Autoridades e convidados do Tribunal Regional do trabalho da 16ª Região (MA) conheceram a experiência exitosa que une educação e Sustentabilidade em comunidades ribeirinhas na Amazônia. No dia 18/7, o presidente do Tribunal Regional do trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, concedeu palestra na escola Judicial do TRT16, sobre o Projeto Barco escola, uma parceria com a Secretaria Municipal de educação (Semed) e a startup Tree Earth.
A iniciativa prevê o plantio de 1 mil mudas nativas distribuídas aos estudantes impactados pelo projeto, como forma de contribuir com o reflorestamento da Amazônia. A startup Tree Earth é a responsável pelo georreferenciamento das árvores plantadas e pela coordenação dos trabalhos a bordo da embarcação regional. Este ano, a iniciativa recebeu também o apoio da Samsung. Puraquequara, na zona rural de Manaus.
Reconhecimento
No mês passado, o projeto venceu o prêmio Juízo Verde 2024, do Conselho Nacional de justiça (CNJ), na modalidade Boas Práticas do Poder Judiciário. O Prêmio Juízo Verde busca disseminar práticas inovadoras entre os tribunais do País.
Quem também participou do encontro na Ejud 16 foi a ministra do Tribunal Superior do trabalho (TST), Morgana de Almeida, que também apresentou a palestra “O trabalho Além do emprego: perspectiva constitucional à luz do STF”; o vice-presidente e corregedor do TRT-16, desembargador Carvalho Neto; a diretora da Ejud 16, Solange Cristina Passos de Castro. O ouvidor do TRT6, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior e a desembargadora Graça Amorim .
visita técnica
A jornada do TRT-11 em São Luis continuou no dia 19/7 com uma visita técnica pelas dependências da sede do TRT-16.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Emerson Medina
Fotos: Divulgação/TRT-11