que buscam o Procon”, concluiu Jalil Fraxe.

#PraTodosVerem – Na imagem que ilustra a matéria, o registro fotográfico da reunião que teve a participação da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha (ao centro da mesa) e do diretor-presidente do Procon Jalil Fraxe (na imagem, à esquerda). A presidente do TJAM usa uma blusa estampada, de mangas longas. O diretor do Procon, paletó preto, camisa branca e gravata cinza. Em torno da mesa de reuniões, junto com os dois dirigentes, também estão a juíza Vanessa Mota (sentada o lado de Jalil), o juiz Luiz Márcio. 

Texto: Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

Revisão Gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:manchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Leis da Assembleia Legislativa do Amazonas buscam combater o câncer
Próximo artigo Vereador João Carlos destaca trabalho durante recesso parlamentar

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?