Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura qualifica profissionais de Educação Física para atenção a usuários obesos e pós-bariátricos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura qualifica profissionais de Educação Física para atenção a usuários obesos e pós-bariátricos
Manaus

Prefeitura qualifica profissionais de Educação Física para atenção a usuários obesos e pós-bariátricos

4 semanas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), está capacitando profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Juventude, esporte e lazer (Semjel), para atuação no atendimento a usuários com obesidade e pós-bariátricos encaminhados pelas unidades da REDE municipal de saúde. A formação iniciou na manhã desta segunda-feira, 7/7, e segue com atividades nos próximos dias 10 e 14/7, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), no bairro Santo Antônio, zona Oeste.

Ao todo, 42 profissionais de educação física que atuam nos centros de esporte e lazer da Semjel participam da capacitação, promovida pela Gerência de Condições Crônicas da Semsa, com o apoio técnico do Programa de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas do Ambulatório do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), vinculado à REDE Ebserh. A formação abrange conteúdos teóricos e práticos com foco na avaliação e prescrição de exercícios para usuários com obesidade.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, Arquicely Azevedo, relata que a iniciativa integra ações voltadas ao atendimento de usuários com obesidade de grau II e III, com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 35, encaminhados pelas unidades de saúde aos centros da Semjel. O objetivo, ela explica, é que os profissionais atuem para promover a redução de peso e melhoria da saúde dessas pessoas, por meio da prática de atividades físicas supervisionadas e individualizadas.

“A questão da obesidade extrapola o setor saúde, envolve também esporte, lazer, assistência social, no sentido de criar um espaço mais favorável para a prática de atividades físicas. A integração entre as secretarias é importante para atuarmos sobre determinantes sociais e ambientais e termos maior resolutividade nessa questão”, aponta.

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à saúde das Pessoas com Doença Respiratória, Obesidade e Neoplasias, Lilian Paula Lima, os usuários com obesidade considerados aptos para a prática de atividade física, após avaliação de saúde nas unidades básicas da REDE municipal, serão encaminhados aos centros da Semjel para avaliação física e elaboração de plano de atividades físicas supervisionadas. Os primeiros encaminhamentos, ela antecipa, devem ocorrer em meados de agosto.

“O objetivo é integrar as secretarias no sentido de enxergar o usuário tanto pelo olhar da saúde como da orientação de atividade física, de modo a integrar promoção da saúde e prevenção de complicações, e trazer a redução de peso e a qualidade de vida para esse usuário”, declara a gestora.

Inicialmente, de acordo com a diretora do Desporto da Semjel, Cristina Maia, os usuários encaminhados pela REDE de atenção primária serão acolhidos em seis centros de esporte e lazer da secretaria, sendo pelo menos um em cada zona geográfica do município. Após avaliação para possíveis melhorias, ela explica, o projeto deverá ser estendido a todos os 19 centros mantidos pela pasta.

“Essa capacitação está sendo muito proveitosa para os profissionais de educação física, pois abrange outras áreas, como a enfermagem e a psicologia, trazendo todas as informações que precisamos saber sobre a pessoa, ou seja, levando em conta o ser humano como um todo”, observa.

Um dos participantes do curso foi o coordenador pedagógico da Arena Juruá, complexo de esporte e lazer situado no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Ele destacou a inserção dos profissionais de educação física na atenção a usuários com obesidade, ao lado das equipes da atenção primária.

“É importante essa capacitação para sabermos como avaliar e como trabalhar com esses usuários, que muitas vezes têm comorbidades associadas à obesidade e por isso necessitam de um atendimento individualizado”, relata.

Qualificação

Um dos facilitadores da capacitação, o profissional de educação física do HUGV e Ebserh, Daniel Vieira Pinto, relata que o curso inclui conteúdos teóricos e práticos, abrangendo temas como fisiologia da obesidade, anamnese do paciente bariátrico, avaliações de saúde e prescrição de exercícios.

“A proposta é ter desde uma contextualização básica, teórica, até uma aplicação prática, de modo que esses profissionais possam atender os pacientes de forma individualizada e prescrever as atividades físicas mais adequadas para cada um”, assinala.

Daniel destaca que a capacitação ocorre dentro das ações do hospital federal e das redes municipal e estadual de saúde para criação de uma linha de cuidados da cirurgia bariátrica, perpassando as esferas federal, estadual e municipal, com o acompanhamento dos usuários na REDE de atenção primária antes e após a cirurgia.

“Somos uma equipe multiprofissional de atendimento ao paciente bariátrico, com profissional de educação física, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Por isso, e por sermos pioneiros como equipe multi, ofertamos essas capacitações para os outros entes”, informa ele, que também é coordenador do programa de residência multiprofissional de Reabilitação e saúde Funcional do HUGV.

Além de Daniel e outro profissional de educação física do HUGV, como facilitadores, a capacitação conta com duas residentes do programa de Reabilitação e saúde Funcional, no suporte às atividades práticas.

Obesidade

O crescimento da obesidade constitui um desafio para a saúde pública, por estar associado de forma direta ao risco de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e dislipidemias.

De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – Vigitel Brasil, do Ministério da saúde, em 2023, Manaus registrou um percentual de 27% de adultos a partir de 18 anos com obesidade, um dos mais altos do país.

O levantamento aponta um aumento geral da prevalência da doença entre os adultos no município ao longo dos anos. Em 2014, o índice na capital era de 19,3%.

— — — 
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior O Caminho dos Justos: Escolhas Certas, Direção Divina
Próximo artigo PMM reforça infraestrutura para moradores da zona Sul

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus encerra primeiro dia do ‘Mutirão no Centro’ com reforço em ações de segurança, assistência social e limpeza

9 horas atrás

Centro histórico de Manaus sedia 2ª etapa do projeto Vivências Amazônicas da prefeitura, com foco no turismo comunitário

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza ‘Mutirão no Bairro’ com atendimento a pessoas em situação de rua no Centro da cidade

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com obras de infraestrutura durante ‘Mutirão no Bairro’ no centro histórico

12 horas atrás

Prefeitura realiza castração de cães e gatos no bairro São José Operário com unidade móvel do CCZ Manaus

13 horas atrás

Doação de 1.600 mudas aos moradores do bairro Lago Azul

13 horas atrás

Número de mortes no trânsito em Manaus reduz 17%, no primeiro semestre de 2025

14 horas atrás

Operação da Romu durante Mutirão no Bairro na Manaus Moderna

14 horas atrás

Templos religiosos podem solicitar imunidade de IPTU em Manaus

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus prepara curso para fortalecer o cuidado em saúde às pessoas privadas de liberdade

15 horas atrás

Prefeitura notifica comércio ilegal e apreende produtos irregulares, em reordenamento do centro histórico

16 horas atrás

Prefeitura aplica 35 notificações para desocupar calçadas

16 horas atrás

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura atendem em novos locais a partir da segunda-feira

Estudantes da zona rural participam de feira de ciências promovida pela Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 396 vagas de emprego nesta segunda–feira, 4/8

Força-tarefa da prefeitura elimina mais de 1,2 mil lixeiras irregulares em Manaus no primeiro mês de atuação

Guarda Municipal de Manaus localiza motocicleta furtada na zona Leste

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?